O Que Eu Faço com Essa Saudade, Meu Deus?

Como superar a morte de alguém muito querido

Quando uma pessoa querida morre, não dá para simplesmente fazer de conta que está tudo bem e agir como se nada de mais grave tenha ocorrido. Afinal de contas, somos feitos de carne e osso e temos sentimentos.

É horrível imaginar que o outro se foi para sempre. Não tem graça nenhuma a história acabar assim. Tantos assuntos aindapara conversar, tantas idéiaspara trocar, angústias para dividir, sonhos para realizar, histórias para ouvir e contar...

E as palavras que a gente queria dizer e não disse? Aquele "muito obrigado" que ficou para depois...O "eu amo você" que não saiu na hora certa... O "me perdoe" que o orgulho idiota calou... O "tudo bem, isso acontece" que faltou para refazer as pazes..

Tem gente até bem-intencionada que tenta consolar, mas só atrapalha. Porque falta sensibilidade. Falta se pôr no lugar do outro e sentir o que ele está sentindo, ou pelo menos tentar. É muito fácil colocar a mão sobre o ombro de quem lamenta a morte de alguém e dizer "bola para frente, a vida continua..." Mas o xis do problema é exatamente esse: como continuar a vida?


Como seguir em frente sem poder contar com o carinho, a força, a compreensão, o apoio, a ajuda e a amizade daquele que se foi? Como?


As idéias a seguir, talvez, possam ajudar:

Você pode expressar a tristeza do seu jeito. Se a vontade for chorar, chore. Não sinta vergonha ou receio de demonstrar seus sentimentos. Até Jesus Cristo chorou quando a morte lhe roubou um amigo! Mas também não precisa forçar. Choro fingido é a pior homenagem que uma pessoa querida pode receber. Se você é daqueles que dificilmente choram, que preferem ficar em silêncio, não diga nada, nem se preocupe com o que os outros vão pensar. Cada coração reage de um jeito.

Você pode se preocupar com os que ficaram. Talvez haja alguém bem perto de você, precisando de ajuda. Um copo de água, um calmante, alimento, uma palavra de conforto, um abraço, um ombro amigo para chorar... Cuidando dos outros, vai acabar se ajudando!

Você pode tentar colocar a cabeça em ordem. Nessa hora, não é fácil raciocinar com clareza. Mas você precisa dominar sua emoção e se esforçar para reorganizar os pensamentos Depois que tudo passar, uma hora você vai ter que recomeçar a vida, ou não é?

Você pode confiar em Deus e pedir Sua ajuda. Para Ele, a morte não é problema. Aliás, se você acredita na Bíblia, pode ter certeza de que a morte nunca esteve nos planos divinos e que o Pai do Céu é maior do que ela. Ele prometeu destruí-la para sempre um dia. E garante que irá fazer nossos entes queridos reviverem. Com Alguém tao poderoso e amigo do nosso lado, fica bem mais fácil enfrentar a vida. Você não acha?

O Que a Bíblia Diz Sobre a Morte

  1. Bem no começo do da História, o ser humano pôde optar entre a vida eterna e a existência passageira, interrompida a qualquer momento pela morte. (Gênesis 3)
  2. O homem optou pela segunda alternativa e a morte virou rotina. Mas Deus resoveu dar uma nova chance à humanidade e nos ofereceu de novo a possibilidade de vida eterna, através de Jesus Cristo. (Romanos 5:14-19; 3:22-26; 5:7-12; 6:15-23.)
  3. O Filho de Deus veio à Terra para nos ajudar a entender que a morte não precisa ser o fim de tudo. Ele próprio enfrentou a morte, mas ganhou dela, ressuscitando-Se três dias depois. (João 3:1-16; 6:32-40; 11:1-45.)
  4. A ressurreição de Jesus Cristo é a garantia que temos de que nenhuma morte é para sempre. Deus nos ama e não vai deixar que nossa vida se resuma a sessenta ou setenta anos de sofrimento e luta. (I Coríntios 15; I Tessalonicenses 4:13-18.)
  5. Para ter certeza da vida terna, basta acreditar nessa revelação do amor de Deus, feita por Jesus Cristo. (I João 5:11-13; Apocalipse 21:1-6.)

Para Quem Acredita em Jesus, a Morte Não é o Fim de Tudo

"Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo ressuscitou, e isso é a garantia de que os que estão mortos também ressuscitarão.

"Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.  Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai. Pois Cristo tem de reinar até que Deus faça com que ele domine todos os inimigos. O último inimigo que será destruído é a morte." - I Coríntios 15:19-26.

Robson Ramos

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com