Você decide! Ou crê na Bíblia, ou defende que a Terra é um globo!

image_pdfimage_print

Assista também:

8 ideias sobre “Você decide! Ou crê na Bíblia, ou defende que a Terra é um globo!

  1. E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; Deuteronômio 13:10
    Então tirarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, e apedrejarás o tal homem ou mulher, até que morra. Deuteronômio 17:5
    E a multidão as apedrejará, e as golpeará com as suas espadas; eles a seus filhos e a suas filhas matarão, e as suas casas queimarão a fogo. Ezequiel 23:47

    • “E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.” — João 8:7.

    • A Bíblia merece ou não merece total crédito? Essa é a pergunta, irmão. Se podemos escolher em que parte creremos ou não creremos, tudo é relativo dentro da Bíblia, inclusive a verdade sobre a salvação.

      • Então… é bem simples! A bíblia não fala que a terra é plana. A bíblia fala que somos salvos por Jesus e devemos guardar Sua Lei que é a prova do Seu imutável caráter. A bíblia não se detém em idiotices mal elaboradas como vocês estão fazendo.

        • O irmão está equivocado. A Bíblia diz SIM que a Terra é plana e possui um domo chamado firmamento sobre ela, separando as águas de baixo das águas de cima, e que o os oceanos possuem um limite circular imposto pelo próprio Deus, sendo iluminada pelo Sol e a Lua que se movimentam sobre ela. Clique e aprenda.

          • Sei que não vou mudar a sua opinião, mas pelo menos quero te levar há uma reflexão coerente. Um texto muito comum usado por terraplanistas é o de Isaías 40:22, porém, na sua essência, não aponta para a esfericidade da Terra. Vamos nos ater a esse texto, apesar de saber do uso de outros nesta teoria. Veremos que a palavra חוּג não significa esfera. O texto de Isaías 40:22 no original em hebraico diz: הישׁב על־חוג הארץ וישׁביה כחגבים הנוטה כדק שׁמים וימתחם כאהל לשׁבת׃. A palavra em destaque, חוּג, possui vários significados, mas nenhum deles é de “globo”. A maioria dos dicionários que temos de hebraico são de cristãos e judeus devotos e, portanto, pessoas que creem na inspiração da Bíblia. Isso, às vezes, compromete a confiabilidade de suas afirmações. Apesar disso, veremos que dicionários e léxicos modernos admitem que a palavra não possui esse significado. Uma outra forma de entendermos o uso desse vocábulo hebraico é por perceber seu uso no restante da Bíblia. Sendo uma palavra rara, ela ocorre apenas três vezes no Antigo Testamento: Jó 22:14 “abóboda” (ARA, BJ, NVI); Prov. 8:27 “horizonte” (ARA, NVI) “abóboda” (BJ); Isa. 40:22 “círculo” (ARA, BJ) “cúpula” (NVI). Em nenhum lugar as escrituras aplicaram essa palavra à terra, nem muito menos à algo em formato esférico. A mais antiga tradução do Antigo Testamento, chamada Septuaginta (LXX), traduziu a palavra hebraica חוּג pelos seguintes termos em grego: Jó 22:14 γύρον; Provérvios 8:27 ανέμων; Isaías 40:22 γύρον. Podemos observar, quando os antigos tradutores judeus, que conheciam o hebraico bíblico melhor do que qualquer erudito moderno, traduziram o termo חוּג, eles não entenderam nada em relação a uma terra esférica, mas sim ao horizonte, a curvatura dos céus, onde Yahweh habitava em seu trono. De forma honesta, alguns eruditos evangélicos comentam:
            Círculo. É usado com referência a abóboda dos céus (חוּג, hūgh) em Isa 40:22, e em um sentido similar em Sabedoria de Salomão 13:2 (Revised Version margem), “círculo das estrelas” (κύκλος ἄστρων, kúklos ástrōn). É também usado no sentido de redondeza de território, como na expressão “círculo do Jordão” (Gen 13:10 the Revised Version, margin). (ISBE)
            Além do fato da palavra hebraica não carregar a ideia de “globo”, como alguns cristãos dizem, a maioria dos exegetas do Antigo Testamento, como visto no comentário acima, concorda que essa palavra em Isaías 40:22a está se referindo ao horizonte acima da terra e não ao formato planetário. Esse ponto é bastante importante: O texto de Isaías 40:22a está se referindo a circunferência dos céus, onde se acreditava que Yahweh estava sentado e não da terra! Isso fica claro quando observamos outra palavra usada nesse versículo. O Profeta diz que Deus está “sentado” – hebr. הכּכּר – sob esse círculo. Não pode se referir ao nosso planeta, porque, na teologia bíblica, são os céus o trono de Yahweh, não a terra. Exemplos: Deveras vejo a Yahweh sentado no seu trono e todo o exército dos céus em pé junto a ele, à sua direita e à sua esquerda. (1 Reis 22:19); Quanto aos céus, os céus pertencem a Yahweh, Mas a terra ele deu aos filhos dos homens. (Salmos 115:16).
            Além disso, o final do versículo: “é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar.” (40:22c)
            Observe que, usando a linguagem comum dos povos de origem nômade, um homem armando sua tenda, Deus é descrito como fazendo dos céus Sua habitação. Isso combina, mais uma vez, com a ideia de que o círculo, do qual Yahweh é descrito sentado, é o céu e não a terra.
            A bíblia é a pura inspiração de Deus, escrita por homens. Homens estes que não tinham conhecimento científico, mas usando conhecimento cultural e experiências vividas, deixaram ser influenciados pelo Espírito Santo, e, em linguagem humana (falha) escreveram sobre o Altíssimo.

          • Correta sua explicação, irmão. Deus está assentado em seu trono sobre a abóbada circular ao redor da Terra plana, ao qual conhecemos como domo ou firmamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *