Terror na ANP:
Membros Denunciam Despotismo e Falcatruas e Omissão de Presidente da USB

Amigo Robson:

Escrevo-lhe esta, como parte integrante e ativa dos membros conscientes da IASD no Paraná que amam esta igreja e, alistados num exército de obreiros voluntários, dão tudo de si pela pregação do evangelho e breve retorno do Senhor Jesus. O que ocorre é que estamos assustados e, ao mesmo tempo, revoltados com a situação aqui em nossa Associação Norte-Paranaense. Acreditamos que o Brasil e o mundo adventista precisam saber do que está acontecendo aqui pois, infelizmente, a situação está descontrolada e já transpôs os limites do suportável.

Como já foi divulgado neste site, de forma superficial, a impiedade, a truculência, arrogância e despotismo tomaram conta deste campo na pessoa do seu presidente infiel e anticristão, Valdilho Quadrado. Esse homem e seus capangas estão acabando com a Associação Norte-Paranaense. Vamos ver algumas das barbaridades que esse homem está  fazendo por aqui:

·         Perseguição cruel e desumana a bons obreiros, pastores trabalhadores e leais à obra. Sabemos que uma pessoa que é verdadeiramente cristã jamais faria tal coisa. Isso não é coisa de cristão e, como tal, não deve ser feito com ninguém. Mas, pior ainda, é ser feito por um “pastor”, alguém que se diz e se intitula “ungido de Deus”, contra os seus próprios auxiliares e colegas de ministério. Pois, foi isto exatamente que esse homem, indigno do nome de cristão e indigno do posto que ocupa, fez com diversos pastores.

São muitos os Pastores que saíram da ANP decepcionados, amargurados, pisados, por esse cidadão que se diz Pastor. Pastor Homero foi um, pois não admitia os 
negócios sujos e negociatas deste presidentizinho medíocre; Pastor Cabilde, Pastor Antenor, Pastor Mazaro, Pastor Otoniel, Pastor Nelson Rocci, Pastor Gutembergue, etc. Dois Pastores do Campo já foram parar num Spa com depressão. O Pastor Naor Rocci é um  deles que o quadrado desprezou, humilhou, maltratou, não valorizando a sua pessoa e a sua dignidade pastoral. Se não fosse bom obreiro, valoroso, não teria sobrevivido e não estaria agora como Secretário de campo na Associação Sul-Matogrossensse.

O Pastor Antenor Lino Macedo, um homem de Deus digno e valoroso que qualquer associação do Brasil seria enriquecida com o seu desprendimento e trabalho de amor, foi perseguido, pisoteado, desprezado, humilhado e caluniado por esse déspota travestido de pastor e presidente da IASD na Norte-Paranaense (não passa de um tirano, desprezível e crápula).

Através de mentiras e outros artifícios nada éticos e nada cristãos, o presidente quadrado, mancomunado com o “presidente chorão” da USB (falarei sobre ele logo em seguida) retiraram o Pastor Antenor do departamento que ocupava, de forma cruel com requintes de covardia e perversidade, e fizeram como os tiranos e ateus comunistas faziam com os seus opositores: mandaram-no para o desterro (um distrito duro, difícil, em outra associação).

É bom lembrar que o Pastor Antenor foi eleito pela mesma Comissão de Nomeações e Assembléia Trienal que elegeu o quadrado e outros líderes da ANP e, salvo por atitudes ilícitas incompatíveis com a função e ministério, jamais poderia sair desta forma – a maneira injusta e desumana como foi tratado. Pergunto: Como é que a USB permite que tal coisa aconteça?

Isso apenas confirma que, exceto pelo Pastor Ivanaudo Barbosa: Homem cristão e íntegro, o restante da USB é puro resto! Homens que se não praticam, ativamente, consentem, passivamente, com o erro ao perpetuarem o pecado da omissão. 

·         Desonestidade e/ou participação em questões suspeitas e negociatas:  Pode o Pastor Presidente de uma Associação pegar financiamento da lavoura do irmão para comprar uma caminhonete? O pastor quadrado fez isso; a própria esposa dele, Maria Quadrado, relatou o fato a pessoas de confiança na ANP.

·         Má influência moral e espiritual para os pastores e membros do seu campo. Infelizmente isto é comprovado pelo seu péssimo testemunho à luz dos elevados números de apostasias entre os membros e, pasmem, entre os pastores. Existe uma correlação direta entre os fatos? Segundo o Espírito de Profecia, existe:

Como foi com Salomão, assim foi com Reoboão: a influência do mau exemplo levou muitos a se extraviarem. E como aconteceu com eles, assim sucede em maior ou menor grau com cada um que se entrega à prática do mal: a influência do erro praticado não se confina ao que o pratica. Ninguém vive para si. Ninguém perece sozinho em sua iniqüidade. Cada vida é uma luz que ilumina e alegra o caminho de outros, ou uma negra e desoladora influência que tende para o desespero e a ruína. Nós conduzimos outros ou para cima, para felicidade e vida imortal, ou para baixo, para a tristeza e morte eterna” (Profetas e Reis, página 94).

O texto é claro: Em meio ao povo de Deus, quando o governante era alguém temente a Deus e fiel, todo o povo era abençoado por meio daquele governante. Por outro lado, quando o rei não temia a Deus, era infiel, toda a nação sofria as conseqüências da sua infidelidade. O que dizer, pastor quadrado, do número assustador que a ANP têm apresentado nestes últimos anos de pastores afastados por causa de problemas morais?

Enquanto outras associações e missões no Brasil durante anos não têm sofrido uma baixa sequer de pastores por problemas morais, a ANP apresenta o seguinte e “radiográfico” quadro: Pr Arlindo: suspeita de adultério; Pr joni adutério; Pr Edilton: problemas financeiros –  desonestidade; Pr Hugo: problema financeiro; Pr Lazáro: problema de adultério; um professor problema moral; o mais recente e infeliz caso: Pr Volnei: Adultério.

Irmãos e amigos, todos que estarão lendo estas linhas, gostaria que o que estou escrevendo aqui fosse ficção: fantasias ou desvarios de um membro alucinado. Infelizmente, não são! Infelizmente, trata-se da mais dura, pura nua e crua realidade! O presidente da USB, pastor Inácio Kalbermatter que, de início, apenas de início (a máscara já caiu, pr. Kalbermatter; não adianta mais armar a “choradeira”, sua marca registrada, pois não nos convence!!), nos pareceu um homem sério, cristão e equilibrado já sabe de tudo isso, mas, infelizmente prefere fazer vistas grossas ao fato e, por interesses escusos e politicagem, prefere se aliar ao tirano e déspota Quadrado nas perseguições aos pastores e membros opositores.

O pastor Kalbermatter que, segundo os pastores amigos nossos daqui nos falam, chegou com fama de moderno e aberto ao diálogo não passa de um chorão (a fama já veio do Espírito Santo, onde trabalhou como presidente), tirano e omisso com os erros e tirania do Quadrado. No Espírito Santo, segundo informações colhidas junto a pastores e membros, ele agiu com despotismo, visão de atraso: centralizador em tudo, e com espírito de vingança e perseguição contra vários pastores. Lá ele simplesmente passou para a História como o rei Jeorão: “e foi sem deixar saudades” (querem provar o que eu digo? É só perguntar para uns 10 pastores de lá, entre os mais antigos: que já foram ordenados e têm “quilometragem” de obra. Os mais novos, por razões óbvias, tendem à bajulação e puxa-saquismos...)

·         O pastor Quadrado, com as suas constantes quadradices,  criou um clima terrível no campo de intranqüilidade, ameaças e medo da parte dos obreiros, funcionários do escritório e professores.  Olha, irmãos, isso não é fofoca não, é a pura e triste verdade! A maioria dos pastores e membros já não suportam mais este clima. E os prejuízos materiais e espirituais já se fazem sentir em todo o campo.

·         O pastor Quadrado está trazendo total descrédito sobre este campo e sobre o ministério.  Para Comprovar isto, basta dizer que a Igreja Central de Maringá, a mais importante igreja do campo, está sem Pastor a vários meses e não consegue preencher a vaga. Estamos literalmente abandonados; ninguém quer vir para cá, pois quando os Pastores de outras Associações recebem chamados, até mesmo do presidente da USB, não aceitam pois – informados da situação – não querem nem saber de trabalhar com esse "Lobo" vestido de "ovelha", chamado Valdilho Quadrado.
 
Finalizando, chamo a atenção do sr. pastor Inácio Kalbermatter, que já ocupou de forma digna este espaço,  para que novamente o faça, se é que a dignidade ainda existe e se há argumentos e justificativas plausíveis face ao descalabro que tomou conta da ANP. Olha, temos conhecimento dos chamados que o Senhor tem feito por esse Brasil afora e que ninguém quer aceitar em vir para trabalhar na ANP, por causa da "Figura Geométrica" do Valdilho Quadrado.

E aí, senhor presidente da USB, onde está o seu cristianismo? O sr. vai deixar um homem como o Quadrado destruir a obra de Deus aqui no Norte do Paraná? A obra, nesta região importante e próspera, continuará colecionando fracassos e vexames por causa da sua omissão pecaminosa face aos desmandos e descalabros da pior administração que já assumiu a ANP em toda a sua história? Caso o sr. não nos ofereça uma resposta digna e plausível a esta carta aberta que lhe endereçamos, compreensivelmente entenderemos. Sim, entenderemos:

1.      Que o sr. realmente compactua com o erro;

2.      Que o sr. diminuiu no cargo de presidente da USB – amesquinhando-se na função que já foi ocupada por valorosos e íntegros homens de Deus;

3.      Que o sr. realmente só sabe chorar – sem convencer – mas que, na hora em que é preciso agir, para conter o choro dos membros conscienciosos e dos anjos, diante das atrocidades cometidas por uma administração insana, o sr. dá o “riso das hienas” face a morte e tragédia dos infelizes que o rodeiam.

Atenciosamente,

Comitê dos Membros Conscientes de Maringá-PR   

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com