Como Fugir da Colônia de Nudismo

Marco Aurélio B. Lima

O livro do Apocalipse mete o dedo em nossa ferida, quando diz que nos achamos muito bons e que dizermos não ter falta de nada. Na verdade, a situação é lastimável. Somos miseráveis. Por isso, a advertência: "Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas" (cap 3, verso 18). A parte que fala das vestes é que mais me chama a atenção. Fala-nos nos temos que comprar vestes brancas para que não seja vista a vergonha da nossa nudez. 

Hoje em dia, nudez vergonhosa é só a de quem anda meio fora de forma. Aliás, nem esse tipo de nudez anda muito vergonhosa, não. Gente pelada anda estampada em toda revista, em todos os cantos, em todos os programas de televisão. Ninguém mais se assusta ao ver "as vergonhas" do próximo, como diria Pero Vaz de Caminha. Contudo, na Bíblia, a idéia de nudez e a vergonha de ser a mesma manifesta estão intimamente associadas com o pecado e suas conseqüências.

Adão e Eva só perceberam a própria nudez depois do pecado. Cão viu a nudez de seu pai embriagado e por não cobri-la imediatamente, foi amaldiçoado... Então, surge a Testemunha Fiel e Verdadeira e avisa a João na ilha de Patmos: "Escreve para esse povo aí, dos últimos dias, que eles se acham muito maravilhosos, não sentem falta de nada, mas todo o Universo está vendo a nudez deles e isso não tem graca nenhuma. Ninguém está rindo disso! Está todo o mundo vendo o pecado deles, vendo o relacionamento formal e distante que mantêm com Seu Deus a despeito de todo o conhecimento descortinado perante seus olhos, apesar de todos os sermões maravilhosos, de todos os livros inspirados, de anjos atuando em jornada dupla, das profecias se cumprindo..."

Pode ser que algum de nós escute a advertência e procure cobrir sua nudez sozinho, pelos seus esforcos. E o resultado é o que Isaías chama de "trapos de imundície". Essa expressão, para quem não sabe, equivalia ao absorvente feminino lá dos tempos do profeta. Então, imagine a pessoa que quer cobrir sua nudez com um pedaço de tecido todo sujo de sangue coagulado!

Para encerrar esse espetáculo deprimente, o Anjo aconselha a cada um de nós a comprar "vestes brancas". Esse simbolismo das vestes é desvendado em outro ponto do Apocalipse, como significando "justiça". Quando compra as vestes, você tem seu caráater transformado e pode então refletir a justica divina, que esconde nossa vergonha, fazendo-nos dignos de estar na presença desse Deus perfeito. Em outras palavras, ao adquirir essas vestes estamos assegurando nossa real felicidade. Isaías 55:1 diz que essa compra se faz sem dinheiro. O que entregamos no lugar é nossa vontade exibicionista! Só precisamos aceitar a roupa feita sob medida, branca, sem manchas...

Pode acontecer que algumas pessoas saibam dessas vestes tão branquinhas, bonitas e brilhantes mas, porque vivem no meio de cada lamaçal desta vida, fiquem com medo de sujá-las e as deixem no cabide. Mas a advertencia nos diz que devemos comprar as vestes de Cristo para as vestirmos! De nada adianta uma mudança interior de caráter se esta não se revela em nosso comportamento exterior. Temos que sair à luta, mostrar para o mundo ao nosso redor que agora a coisa é diferente conosco. Os gostos são outros, as reações são outras... Amigo, a roupa só continua branca se continuarmos em contato com o Vendedor dela! 

Romanos 8 diz que o Universo aguarda com fremente desejo a manifestação dos filhos de Deus. Por enquanto, os habitantes de outros mundos olham para cá e vêem um bando de peladões. Cristo chora por não ver uma coletividade de pessoas com vestes bem branquinhas. Chora por que vê no Céu um cabidão enorme, repleto de roupas que aguardam para serem compradas, sem dinheiro e sem preco.

Tenha certeza de que existem vestes feitas sob medida para você no guarda-roupas de Deus. Peça-lhe que tire seus trapos de imundícia. Confesse-lhe suas fraquezas com sinceridade. Mostre-lhe o quanto você gostaria de ter um novo caráter. Em seguida, vista essa roupa com decisã. Com vontade e alegria, entregue-se de todo o coração a outra sorte de prazeres, outro tipo de alegrias... Sinta o prazer de de abandonar o chiqueiro, como fez o filho pródigo, e retornar para casa disposto a fazer a vontade do Pai. 

Aceite agora as vestes brancas que Cristo nos oferece. Logo, logo, seremos uma pequena multidão de branco e já não integraremos essa triste colônia mundial de nudismo. - Transcrito da Lista de Discussões Gea-Brasil.

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com