Casamentos Apressados de Teologandos Podem Explicar Problemas Conjugais de Pastores

Uma área onde a igreja deveria monitorar muito bem os jovens que se preparam para o casamento é a area dos teologandos. Quando digo monitorar, estou me referindo à orientação e não a interferência.

Conheço pelo menos 5 casos de jovens teologandos que se tornaram pastores e se casaram rapidamente por razões de conveniência pastoral.

Caso 1 - Vivem às turras e agressões físicas. A a mulher várias vezes teve que fugir de casa e ser acolhida na casa do vizinho (que não era adventista) para não apanhar mais. Nos últimos três anos parece que estão se acertando. Ele ainda é pastor.

Caso 2 - Os jovens eram claramente incompatíveis para o casamento, a família interferiu e se casaram. Foram para um distrito, houve adultério por parte da mulher. Houve o perdão, mudaram de estado e tentaram reiniciar. Houve adultério novamente pela mulher, separaram-se definitivamente por desejo dela. Atualmente não sei qual o paradeiro dos dois e do bebê que tinham. Eu os conhecia desde que eram criancas. Ambos estao fora da IASD.

Caso 3 - Caso claro de imaturidade, apesar da idade. Houve adultério por parte da mulher, um escândalo danado. Houve o perdão por parte do marido, mudaram-se de território e hoje vivem aparentemente bem. Será? Desejo muito que dêem certo. São ótimas pessoas.

Caso 4 - Casamento apressado por conveniências de trabalho na Obra. O casal vive de forma muito estranha, o marido fica borboleteando em volta das jovens, e a mulher fica com aquele jeitão de pantera babando pra cima dos rapazes. Até a última noticia que tive estão juntos, mas seguramente esse casamento vai dar muito trabalho pra dar certo. Não sei se o marido ainda está pastoreando, mas tem cacife para ser promovido na obra.

Caso 5 - Outro casamento apressado por conveniência de trabalho na Obra, primeiros anos com brigas terríveis, conseguiram superar o problema e estão hoje tendo uma convivência muito boa.  O marido é um pastor de altíssima sensibilidade nitidamente vocacionado e com um trabalho excelente como pastor e como evangelista.

Em nenhum dos casos, a esposa participava ou participa ativamente do trabalho pastoral do marido.

Evidentemente não vou passar dados que identifiquem os casais. Mas, pergunto: Porque se insiste que um jovem para ser pastor tem que ser casado? Gostaria de ver esse item explicado pelo menos com alguma lógica.

A informação de que se casaram rapidamente para facilitar a ordenação foram passadas pelos próprios personagens.

(Transcrito de uma das Listas Adventistas de Discussão, da Internet.)

Veja também:

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com