Erton Kohker “cai para cima”, deixa a DSA e será “secretário-executivo” da Associação Geral

NOTÍCIA OFICIAL

https://twitter.com/iasd/status/1382383167861092358

Pastor Erton Köhler é eleito novo secretário-executivo da Associação Geral

Membros da Comissão Diretiva votaram o nome de Köhler para assumir função deixada pelo pastor G. T. Ng

Por Felipe Lemos e Jefferson Paradello
 

A Comissão Diretiva da Associação Geral (AG), sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, elegeu na manhã desta quarta-feira, 14, o pastor Erton Köhler como seu novo secretário-executivo. Ele substitui o pastor G. T. Ng, que anunciou sua aposentadoria no final de março.

Em seu discurso diante dos membros da Comissão, Köhler agradeceu a confiança do grupo ao recomendá-lo a assumir a nova responsabilidade. Além disso, pediu oração pelos novos desafios. “Meu coração está completamente focado na missão”, afirmou. Ele também agradeceu ao pastor G. T. pelo trabalho realizado na mesma função ao longo do período em que o ocupou. “Peço a Deus que me dê as habilidades necessárias para fazer um pouco daquilo que você fez.”

Erton Köhler nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1968. Filho de um pastor adventista, cresceu com o desejo de seguir os passos do pai e servir à Igreja Adventista. Por isso, concluiu seu bacharelado em Teologia no Instituto Adventista de Ensino (IAE), hoje Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em 1989. Também completou o mestrado em Teologia Pastoral pela mesma instituição e recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidad Peruana Unión (UPeU). Atualmente cursa o doutorado em Ministério pela Universidade Andrews.

Seu trabalho pastoral teve início na cidade de São Paulo, onde atuou de 1990 a 1994. Em seguida, liderou o Ministério Jovem na Associação Sul Rio-grandense, no Rio Grande do Sul, de 1995 a 1998. De 1998 a 2002 foi o diretor do Ministério Jovem na União Nordeste Brasileira. Ainda no segundo semestre de 2002, foi eleito secretário da Associação Sul Rio-grandense. Em 2003 assumiu o Ministério Jovem Igreja Adventista para oito países da América do Sul, a Divisão Sul-Americana (DSA). Permaneceu na função até o final de 2006, e no ano seguinte foi eleito presidente da mesma instituição.

Casado com a enfermeira Adriene Marques Köhler, tem dois filhos: Matheus, de 21 anos, e Mariana, de 14.

Foco missionário

À frente da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista, deu especial ênfase em três frentes: Comunhão, Relacionamento e Missão, com foco na relação dos membros com Deus, com seus semelhantes e no principal objetivo da Igreja: anunciar o breve retorno de Cristo. [sic]

Também foi responsável por implantar uma massiva campanha anual de distribuição de literatura, conhecida como Impacto Esperança. Em mais de 13 anos, a iniciativa engajou membros e amigos da Igreja a distribuir mais de 300 milhões de exemplares em oito países da América do Sul. Os 14 títulos, com versões em português e espanhol, tem distribuição gratuita e abordam temas como família, saúde e vida cristã, sempre à luz da Bíblia. [sic]

Processos administrativos para eleição de um novo presidente

A partir da eleição de Köhler como secretário-executivo da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, está previsto um protocolo com passos específicos para nomeação do novo presidente da Divisão Sul-Americana. As normas administrativas adventistas possuem orientações claras para eleger aqueles que ocupam funções como administradores de uma Divisão (presidente, secretário-executivo e tesoureiro). O presidente de Divisão é também um dos vice-presidentes da AG, eleito para presidir no território de uma divisão.

De acordo com o Working Policy, conjunto de regulamentos para a Igreja Adventista em nível global, especialmente na letra C-20, até ocorrer a nomeação de um novo presidente, quem assume a função, de forma interina, é o secretário-executivo da Divisão, pastor Edward Heidinger.

Na sequência, são convocados os membros da Comissão Diretiva Plenária da Divisão Sul-Americana para deliberar sobre esta eleição. Os regulamentos mundiais preveem que especificamente esta Comissão seja dirigida pelo presidente da AG ou por quem ele designar.

A Comissão Diretiva Plenária da Divisão Sul-Americana, coordenada pela AG, está encarregada de propor nomes, neste caso, do novo presidente da Divisão Sul-Americana.

Esta proposta será submetida à Comissão Diretiva da AG como uma recomendação. Finalmente, caberá a esta Comissão em nível mundial decidir quem será escolhido. Os regulamentos da Igreja permitem que este processo de escolha seja realizado de forma online.

Fonte: https://noticias.adventistas.org/pt/noticia/institucional/pastor-erton-kohler-e-eleito-novo-secretario-executivo-da-associacao-geral/

Opinião 1

Uma ótima notícia para a Divisão Sul Americana. Chega ao fim o reinado de terror de Köhler, mas começa outro para a IASD mundial. Vale lembrar que a eleição não foi unânime, Köhler recebeu 16 votos CONTRA sua eleição.

Opinião 2 — Patrick Siqueira

Erton Killer acaba de ser eleito Secretário da Associação Geral da IASD, nos EUA. Sempre assim, quando os pilantras caem por pressão dos irmãos, acabam caindo para cima…

A AG sempre uma mãe para pastores brasileiros problemáticos, acolheu um que batia na esposa e agora….

Vá e não volte nunca mais Köhler, mas o que vc precisava mesmo é um distrito para aprender a ser pastor de verdade… — Patrick Siqueira, no Facebook

Opinião 3 — Neto Schemes

Os membros da IASD no Brasil têm o direito e o dever de opinar e podem se manifestar enviando emails para a General Conference Of the Seventh-Day Adventists World Church O contato é: https://www.adventist.org/contact/
 
Eu já fiz a minha parte. Se eu for excomungado já sabem o porquê.
 
Assunto: Erton Koeller
Para: [info@contact.adventist.org <info@contact.adventist.org>]
De: Jorge Schemes <jorgeschemes@yahoo.com.br>
Data: qua, 14 14e abr 14e 2021 às 13:49
 
JESUS disse: “Mas o maior entre vocês será o servo de vocês.” Mateus 23:11
 
Quantos pastores foram extirpados injustamente da obra na DSA pela guilhotina de Erton Killer?
 
Erton foi meu colega no Teológico, nos formamos em 1989. Ele sempre agiu como um legítimo Político Religioso Profissional, certamente bem assessorado por seu experiente pai. Erton sempre almejou isso mesmo, chegar ao topo da hierarquia do Leviatã Adventista. Ele não vai sossegar até chegar na presidência mundial da IASD. E o que vai acontecer com a Instituição da IASD só D’US sabe.
 
Mas a igreja de Jesus Cristo são pessoas pelas quais Ele morreu, ressuscitou e foi entronizado nas cortes celestiais à direita do Pai Eterno. A igreja somos nós, pedras vivas de um edifício no qual Jesus é a cabeça e não homens. Nós somos os verdadeiros templos vivos, onde o Espírito Santo habita pela fé em Jesus. Por essa razão, olhemos fixamente para JESUS, o autor e consumador da nossa fé!
 
Como está escrito: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto,
pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.” Hebreus 12:1-3.
 
 

Recebi uma resposta, provavelmente de uma inteligência artificial chamada Hellen perguntando no que poderia me ajudar.

Minha resposta foi esta:

Erton Kohler violou o manual da IASD e o Livro de Praxes da IASD aqui no Brasil e foi omisso em casos de pastores adúlteros porque eram amigos dele? Além disso perseguiu e praticou Assédio Moral a pastores que discordavam dele ou davam suas opiniões em Redes Sociais aqui no Brasil? Como pode um ser desses estar como Secretário Mundial?

Como Membro da IASD solicito uma resposta. Obrigado.

Opinião 4

Encerra-se assim, uma das gestões mais desastrosas da história da igreja adventista na America do Sul.

Erton deixa um legado de corrupção, perseguição contra pastores que propuseram melhoras na estrutura da organização, acobertamento de escândalos financeiros e sexuais, sem falar que foi na gestão de Erton Kholler que o Adventismo perfeccionista ganhou muita força e visibilidade.

Ainda vale lembrar que na longa gestão de Pr. Erton, a exegese Whiteana prevaleceu a passos largos.

Esse barco já afundou faz tempo, só os muito fanáticos ou inocentes não reconhecem isso.

Deixe um comentário