Documento da IASD contra a pena de morte contraria opinião favorável de Leandro Quadros. E agora?

Ainda que discordemos da argumentação de Leandro Quadros, repudiamos veementemente a tentativa da liderança adventista de impedir a livre expressão de opinião acerca desse ou de outros assuntos, seja por pastores ou por membros da igreja. O pior é que (1) a Organização adventista não se posiciona biblicamente contra nem a favor da pena de morte, fica em cima do muro; (2) subordina-se em cumplicidade a qualquer forma de Estado, como fez no caso de Hitler, em Rwanda e mais recentemente em Angola; e (3) tenta assim impedir, na verdade, críticas aos Governos.

A publicação do documento da Igreja Adventista do Sétimo Dia contra a defesa da pena de morte foi feita nesta quinta-feira no portal oficial da IASD e recebeu dezenas de comentários que, obviamente, logo serão deletados. Por isso salvamos estes 21 primeiros abaixo. Vários deles fazem referência ao posicionamento do pastor Leandro Quadros, apresentador do programa Na Mira da Verdade:

  • Paulo quando foi julgado apelou a roma onde a pena de morte era aplicada, logo aceitou submeter-se ao julgamento que poderia aplicar essa pena pelo estado. A igreja como organização, é apenas uma comunidade, que era submissa as leis dos estados em que estavam estabelecidas, jamais poderia aplicar a pena de morte. Por não ter autonomia para isso, diferentemente da teocracia do antigo testamento, que era o próprio estado. E Que aplicava as leis civis e cerimoniais. Jesus mesmo submeteu-se a pena imposta pelo estado romano que na época dominava a judeia, mesmo que injustamente. A pena era largamente aplicada na época.

     
     
     
  •  
     
    Avatar

    Não entendo porque, como membro da igreja, tenho que ficar omisso com questões tão abrangentes na sociedade atual. Ontem mesmo, li e compartilhei o post em que o pastor Leandro Quadros, também usando a Bíblia, mostrou-se a favor da pena. Hoje vejo a igreja me recomendado a não participar e dar minha opinião sobre o assunto como sendo favorável. O que está acontecendo? Não posso me pronunciar sobre a política, sobre ser a favor de uma intervenção militar, sobre meu candidato, sobre a pena de morte; agora vocês estão estudando um “novo” Hinário Adventista; O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
    Sinceramente? Ainda sou membro mas, estou pasmo com tantas decisões que só trazem omissão e o “novo” pra dentro da igreja. Ainda acredito na verdade Bíblica como minha regra de fé, pois, a cada dia, vejo como quão corruptível é o coração do homem. Espero que analisem melhor seus posicionamentos pois, como as pessoas estão acordando no quesito política, acordarão em todos os aspectos. Abraço!!

     
     
     
    •  
       
      Avatar

      compartilho do mesmo pensamento!

       
       
       
    •  
       
      Avatar

      Eu entendo o que você quis dizer, mas pense uma coisa. O Leandro Quadros falar é diferente de uma instituição tão grande quanto a IASD.

      Essa parte do texto me chamou a atenção: “não é certo que a igreja seja vista como um quase agente advogando a pena capital, embora o estado possa executá-la.”

      Isso não é a mesma coisa que o Leandro Quadros disse? Pelo que eu entendi a igreja não é a favor de advogar a favor da pena capital, mas não puniria um membro adventista se o membro fosse um policial que tivesse que matar um bandido julgado à pena de morte.

       
       
       
    •  
       
      Avatar

      Prezado amigo,

      Fico absolutamente estupefacto quando vejo pessoas dentro da Igreja, valorizarem tanto a opinião de um ou outro ser humano, como é o caso do Ir. Leandro Quadros! Ele pode emitir a opinião QUE QUISER, mas isso é a OPINIÃO DELE, e não deve ser entendida, em nenhuma circunstância, como refletindo, necessariamente, a posição oficial da Igreja! Infelizmente parece haver pessoas que “bebem” o que ele diz como sendo a posição oficial da Igreja. Desde quando???

      Esta POSIÇÃO da Igreja é EXTREMAMENTE LOUVÁVEL e está em plena sintonia com a MENSAGEM BÍBLICA E CRISTÃ. O Ir. Leandro Quadros que aprenda a dominar a sua língua (ver: Tiago 3:1-12).

       
       
       
  •  
     
    Avatar

    “Bem aventurados aqueles que tem sede de justiça”. O Deus do velho testamento e o Deus do novo testamento é o mesmo. As leis do VT que não estão em vigor atualmente são as leis cerimoniais e as leis civis de Israel, mas os princípios divinos sempre serão os mesmos pois um Deus Eterno que não está limitado pelo Tempo-Espaço nunca muda.
    “Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem.” Essa frase com certeza não é uma lei civil, pois foi apresentada ao mundo antes mesmo de existir mais que uma família no mesmo. É um princípio que declara o valor de uma vida inocente!
    MAS POR QUE ESTOU ESCREVENDO ISSO? VAMOS VETAR A PENA CAPITAL, BEM COMO PUNIÇÕES SEVERAS AOS NOSSOS POBRES SERES HUMANOS INFRATORES QUE NÃO TEM NOÇÃO DO QUE ESTÃO FAZENDO, E MANTER A TAXA DE ASSASSINATO DE INOCENTES EM NOSSO PAÍS MAIOR QUE A DE QUALQUER PAÍS ONDE SE APLICA A PENA CAPITAL, AFINAL, ANTES INOCENTES NA VALA QUE ASSASSINOS NÃO É?
    Uma coisa é você ser uma pessoa mansa e bondosa, a outra é compactuar com aquilo que é intolerável. “Bem aventurados aqueles que tem sede de justiça”.

     
     
     
    •  
       
      Avatar

      Prezado amigo,

      Se você ler com MUITA ATENÇÃO o texto bíblico que contém as beatitudes (ou bem-aventuranças), irá reparar que, no contexto em que aparece esse texto – “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mateus 5:6) – esse texto refere-se àqueles “que têm fome e sede” da Justiça de Cristo, porque são “humildes de espírito” (v. 3), “choram” pelos seus pecados (v. 4), por essa razão tornam-se “mansos”, e assim anseiam por aquilo que não têm – a “justiça [de Cristo]”.

      Essa “sede de justiça” NÃO TEM NADA A VER com sentimentos abrigados em corações não regenerados pela Graça de Cristo!!! Manifestou Cristo para com os Seus carrascos essa “sede de justiça” (no sentido em que você a referiu), ou proferiu, antes, estas palavras: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34)?

       
       
       
  •  
     
    Avatar

    Uma posição assim ajudará muitos de nós a tomarem decisões com mais senso e menos paixão.

     
     
     
  •  
     
    Avatar

    Muito bom que a igreja tome uma posição sobre o assunto, este negócio se ficar em cima do muro, só gera confusão e conflitos dentro da igreja.

     
     
     
  •  
     
    Avatar

    gostei do material esclarecedor publicado sobre pena de morte baseado na Bíblia.

     
     
     
  •  
     
    Avatar

    Avisem agora ao Leandro Quadros…

     
     
     
  •  
     
    Avatar

    Texto gigantesco com passagens bíblicas, sem posicionamento referente a pena de Morte! Deveriam ter feito um artigo ou comunicado pequeno que a igreja não tem opinião referente ao assunto e se tornar neutra como sempre.

     
     
     
  •  
     
    Avatar

    Uma coisa e o Estado, se a pena de morte esta em seu código Deus não e contra, sendo de forma justa. A igreja não deve se envolver nisso, não apoiar mas também não deve ser contra, de a césar o que e de césar de a Deus o que e de Deus.

     
     
     
  •  
     
    Avatar
     
     
     
  •  
     
    Avatar

    Eu gostei da posição da igreja. Hoje em dia é muito complexo esta discussão, temos que fazer algumas perguntas em nosso contexto atual, por exemplo, quem julgara a pena de morte no Brasil é justo e imparcial ? (juiz, policia, advogados etc…) pensando na questão de classe social, influência e poder, eu acredito que o julgamento não seria justo. É só observar nosso contexto onde um politico rouba, mata, abusa do poder e não é condenado. No contexto atual a igreja tem muito a fazer pela sociedade que vai contribuir muito mais do que ficar entrando no jogo da politica. Ajudar as pessoas de nossa comunidade que passam fome, que precisam de abrigo, de apoio emocional.

     
     
     
  •  
     
    Avatar

    Uma sociedade ou comunidade so pode se apoiar em leis bíblicas se antes as teres como estatutos porque a lei não pode ser parcial e como se apoiaria o brasil por exemplo sendo um estado laico?

6 comentários em “Documento da IASD contra a pena de morte contraria opinião favorável de Leandro Quadros. E agora?”

  1. GOSTARIA DE SABER COMO UMA PESSOA, PASTOR, REPRESENTANTE DE CRISTO NA TERRA É FAVOR DE UMA BARBARIDADE DESSA..SENDO CONTRA A POSIÇÃO DA IGREJA… ISSO É PRA DIVIDIR AS PESSOAS?? ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE UNIÂO NA LICÂO DA ESCOLA SABATINA….E VEJO OS IRMÃOS DIVIDIDOS NAS REDES SOCIAIS…

    ACHO QUE TODOS OS PASTORES DEVEM ACATAR AS RECOMENDAÇÔES DA ASSOCIAÇÂO GERAL.UMA PESSOA TER UMA POSIÇÃO PESSOAL E UMA COISA…OUTRA É UM PASTOR USAR O ESPAÇO DE MÍDIA PAGO PELOS NOSSOS DÍZIMOS PARA DEFENDER PENA DE MORTE E OUTRAS QUESTOES QUE NÃO VOU CITAR, ELE REPRESENTA A IGREJA E TEM QUE ACATAR A POSIÇÃO DA IGREJA.

    EU, COMO CIDADÃ DO REINO DOS CÈUS APOIO A POSIÇÃO DA IGREJA. E QUE OS ESPIRITO SANTO POSSA CONDUZIR A IGREJA NESSES ULTIMOS DIAS, EM UNIDADE…POIS SÓ ASSIM PODERÁ SER DERRAMADA A CHUVA SERÓDIA…NOSSO OBJETIVO NESTE MUNDO É SALVAR E NÃO CONDENAR…NÃO TENHO FORMAÇÃO TEOLOGICA, MAS COMO ADVENTISTA DE BERÇO ESTUDA AS ESCRITURAS…MAS NÃO ADIANTARÁ TER TODO O CONHECIMENTO BÍBLICO POSSÍVEL…SE A PESSOA NÃO ESTIVER EM HARMONIA COM O ESPIRITO SANTO…

    OREMOS MUITO IRMÃOS PARA QUE ESTEJAM EM HARMONIA COM A VONTADE DE DEUS…E NÃO NOS DEIXEMOS NOS LEVAR POR VOZES HUMANAS..,

    OBS.: MEU TEXTO ESTÁ EM MAIUSCULO POR CONTA DE PROBLEMAS TECNOLÓGICOS….RS

  2. Vi a todos os vídeos ” salvo algum novo, postado “de Leandro Quadros sobre o tema ” Pena de morte ” no You tube e confesso, não me convenceu até pela forma dele explicar e “comprovar pela Bíblia” como ele diz: estar ali provado e comprovado, que a Bíblia e Deus aprova sim a pena de morte, mas só esquece o professor Leandro que, se esse tema. PENA DE MORTE fosse ” I N Q U E S T I O N Á V E L ” então não haveria cerca de 35 mil igrejas com doutrinas das mais variáveis sobre todos os demais temas como: salvação, trindade, dia de guarda sábado ou domingo, doar ou não sangue, vestimentas, e outras centenas de temas. Não a Bíblia e nem Deus não determinou que o Estado possa matar alguém como punição por seu crime. Jesus sendo Deus provou o contrário. Isso é só a i n t e r p r e t a ç ã o do professor Leandro Quadros.

  3. A IASD. É clara nas regras: 9Determinará, clara e expressamente, quem deve falar em nome da igreja para comunicar-se com os órgãos de imprensa e demais meios. Pastores e servidores, editores das casas publicadoras, apresentadores da Rádio e TV Novo Tempo, jornalistas, assessores de imprensa e comunicadores não estão autorizados a escrever, postar e falar em nome dos adventistas sobre temas políticos, e devem ter constante cuidado para não dar declarações que demonstrem preferências por ideologias, candidatos ou partidos.
    Site: Os adventistas e a politica

    Só não entendi ainda porquê Leandro Quadros tem carta branca pra fazer o que quiser!

  4. Oí, vcs poderiam fazer um post onde na pagina do Facebook Leandro Quadros chamou seus telespectadores de Analfabetos funcionais, com erros ortográficos?

  5. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
    Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.
    1 Samuel 15:2,3
    E, esta não foi a única vez que foi dada ordem expressa para se matar, segundo a Bíblia, sendo proveniente de Deus.
    E, aí???!!!
    Disse, pois, o Senhor a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Números 15:35
    E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente morrerá; toda a congregação certamente o apedrejará; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do Senhor, será morto. Levítico 24:16
    Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o Senhor ordenara a Moisés. Números 15:36

Deixe um comentário