E-Mails Confirmam Parte das Graves Denúncias Feitas no Www.Adventistas.Com

Quem Denuncia, Deve Provar!
"Quem denunciou deve ser corajoso pra provar. OU DEVE SER UM GRANDE COVARDE QUE NÃO TEM COMO PROVAR SUAS DENÚNCIAS E, COM ISSO, SÓ GERA FOFOCA, COISA QUE OS ADVENTISTAS SABEM FAZER MUITO BEM! PELAS LEIS, QUEM DENUNCIA É OBRIGADO A PROVAR OU PODE SER PROCESSADO. Cuidado! Caso sejam denúncias do senhor."

Não Custa Tudo Isso...
"Essas denúncias apresentam um item que você ou qualquer outra pessoa pode constatar em qualquer loja adventista. Os CDs que tem esse selo "falido" da MusiCasa ou qualquer outra produção de Cds da Casa são repassados ao consumidor (nós) por um preço altíssimo e muitos deixam a desejar na qualidade. Falo de qualidade, pois meu pai é músico e trabalha em estúdio. Duvido que os custos dele sejam tão altos que obriguem a editora a repassar esse custo para os clientes, cobrando até quase 30 reais por um cd. Mesmo eles pagando todos os direitos autorais, não deve ser isso."

Esse Hinário é Melhor que o Outro
"Quanto à denúncia do hinário, gostei muito mais desse novo hinário e não posso reclamar. Ficou muito melhor para os jovens.  Se foi político ou não o critério, não importa. O resultado foi satisfatório e temos mais hinos para o público jovem."

CDs da Voz da Profecia São Até Melhores!
"Duvido que uma entidade como a Voz da Profecia não saiba exatamente a quantidade de cópias prensadas. Existe sempre um controle e não acredito que eles não tenham. Agora, já que você mencionou produtos da VP, compare esses produtos com os produtos das denúncias 1,2 e 3 e você vai perceber que são até melhores e com preços mais baixos. Só não tem aquele selinho que não comprova qualidade nenhuma e, sim, significa um preço mais alto. Você pode conferir os preços pela própria internet."

Deu Para Construir um Estúdio...
"Soube que a Casa fez um acordo com o Iasp para a gravação dos CDs do hinário. E com o dinheiro dessa 'parceria', o Iasp teria construído até um estúdio. Quando você reclama do preço com a CPB, a desculpa da Casa é que a produção feita pelo IASP foi muito cara. Mas a verdade é que foi um 'jogo' acertado entre eles. E alguns outros cds da CASA que custaram muito mais, são vendidos num preço regular! Um Cd como este custou no máximo 40.000 reais, cada volume. Divididos por uma tiragem de 10.000 cds, o custo de produção é 4 reais + 2,50 de replicação = 6,50. Assim, poderia muito bem ser vendido a 10 reais para os irmãos. Sendo que após os 10.000 primeiros cds, o custo de produção não existe mais!"

Para os Amigos, Tudo!
"Realmente, o dinheiro ganho com a venda destes cds está sendo jogado fora com produções caríssimas dos amigos dos Administradores (Hélio C............ e Mário M.............., amigos do Josué, Erlo, Dermival, etc.) Tem um disco caro de uma cantora desconhecida que é amigona da esposa do Pastor Tércio Sarli. O Grupo em que canta o filho de um dos Administradores da CASA, foi privilegiado com um orçamento 'top', sendo que a 'X' Productions, como você diz,foi a falência porque o tal grupo não vendia e não vende como nos tempos áureos. Vocês acham que a Rede Globo contrataria um apresentador do SBT que não dá Ibope? Foi isto que a CASA fez!"

Não é Bem Assim...
"Pode ser que a VP não pague corretamente todos os direitos autorais, mas alguma coisa é paga. Algumas rádios pedem autorizações para liberação para os compositores . E pelo que sei, os eventos da Igreja Adventista realizados no Maracanãzinho aparecem nos relatórios do ECAD."

Detesto Boatos e Fofocas!
"Gosto do seu site, mas aos poucos você vai começando a perder meu conceito. Sugiro que apenas coloque denúncias com provas e até textos com provas. Então você terá crédito em todo o meio adventista. O meu pastor falou quando mencionei o seu site pra ele: 'Filha, visite com cuidado o site e apenas acredite em tudo o que for possível provar, pois ele confunde muito e na maioria dos casos suas denúncias são como as fofocas do Nelson Rubens. Apenas boatos.' Se o seu objetivo e ajudar a igreja, pode ter certeza que fofocas e boatos não ajudam e são armas de Satanás.

Conheço Detalhes "Históricos"
"Autores nacionais só entraram no hinário Adventista porque a Igreja Batista havia incluído um hino adventista em seu Hinário Para o Culto Cristão da Editora Juerp e aí ficaria chato não colocar músicas de autores nacionais. Até havia um voto da comissão excluindo os autores brasileiros vivos. Entre os compositores 'proibidos', estavam Alexandre Reichert Filho, Mário Jorge Lima e Francisco Gonçalves."

  • Mário Jorge Lima Esclarece
    "Estou escrevendo a respeito desta denúncia, apenas porque um amigo acaba de me ligar, dizendo que meu nome foi citado como sendo um dos compositores banidos pela organização quando da criação do novo hinário.

"Já ouvi esta historia ao longo dos 5 anos de existência do novo hinário, de diversas pessoas, mas confesso que jamais gastei um segundo sequer do meu tempo buscando comprovação da mesma. Tenho uma composição em parceria com o Flavio Santos, incluída no novo Hinário para o Culto, dos batistas. Isso me honra muito. Mas, com sinceridade, prefiro acreditar que se músicas ou letras minhas não foram incluídas no nosso hinário, foi tão somente porque provavelmente não se ajustavam à orientação que a comissão responsável seguia. Creiam-me, não estou falando isso por nenhum arroubo extemporâneo de humildade. 

"E ainda que essa denúncia, em relação a mim, fosse verdade, em nada abalaria minha alegria e minha religião, e muito menos minha relação com a igreja.

"Quando aceitei a Cristo, e isto é uma história relativamente recente na minha existência, e me achei pertencendo a uma comunidade de crentes adventistas, estava aceitando, entre outras coisas, lidar com todas as idiossincrasias e problemas naturais decorrentes dessa filiação. E entre essas coisas, incluem-se todas as dificuldades de convivência, de aceitação, as denúncias verdadeiras ou as fofocas mentirosas, e tudo mais que acontece em uma comunidade relativamente fechada como a nossa. 

"Apesar de, às vezes, vivenciar momentos de revolta, aborrecimento e mágoa, e até mesmo incorrer eventualmente em uma situação disciplinar, tenho tido muitas alegrias nessa comunidade. Aprendi nela que Cristo é o meu único e necessário Salvador, que Ele em breve voltará para me buscar, sim, e recentemente aprendi a ter certeza da salvação, além de perceber na prática que o amor é, de fato, o maior dos dons. Aprendi, acima de tudo a abrir o coração, antes tão fechadinho, egoísta e medíocre. 

"Tenham um bom restante de semana. Sejam felizes!" -- Mário Jorge Lima, mariolima@multisites.com.br

  • Francisco Gonçalves Confirma Veto
    Teria muito a dizer sobre o novo hinário, pois enviei cartas à CPB ponderando sobre vários aspectos, sendo que troquei frutíferas e positivas considerações por cartas e pessoalmente com o pastor Tércio Sarli sobre os critérios da comissão, bem como sobre diversas incongruências por mim observadas, incongruências essas explicadas mas não justificadas, inclusive o fato da não-inclusão de hinos do Mário Jorge e do Alexandre Reichert.

Ele me garantiu, pessoalmente, que durante o tempo em que ele presidiu a comissão, não houve veto àqueles compositores; mas um músico que participou da mesma afirmou-me que se retirou dos trabalhos, sob protestos, após vetarem a inclusão de hinos do Alexandre. Com o pastor Tércio argüí que, em caso de veto, deveríamos, também, extirpar da Bíblia os escritos de Davi e de Salomão!

Quanto a mim, embora pudesse ter sido alvo de veto, não considero ter composições à altura de constar no hinário, como os compositores justificadamente contemplados, cujos hinos são os mais cantados, podem pesquisar a preferência das igrejas e constatarão essa realidade!

Mas é de todo lamentável que tenha havido veto, pois creio que Deus inspirou aqueles compositores, brindando-os com belas e tocantes mensagens. Basta se ouvir um CD do Prisma só com composições do Mário Jorge, ou as músicas do Alexandre em parceria com o Mário e Wilson Almeida, dentre outros. Deus tenha piedade de Seu povo! -- Francisco Gonçalves

Nem a Sra. White Confiaria
"Normalmente um Hinário que representa uma igreja deve ter músicas que foram aprovadas pela congregação e de uma forma natural adotada pela comunidade. Por exemplo, nem todos os corinhos e hinos recém lançados ficam na boca do povo. O Hinário Adventista Americano é muito transparente. Todos os que participaram aparecem no prefácio do hinário. Bem fez a Irmã White! Ciente desse problema de falta de honestidade de alguns administradores da Obra, montou o White State e nenhum livro dela é publicado sem autorização e pagamento dos direitos autorais. Conta-se que ela tinha um controle tão grande sobre isto que a Review comprava dela as edições, ou seja ela não confiava nos números apresentados pelas editoras."

Procurava-se um Cordeirinho...
"Nenhum produtor adventista se sente confortável em falar sobre o MusiCasa, cujo encarregado não tinha experiência suficiente na área para responder por departamento desta envergadura. O José N............. era um músico, regente de coral, mas em seu currículo até sua nomeação para o MusiCasa tinha produzido um ou dois cds em sua vida toda, enquanto que Williams, Lineu, Jader, Flávio, Evaldo, Ariney têm no mínimo de 30 a 50 cds produzidos. Vai ver queriam alguém mais cordato, que abaixasse a cabeça mais facilmente..."

O Que Falta é Comunhão
"O que posso perceber hoje em dia é que a forma como cultuamos as produções profanas interfere no desenvolvimento da música cristã. Tentamos copiar estilos não inspirados por Deus. Como podemos fazer música com fins evangelísticos inspirando-nos em canções profanas? O que se fala é que precisamos mostrar a mensagem de forma a alcançar a todos. Estamos realmente com esta finalidade? Não sou contra a evolução da música, mas aprecio músicas inspiradas em Deus. O Mário Jorge Lima escreveu dizendo que quando estamos realmente ligados a Deus, envolvidos em comunhão diária, aí sim, haverá música que alcançará objetivos divinos. O que realmente precisamos não é nos apegarmos a essas questões polêmicas e, sim, reavivar nossa comunhão com Deus, aí saberemos o melhor a fazer."

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com