A Maior Idiotice de 2021: Orador do “Está Escrito” nos EUA afirma que “fora da IASD não há salvação”

A maior idiotice do ano de 2021 foi dita pelo orador/diretor de “It Is Written”, John Bradshaw, em agosto e publicada éla Aventist Review.

Para defender o modelo da Terra esférica, ele condicionou a salvação à permanência na Igreja Adventista do Sétimo Dia, embora a “doutrina do globo” não esteja escrita em nenhum lugar da Bíblia

Pelo contrário, de Moisés a João do Apocalipse, passando por Jesus Cristo, o Filho de Deus, todos os autores bíblicos são terraplanistas.

Ora, se crer no que a Bíblia literalmente diz afasta você de uma denominação religiosa, o problema está com a Igreja e não com a Bíblia em que você estuda e aprende!

“Nossa mensagem é sobre o evangelho de Jesus, não sobre conspirações”, disse o orador/diretor de It Is Written, John Bradshaw, durante seu seminário na Convenção Internacional Adventista de Serviços e Indústrias 2021 em Orlando, Flórida, Estados Unidos, em 6 de agosto. [Foto: Revista Adventista]

‘Acreditar que a Terra é plana custará a algumas pessoas a salvação’

John Bradshaw discute conspiracionistas, suas teorias e suas consequências.

Por: Marcos Paseggi, Adventist Review

Um seminário pelo palestrante / diretor de It Is Written (IIW) John Bradshaw na Convenção Internacional de Serviços e Indústrias Adventistas-leigos (ASi) 2021 em Orlando, Flórida, Estados Unidos, discutiu como identificar teorias de conspiração e o que fazer a respeito, especialmente em o contexto da vida da igreja.

A apresentação de 6 de agosto buscou fornecer ao público de Bradshaw ferramentas para identificar uma teoria da conspiração, que é definida como uma explicação para um evento ou situação que invoca a ação de grupos sinistros ou poderosos. Ele também procurou compartilhar algumas ferramentas para ajudar os membros a garantir que as teorias da conspiração não afetem a vida como parte de uma família de fé.

“Quando ouço uma teoria da conspiração de muitos por aí, geralmente sou levado a me perguntar: ‘Isso é verdade?’ ”Bradshaw disse. “Na maioria dos casos, a resposta simples é: ‘Não sei, nem você! Na verdade, muitas vezes é muito difícil de verificar. ‘”

Uma janela para conspiradores

As teorias da conspiração, no entanto, muitas vezes lançam luz sobre aqueles que as promovem, explicou Bradshaw. “Nenhum pensamento racional se opõe a um conspirador”, lembrou ele ao público. Um conspirador, explicou Bradshaw, geralmente está ansioso para descrever não apenas o que aconteceu, mas pretende revelar um conhecimento oculto que ninguém mais tem. “Somente os conspiradores possuem o Santo Graal da verdade incontestável, a evidência inegável que ainda não havia sido produzida. Um conspirador diz que eles têm acesso a um conhecimento que nenhum especialista tem, e ele ou ela é o único a par das informações secretas ”, disse Bradshaw.

Ele explicou que os conspiradores acabam lançando dúvidas sobre quase tudo. E eles são extremamente competentes em seus argumentos. “Mas geralmente é apenas uma insinuação”, disse ele, “já que eles apenas apresentam coisas que o resto de nós não pode refutar”.

Mas por que as teorias da conspiração parecem tão atraentes para muitas pessoas? Bradshaw perguntou. Ele respondeu: “Cair em uma conspiração é o equivalente cognitivo de ver o significado na aleatoriedade. A pesquisa mostra que você acredita em teorias da conspiração se você acredita em uma explicação abrangente, mesmo para coisas das quais não temos certeza. E sua probabilidade de acreditar em uma teoria da conspiração depende de como você se preocupa com a conspiração ”, ele compartilhou.

Um fragmento de verdade?

Bradshaw admitiu que nem todas as teorias da conspiração são simplesmente teorias. “Nem todos são infundados”, disse ele. Algumas idéias que começam como uma teoria da conspiração podem ser baseadas em alguns fatos. “Às vezes, os governos cometem erros, escondendo algumas informações das pessoas, dando às pessoas motivos para acreditar em conspirações.”

Por exemplo, disse Bradshaw, muitas questões relacionadas à pandemia COVID-19 não foram tratadas abertamente. “Então as pessoas podem dizer: ‘Não é real.’ Mas é real! ” ele enfatizou. “Basta assistir a alguns funerais de pessoas que foram infectadas e morreram, e você verá como isso é real!”

Conspiradores e a vida de fé

Bradshaw enfatizou, no entanto, que o foco de sua apresentação não era tanto descrever os teóricos da conspiração ou suas teorias, mas informar os membros sobre como essas teorias podem afetar nossa vida como parte de uma comunidade de fé. “Como podemos evitar as teorias da conspiração?” ele perguntou. “Afinal, é algo que afeta a igreja!”

Ele também perguntou qual deveria ser a resposta às teorias da conspiração. “Se você acha, como dizem alguns conspiradores, que [o jogador de basquete americano] LeBron James é um demônio, o que você deve fazer?” Bradshaw perguntou. “Em vez de gastar tempo espalhando essa mensagem, você deve começar a orar por ele!” ele disse.

Em um contexto de igreja, disse Bradshaw, os membros que perdem suas vidas espalhando conspirações devem escolher fazer melhor uso de seu tempo. “Por favor, pare”, disse ele, dirigindo-se a um hipotético conspirador. “Pare, porque você está fazendo o trabalho do diabo.”

Testemunho sem conspiração

Nesse contexto, Bradshaw aconselhou os membros da igreja a serem muito cuidadosos ao testemunhar a outras pessoas. “Por favor, tome cuidado como você compartilha suas crenças, ou você pode fazer sua igreja parecer boba”, disse ele, acrescentando que, como cristãos, devemos ter certeza de saber onde nossa atenção deve estar. “Nossa mensagem é sobre o evangelho de Jesus, não sobre conspirações”, enfatizou.

Bradshaw lembrou aos membros da igreja que somos ordenados a não dar falso testemunho, portanto, devemos ser cautelosos com o que compartilhamos online ou de outra forma. “Se você não sabe, não tem negócios compartilhando isso”, disse ele. “E não publique online!”

É outra razão, ele enfatizou, por que devemos parar de dar ouvidos às pessoas que destroem os outros. “Por favor, não assista e não compartilhe [essas teorias]. Nós não precisamos deles. Não fomos chamados para demonstrar que altos e poderosos empresários querem trazer o fim do mundo ”, ilustrou Bradshaw. “Não é a nossa mensagem!”

O Movimento da Terra Plana e a Salvação

Na última parte de sua apresentação, Bradshaw compartilhou como alguém o contatou uma vez para dizer que ele estava feliz por It Is Written (o ministério que Bradshaw lidera) ter dito que a Terra era plana. “Mas eu nunca disse isso!” Bradshaw disse a ele, sem sucesso.

Bradshaw tentou argumentar com o homem. “Tudo sugere que a Terra é esferóide. Cada governo, cada instituição educacional, cada cientista deveria estar mentindo ”, disse Bradshaw a ele. “Por que eles estão mentindo? O que eles ganham? ” Mas nada do que ele disse conseguiu dissuadir aquela pessoa de sua crença.

Finalmente, Bradshaw disse a ele: “Eu acredito que você vai deixar a igreja”. E acrescentou: “Observe que a igreja da qual você faz parte não concorda com você. Em breve, você concluirá que a igreja está mentindo e que eu, como pastor, também estou mentindo. Que todo pastor está mentindo. Não faz diferença porque se você acredita em uma teoria da conspiração, você acredita em todas ”, disse Bradshaw. “As pessoas simplesmente não param com um.”

Nesse sentido, disse Bradshaw, acreditar que a Terra é plana custará a algumas pessoas a salvação. Eles acabarão desconfiando da igreja de Deus e de seus membros. Eles simplesmente deixarão de acreditar.

Conspirações e profecias bíblicas

Bradshaw explicou que o equivalente da igreja aos conspiradores são pessoas ansiosas para reinterpretar a profecia bíblica. Ele lembrou a sua audiência que os adventistas do sétimo dia baseiam suas reflexões principalmente em profecias cumpridas. “E quanto ao futuro?” Bradshaw perguntou. “Vemos um esboço, não uma imagem completa”, disse ele. “Alguns gostam de preencher as lacunas com afirmações que não podem ser justificadas ou provadas.”

Ele chamou os membros da igreja para que parassem de ver uma trama oculta por trás de cada evento no mundo. “Mesmo se você acreditar, por favor, não repita”, aconselhou Bradshaw. “Se você se dedica à crítica, deve parar. Você deve parar para salvar sua alma, porque você está fazendo a obra do diabo, não a obra de Deus ”, disse ele.

Bradshaw lembrou aos membros adventistas que não temos que gostar da igreja, mas devemos amar a igreja. “Se você está envolvido na crítica, deve parar. Os líderes são humanos; eles cometem erros. Nosso trabalho é orar pelos líderes da igreja ”, disse ele. “Temos uma missão aqui na terra, e não é endireitar a igreja. Fale, mas faça-o bem! Porque Deus está no comando da igreja. ”

A Conspiração Real

Bradshaw explicou que, apesar de tudo o que ele disse, existe, de fato, uma conspiração real no mundo. “É o que chamamos de ‘o grande conflito’, a grande trama de Satanás, cheia de subterfúgios e mentiras.”

É a razão, disse Bradshaw, que a questão não é determinar se alguém deseja nos controlar. “O diabo está tentando nos controlar”, disse ele. “O diabo está trabalhando, então você e eu devemos redobrar nossos esforços para refletir o caráter de Jesus. Fomos chamados para levantá-lo! ”

Contra esse pano de fundo, devemos decidir onde colocaremos todas as nossas energias. “Podemos ter opiniões e defender questões, mas devemos demonstrar ao mundo que nosso foco é Jesus”, disse ele. “Se você está desperdiçando sua energia com teorias da conspiração, naquilo que você percebe como males na igreja, está roubando de Deus a energia que Ele deseja usar para alcançar outras pessoas”, explicou Bradshaw. “Vamos continuar estudando e lendo, mas não vamos brigar por isso. Não vamos nos distrair. Ele nos disse: ‘Ocupe até que eu venha.’ ”

Fonte: https://www.adventistreview.org/believing-that-the-earth-is-flat-will-cost-some-people-their-salvation

Deixe um comentário