Eu Também Sei em Quem o Pr. Lessa Tem Crido

1. O Redator-Chefe crê naquele que engana Laodicéia, fazendo-a crer que é rica e que de nada tem falta.

Segundo o editorial da Revista Adventista deste mês de abril de 2002, intitulado "Eu sei em quem tenho crido", pessoas de outras denominações podem até cantar essa mesma frase. "Quando, porém, um fiel adventista do sétimo-dia faz essa declaração de crença, suas convicções abrangem um espectro mais amplo. Seu tesouro é completo. Sua herança não é uma fatia da verdade, mas toda a verdade revelada em Cristo Jesus."

2. O Redator-Chefe crê naquele que insinua a Laodicéia que não há necessidade de reuniões para estudo da Bíblia, porque tudo já está revelado, especialmente sobre temas como natureza de Cristo, justificação pela fé e santuário celestial.

"No campo das doutrinas, por exemplo, há os que não fazem outra coisa se não promover mesas-redondas para discutir temas sobre os quais há luz suficiente, como a natureza de Cristo, justificação pela fé, santuário celestial, etc", afirma. E como se não quisesse deixar dúvida se está entre os chamados "conservadores" ou alinhado com os "liberais", conclui: "Seu mundo se reduz a uma mesa-redonda, em torno da qual debatem idéias 'quadradas'."

3. O Redator-Chefe crê naquele que há dois mil anos tenta provar que a religião oficial, legalizada e protegida pelo Estado, nunca poderá ser superada por um pequeno grupo de homens e mulheres dedicados e fiéis a Deus, que somente a Ele admitem como autoridade.

Assim pensavam os judeus do tempo de Cristo, assim discursa a Igreja Católica há séculos e assim crê o iludido Rubens Lessa com seu palavreado pedante: "No que tange à esfera organizacional, alguns não ombreiam com os métodos administrativos da Igreja, defendendo a aplicação de recursos financeiros na igreja local somente. Não é de hoje que os paladinos dessas idéias vêm atuando aqui e ali, mas seus movimentos espasmódicos não conseguem resultados convincentes e duradouros."

4. O Redator-Chefe crê naquele que não tem nenhuma pressa de que haja um reavivamento e reforma entre o povo de Deus, começando pela conversão dos líderes.

Admitir que são necessários, ele admite, mas falta-lhe coragem para apontar os pontos em que essa mudança deve ocorrer. "Não podemos negar a necessidade de uma profunda reforma dentro da igreja. Mas é importante entendermos que quando a Bíblia e o Espírito de Profecia falam em reforma, não sugerem que os reformadores devem buscar novos métodos de organização. ...Quando Ellen White fala em reforma, deixa bem claro que essa reforma deve ser feita na vida dos membros da igreja, a começar pelos líderes, e não na doutrina." Mesmo assim, Lessa avalizou no mês anterior a distorção do texto bíblico de 1 Crônicas 16:22 para pregar a intocabilidade do ministério adventista. Estranhamente, o pai da cantora das contracapas da RA tenta defender a continuidade do que considera um bom e divino sistema, apesar de gerido por más pessoas.

5. O Redator-Chefe crê naquele que propõe e trabalha pela estagnação dos movimentos religiosos, através da formulação de um credo.

"As doutrinas adventistas, claramente expostas no livro Nisto Cremos, passam -- em todos os detalhes -- pelo escrutínio das Escrituras Sagradas."

6. O Redator-Chefe crê naquele que põe em dúvida o poder de Deus para fazer com quem os homens possam cumprir as ordens divinas.

Ele não acredita que um grupo pequeno de pessoas, ainda que sem nenhuma estrutura financeira ou organograma, possa cumprir o imperativo do Mestre: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15.) "Essa obra de grande alcance requer ordem e planos bem elaborados", diz Rubens Lessa. A Bíblia, porém, afirma que os crentes são capacitados pelo Espírito Santo e, assim, o impossível para os homens é possível para Deus. Afirma também que o pequeno rebanho não deve temer porque Pai se agradou em dar-lhe o Reino.

7. O Redator-Chefe crê naquele que desvia a confiança do fiel para a denominação religiosa em lugar de Jesus Cristo.

Note que sua preocupação maior não é permanecer ao lado de Cristo. Quando diz que sabe em quem tem crido, refere-se aos líderes da igreja a quem presta serviços e deve o sustento. "Sou grato a Deus porque, num tempo que já vai longe, algumas pessoas foram fiéis na devolução dos dízimos, para que meus pais e avós pudessem conhecer esta Igreja, de cujas fileiras jamais desertarei.

Respeito sua opção, Rubens Lessa, mas, em vez de me agarrar a uma sigla denominacional, prefiro cair de joelhos e abraçado aos pés de Cristo, cantar outros hinos: "A Jesus, seguir eu quero, aonde for o Seu querer e onde quer que vá Meu Mestre, seguirei sem mais temer..." "Bem junto a Cristo, eu quero estar, bem junto a cruz, doce paz desfrutar..., Não trago nada mais ao Senhor, só este meu coração pecador, mas Te suplico em contrição, ó Salvador, dá-me paz e perdão..." -- Robson Ramos.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com