Ecumenismo na Semana Santa: DSA promove união das igrejas em celebração do domingo de Páscoa

Adventistas se uniram a católicos romanos e outros líderes religiosos para a gravação de vídeo ecumênico e multinacional para a Páscoa de 2021

Em 3 de abril de 2021, o arcebispo católico romano Milton Tróccoli, do Uruguai; O bispo anglicano Alfred Cooper, do Chile; Pastor Gabriel Cevasco, secretário executivo da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Argentina; Gustavo Katzuni, um rabino judeu de Assunção, Paraguai; e Sergio Gómez, membro do Quórum dos Setenta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, produziu uma mensagem em vídeo multinacional e multirreligiosa da Páscoa para 2021. [1] Este vídeo foi criado para pessoas em toda a América Latina.

O vídeo inter-religioso da Páscoa foi produzido para apelar à unidade, ao amor e à solidariedade. Eles clamam por uma família de irmãos que apoiem uns aos outros. Eles pedem o fim das divisões. Eles clamam por louvar a Jesus ao nascer do sol. Aqui está um breve resumo de alguns dos destaques de cada palestrante.

O Arcebispo Católico Romano Milton Tróccoli, do Uruguai.

Católica Romana: Páscoa significa paz, esperança e solidariedade. Paz porque Jesus é a nossa paz. Esperança porque nos diz que a dor e a morte não terão a última palavra. A vida terá a última palavra. Solidariedade: Jesus veio para criar uma família de irmãos. Ele nos ensinou que somos todos irmãos. É por isso que temos que nos apoiar e nos unir. Devemos todos ajudar e apoiar uns aos outros . Que essas três idéias vivam em cada um de nossos corações: Paz, esperança e solidariedade.

Bispo anglicano Alfred Cooper, do Chile.

Anglicano: Estamos nos preparando para celebrar a “Semana Santa” que culminará no domingo, a manhã da ressurreição. O nascer do sol, quando o sol começa a aparecer, alguém gritará: “Jesus ressuscitou!” Toda a congregação gritará: “Verdadeiramente, Ele ressuscitou ”.

Pastor Gabriel Cevasco, secretário executivo da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Argentina.

Adventista do sétimo dia: a Páscoa é uma época importante para todo crente porque nos lembra do amor de Deus por Seu povo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Deus levantou um libertador no Antigo Testamento para salvar Israel e hoje temos um libertador, Jesus, que venceu a morte. Não temos nada a temer, embora estejamos passando por um momento difícil. Mas a mensagem da Páscoa nos ensina que em Cristo encontramos amor, perdão e liberdade. Que a “Semana Santa” renove a esperança de que um dia a dor, o sofrimento, a doença e a morte acabem.

Gustavo Katzuni, um rabino judeu de Assunção, Paraguai.

Rabino Judeu: Em nome da comunidade Judaica, queremos estender a cada um de vocês um abraço e uma feliz Páscoa. Para as comunidades judaica e cristã, este tempo representa um novo começo e um renascimento. O povo judeu foi capaz de superar sua escravidão no Egito, e eles foram capazes de escapar da praga final da morte … vamos unir nossas vozes em paz e que a harmonia exista entre cada um de nós. Que esta Páscoa nos encontre mais do que nunca unidos por uma mensagem de paz e de amor e que possamos superar nossas diferenças para criar um mundo melhor.

Sergio Gómez, membro do Quórum dos Setenta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Santos dos Últimos Dias: Nesta importante época do ano que chamamos de “Semana Santa”, nos lembramos de Jesus. Ele pagou o preço para nos salvar. Agradecemos todas as religiões por se unirem a nós nesta iniciativa que começa hoje . A partir de hoje, todos podemos buscar nos tornar mais semelhantes a Jesus. A partir de hoje podemos perdoar. Podemos ser reconciliados. Podemos voltar para ele. Podemos ajudar os pobres e necessitados. Podemos ajudar aqueles que estão solitários e aqueles que perderam a esperança. Podemos começar a expressar palavras de amor a nossos familiares, vizinhos, amigos e colegas de trabalho. Convidamos a todos, independentemente da sua crença religiosa, e mesmo aqueles que não têm uma religião, mas que ainda têm fé , que procuremos ser mais semelhantes a Jesus.

Este vídeo inter-religioso da Páscoa apresenta um problema sério. É doloroso reconhecer que o adventismo foi invadido por forças hostis que estão minando nossa fé com esses discursos perfeitamente preparados. Este é um erro habilmente disfarçado que está enterrando a mensagem de advertência final de Deus sob o movimento de unidade inter-religiosa. Supõe-se que os adventistas do sétimo dia creiam que Deus nos chamou à existência para fazer uma obra especial – preparar o caminho para o Segundo Advento de Cristo com as mensagens encontradas em Apocalipse 14.

  • O primeiro anjo proclama a iminência da volta de Cristo e da obra mediatória final de Cristo no santuário celestial. Exige lealdade ao Criador e à Sua lei.
  • O Segundo Anjo declara que a apostasia religiosa está aumentando e convida as pessoas em todos os lugares a escolherem a Cristo, Sua justiça e Sua lei, e rejeitarem tudo que se origina em Satanás. Babilônia tem promovido doutrinas venenosas, como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios e outros erros teológicos graves.
  • O terceiro anjo adverte contra a adoração da besta e sua imagem. O poder da besta tem defendido e exaltado o primeiro dia da semana acima do santo dia santificado de Deus, o sétimo dia ou sábado. É exatamente disso que as igrejas são culpadas hoje!

A mensagem de advertência final também mostra o anjo de Apocalipse 18, que une sua voz aos três primeiros anjos quando declara: “Pois todas as nações têm bebido do vinho da ira da sua fornicação” (Apocalipse 18: 3). E então há este chamado: “Sai dela, meu povo”, por quê? “Para que não sejas participante de seus pecados e não incorras em suas pragas.” (Apocalipse 18: 4)

Os vídeos inter-religiosos da Páscoa nos quais os adventistas estão envolvidos não avisam que as igrejas “caíram”. Não estamos alertando as pessoas sobre o “vinho” que se espalha rapidamente. Não estamos alertando Babilônia sobre seu julgamento / pragas vindouras. Trocamos a mensagem de Deus pela solidariedade de Roma. Obviamente, é contrário à nossa missão que os adventistas do sétimo dia fiquem juntos em solidariedade com essas igrejas caídas das quais devemos chamá-los a se retirarem. Como poderíamos fazer esta chamada para “sair” enquanto estamos nos juntando a eles?

O movimento inter-religioso de Roma é um assunto sério. O objetivo é a unidade e a solidariedade, e não a conversão das almas à verdade. Este é um dos enganos mais desastrosos que está afetando nossa missão. Como ousamos nos juntar às fileiras daqueles que não têm nenhum conceito dos requisitos de Deus para estes últimos dias? Como podemos fazer vídeos de união na Páscoa com eles? Como podemos possivelmente nos unir com igrejas que têm pouco ou nenhum conceito até mesmo das verdades básicas de nossa mensagem? Satanás triunfa quando aqueles que têm aparência de piedade, mas nada sabem do poder de Deus, estão destinados à destruição porque deixamos de lhes dar as mensagens de advertência finais de Apocalipse 14.

“Esses convertidos são seus agentes mais eficientes. Eles servem como iscas para outras almas. Eles são luzes falsas, atraindo os incautos para a perdição. É em vão que os homens procuram tornar o caminho do cristão amplo e agradável para os mundanos. Deus não alisou ou alargou o caminho acidentado e estreito ”(Evangelismo, p. 320).

A Igreja Remanescente é um povo divinamente instituído por Deus que também tem uma mensagem divinamente designada. Esses vídeos inter-religiosos de Páscoa falham miseravelmente em transmitir as mensagens reais que o mundo precisa ouvir hoje com força convincente. Instamos a liderança a abandonar essas complicações ecumênicas que só levarão à perda de almas, tanto nossas por não dar as mensagens de advertência quanto as de outros que se perderão porque não os instruímos adequadamente nos caminhos da justiça.

Referência:

[1] https://www.montevideo.com.uy/Noticias/Obispos-animan-a-vacunarse-y-referentes-presentan-mensaje-por-Pascua-interreligioso-uc782541

Fonte: http://adventmessenger.org/adventists-join-roman-catholics-and-other-religious-leaders-in-unveiling-a-multinational-ecumenical-video-for-easter-2021/

1 comentário em “Ecumenismo na Semana Santa: DSA promove união das igrejas em celebração do domingo de Páscoa”

  1. Paz em Jesus!

    Lamentável que a IASD esteja se conformando ao Ecumenismo e ao Diálogo Inter-Religioso.

    Me formei em Teologia no SALT/IAE em 1989. Depois fiz Pedagogia em 1999. E em 2005 me formei na FURB em Licenciatura Plena em Ciências da Religião. Tive professores que na sua maioria eram padres católicos e alguns deles Jesuítas.

    Um desses professores deu a disciplina de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, e deixou claro que dentro dessas propostas quem tem que se adequar ao dogmas da ICAR são as demais denominações religiosas, e não o contrário. Sendo assim, é uma grande mentira e engano o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, uma cilada de Satanás, e certamente esse não é o caminho para defender a Liberdade Religiosa que a IASD deve seguir.

    Como único Adventista do Sétimo Dia naquela faculdade de Ciências da Religião, questionei aquele professor Jesuíta, que tinha pós doutorado na Pontifícia Universidade de Roma, sobre as propostas do Ecumenismo e do Diálogo Inter-Religioso, dizendo que na verdade eram propostas excludentes, pois excluíam todos que não se conformassem com os dogmas da ICAR.

    Claro que ele não gostou do que falei em classe. O resultado foi que a menor nota que eu tirei no curso foi justamente naquela disciplina, mesmo cumprindo todos os requisitos. Creio que se fosse na Idade Média eu teria sido levado à fogueira.

    Confira meu blog sobre Ciências da Religião:

    https://cienciasdareligiao.blogspot.com/

Deixe um comentário