Jesus NÃO Disse: "Sob Esta Placa Edificarei a Minha Igreja!"

Deus Tem um Povo ou uma Igreja na Terra? (Parte 2)

Muitas pessoas confundem "igreja" com a "Igreja". Não confunda placa denominacional: igreja; com o povo de Deus, a Sua Igreja; que está esparramado em todos os seguimentos religiosos que adoram a Deus, seguem ou  guardam seus mandamentos e aceitam a Jesus Cristo como seu salvador pessoal. A Igreja foi fundada em Cristo, e não numa denominação religiosa. Certa vez, conversando com Pedro, Jesus disse: “ Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. S.Mat.18:19.

A igreja Romana tentou aplicar este texto a Pedro e, assim, afirmar que ele tornou-se o responsável pela construção ou edificação da igreja, sendo o primeiro Papa. Todavia, em nenhum momento Jesus disse que Sua Igreja estaria edificada sobre alguém, que não fosse Ele mesmo, ou denominação, seja ela qual for. Veja o que diz o SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 431:

“Somente Jesus é sempre e unicamente a ´Rocha´ sobre a qual toda a estrutura é baseada, pois sem Ele não haveria igreja alguma. Fé nEle como o Filho de Deus torna possível para nós também nos tornarmos filhos de Deus (ver S.João 1:12, I S.João 3:1 e 2).”

Então fica claro que Jesus nunca falou que Sua igreja foi edificada sobre Pedro. Bem que a linguagem poderia ficar (mais ou menos) assim:

“Tu realmente és petros (Pedro) e sobre esta petra (pedra) Eu edificarei a minha igreja”, ou melhor: “Tu (que respondeste a Minha pergunta) realmente chamas-te Pedro, uma pedra/rocha, e fizeste uma declaração semelhante a uma rocha. Sobre esta verdade Eu edificarei Minha igreja”.

Todas as igrejas cristãs estão dando suas contribuições na pregação do evangelho. Umas com mais verdades, outras com menos, porém, todas estão levando a missão que Cristo lhes confiou. A igreja adventista, também, foi chamada para cumprir essa missão, como foram os batistas, os presbiterianos, os metodistas e muitos outros. Felizmente, a igreja adventista conseguiu agregar o maior número de verdades. Porém, isso não significa que sua palavra é final para todos os assuntos de doutrinas e interpretação bíblicas.

Hoje mesmo, no seio do adventismo, está sendo questionada a doutrina da trindade; quanto aos 144.000 e outros assuntos deste tipo nem pensar! O problema do comer ou não comer carne é uma eterna briga. Os Testemunhos são interpretados de inúmeras maneiras. Algumas partes são aceitas outras não. Algumas coisas a Sr.White escreveu, outras não, mas está lá como se fosse de sua autoria. Alias, a própria “profeta de Deus” (a Srª White) não tem autoridade teológica, segundo os teólogos adventista, pôr que será, não! Isso é, aquela que teve o privilégio de receber revelações de Deus, não tem autoridade sobre as coisas de Deus; porem os teólogos, formados nos Seminários (Universidades) adventista, os “doutores em Deus”, estes têm, com certeza! Enfim, a IASD não tem a palavra final para todos os assuntos bíblicos, e nem poderia ter, evidentemente.

É evidente que toda denominação quer ser a Igreja de Cristo. Quanto a isso não há menor dúvida. Porém, assim como Cristo tem a Sua Igreja, o inimigo tem a sua.  E é seu intento, através de sua igreja, desacreditar a Igreja de Cristo. Vejamos:

“Satanás tem uma grande confederação, que é sua igreja. Cristo a denomina sinagoga de Satanás, porque seus membros são filhos do pecado. Os membros da igreja de Satanás têm estado sempre a trabalhar para inutilizar a lei divina e estabelecer a confusão entre o bem e o mal. Satanás trabalha com grande poder nos filhos da desobediência, e por meio deles, a fim de exaltar a traição e a apostasia como se fossem verdade e lealdade. E, na presente época, o poder de sua inspiração satânica está movimentando as forças vivas para promover a grande rebelião contra Deus, iniciada no Céu”. -- Test. P/ Ministros, pag.16.

Temos plena convicção que, em todas as eras, seu intento foi destruir a Igreja de Cristo e seus descendentes. Através de perseguições, masmorras, calabouços, coliseu romano, inquisições, alguns queimados vivos em praças, cadeias, etc; ele tentou aniquilar a Igreja e fé dos santos, porém, a Igreja avançou e avança, a pesar das falhas humanas.

Quando lemos os Testemunhos, ora a Srª White fala da igreja adventista e, noutro momento, fala da Igreja de Cristo e, também, há momentos em que ela associa as duas coisas. É evidente que toda denominação gostaria de ser a “única Igreja de Cristo” sobre a terra. Contudo, diz ela:

“...Considerai, meus irmãos e irmãs, que o Senhor tem um povo, um povo escolhido – a Sua Igreja – para ser Sua propriedade. Sua própria fortaleza, que Ele também num mundo contaminado pelo pecado, e rebelde; e determinou que nenhuma autoridade nela se conhecesse, lei alguma fosse por ela reconhecida, a não ser as Suas próprias”. Idem, 16.

“A igreja militante não é agora a igreja triunfante; mas Deus a ama, e descreve pelo profeta como Ele Se opõe e resiste a Satanás, que veste os filhos de Deus nos trajes mais negros e corruptos, e pleiteia o privilégio de destruí-los. Os anjos de Deus protegiam-nos dos assaltos do inimigo...” Ibidem, 22.

Vejamos no texto acima que a irmã White não está falando da IASD, e sim de outra igreja, aquela que sobreviveu a todas as épocas. Umas das afirmações mais enfáticas sobre quem é o povo de Deus e Sua igreja está em Espanhol, vejamos:

"Dios posee una iglesia. No es una gran catedral, ni la iglesia oficial establecida, ni las diversas denominaciones; sino el pueblo que ama a Dios y guarda sus mandamientos. "Porque donde están dos o tres congregados en mi nombre, allí estoy yo en medio de ellos" (Mat. 18: 20). Aunque Cristo esté aún entre unos pocos humildes, ésta es su iglesia, pues sólo la presencia del Alto y Sublime que habita la eternidad puede constituir una iglesia.

"Donde dos o tres que aman y obedecen los mandamientos de Dios están presentes, Jesús los preside, ya sea en un lugar desolado de la tierra, en el desierto, en la ciudad o encerrados en los muros de una prisión. La gloria de Dios ha penetrado a estas últimas, colmando de gloriosos rayos de luz celestial las oscuras mazmorras. Sus santos pueden sufrir, pero sus sufrimientos, como los apóstoles de antaño, esparcirán su fe y ganarán almas para Cristo y glorificarán su santo nombre. La más amarga oposición dirigida por los que odian la gran norma moral de justicia de Dios no deberían sacudir, ni lo harán, al alma firme que confía plenamente en Dios. . . " Alza tus ojos, Pág. 314.

No meu “portunhol”, a primeira frase diz mais ou menos o seguinte:

"Deus possui uma igreja. Não é uma grande catedral, nem a igreja oficial estabelecida, nem as diversas denominações; senão o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos. "Porque onde estiver dois ou três congregados em meu nome, ali estou no meio deles". (Mat.18:20)".

Porém, agora mostrarei como ficou a tradução editada pela CPB, tradução essa feita por Azenilto Brito, na Meditação Matinal, ano de 1983, que diz o seguinte:

"Deus tem uma igreja. Não é grande catedral, nem é a instituição nacional, nem são as várias denominações; trata-se do povo que ama a Deus e guarda os Seus mandamentos. "Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, ali estarei no meio deles" (S.Mat.18:20). Onde Cristo está, mesmo entre uns poucos humildes, eis a igreja de Cristo, pois somente a presença do Santo e Altíssimo que habita a eternidade é que pode constituir uma igreja.

"Onde estão presentes dois ou três  dos que amam e obedecem aos mandamentos de Deus, ali Jesus preside, seja no desolado lugar da Terra, no deserto, na cidade circundada por muros. A glória de Deus tem penetrado os muros da prisão, enchendo de raios gloriosos de luz celestial o mais escuro calabouço. Seus santos podem sofrer, mas seus sofrimentos haverão de espalhar sua fé, como seu com os apóstolos do passado, e ganharão almas para Cristo e glorificarão Seu santo nome. A mais amarga oposição expressa por aqueles que odeiam o grande padrão moral divino de justiça não deveria abalar e não abalará a alma resoluta que confia plenamente em Deus..." -- Olhando para o alto, pág. 309.

Ora, diante disso, quem é a Igreja de Deus senão o povo de Deus? Povo este que está espalhado em todos os seguimentos religiosos? A Igreja Adventista do Sétimo Dia não pode ser a única Igreja de Deus. E nem pode ter tal pretensão. O máximo que pode ser ou acontecer é ela fazer parte do povo de Deus, da mesma forma como os Batistas, os Presbiterianos, os Anglicanos, etc. Ou a Igreja Adventista é superior ou melhor que estas? Ou a salvação está restrita ao reduto do Adventismo? Não é bem assim. Deus tem filhos em todas elas. Jamais uma igreja poderá ser a possuidora da "entrada celestial"; ou detentora ou proprietária das verdades de Deus. Repito, a salvação não é uma franquia ou marca registrada cujo cgc pertença há alguma organização.

Analisando melhor citação em espanhol e em português, podemos observar a sutileza da obra, isto é, da Organização. É claro que o Pr. Azenilto sendo um homem denominacional precisava dar "um jeitinho" para não tirar a soberania da IASD, pelo menos naquela época. Por isso deu uma "caprichada" na tradução e a primeira parte fugiu ao pensamento mais contunde, que na versão em espanhol deixa muito mais claro sobre quem é de fato a Igreja de Deus.

Vamos analisar brevemente apenas a primeira frase em espanhol e depois em português:

a) Dios posee una iglesia. No es una gran catedral, ni la iglesia oficial establecida, ni las diversas denominaciones; sino el pueblo que ama a Dios y guarda sus mandamientos.

b) Deus tem uma igreja. Não é grande catedral, nem é a instituição nacional, nem são as várias denominações; trata-se do povo que ama a Deus e guarda os Seus mandamentos.

Prestemos atenção no grifo em destaque. A versão em espanhol diz: ni la iglesia oficial establecida - Bem, a Srª White escreveu isso em 1886, segue-se à pergunta: qual era a igreja oficial na América em 1886? Na Inglaterra sabemos que era o anglicanismo; na Itália o catolicismo; na Alemanha o luteranismo, mas na América - país onde a Srª White estava, qual era ? Quem conhece um pouco de história sabe muito bem que a América do Norte jamais teve uma religião oficial. Sendo assim, a qual igreja oficial ela estava se referindo? Só poderia ser a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que oficialmente foi estabelecida em 1863. Assim, amigos, a Srª White está dizendo que a Igreja de Deus não é uma catedral, nem a Igreja Adventista do Sétimo e nem as várias denominações, senão "el pueblo que ama a Dios y guarda sus mandamientos".

O tradutor saiu pela tangente quando diz que o povo de Deus " Não é grande catedral, nem é a instituição nacional. Mas que instituição nacional era essa ? Aliás, uma Instituição é uma associação ou organização de caráter social, religioso, filantrópico, etc. Muito vaga a tradução, vocês não acham?  Existe instituto de beleza, instituto do coração, instituto de educação, instituto de sexualidade, etc. Mas na América, qual era a tal "instituição nacional" , naquela ocasião ? Bem, não temos como fugir, a Srª White estava falando, de fato, da IASD.

Há milhares de brasileiros, e mesmo estrangeiros, que foram manipulados. Sofreram verdadeira lavagem cerebral a tal ponto de jamais questionar os pastores da IASD. Para muitos, os ministros são olhados como infalíveis. Lembro-me até do seriado de tv chamados "os intocáveis", uma espécie de grupo de elite do FBI. Os ministros devem ser respeitados, é claro, todavia, os membros também merecem o mesmo respeito. O que temos visto, porém, nestes últimos anos é uma Organização religiosa se transformar numa Organização empresarial secular, onde os ministros se transformaram em mercadores de almas. Aliás, chegam mesmo a fazer uma clara diferença entre membros e membros e igrejas e igrejas. Membros que dão mais lucros têm um tratamento diferenciado. Os púlpitos de Igrejas ricas estão sempre livres para a alta cúpula, porém, aquela igrejinha lá do interior, os tais não têm tempo para as mesmas.

Quando pastor da Organização adventista, eu costumava advertir as congregações que há pastores e pastores. Que não confiem cegamente em seus líderes. Que aprendam a questionar seus direitos de membros. Que conheçam profundamente o Manual da Igreja, a fim de saber deveres e direitos. Apesar de saber que a Organização descumpre descaradamente esse mesmo Manual. Amo e aceito as verdades defendidas pela IASD, porém, a liderança da mesma está distanciando essas mesmas verdades do povo. Quando interesses vis e negociatas passam a tomar lugar ou sobrepujar os interesses eternos, tais verdades começam a perder a eficácia naqueles que a advogam.

Lembre-se amigo (a), Deus está interessado em que você se torne seu filho. Que O ame de todo o seu coração e obedeça a seus mandamentos. Que aceite a Jesus como seu único e suficiente salvador. Todavia, jamais condicione o plano da salvação à placa denominacional. Imitar o orgulho israelita, de serem os "legítimos filhos de Abraão", não é apenas loucura, mas ... Ou imitar o fariseu: "...graças dou que não sou como os demais pecadores...", é repetir o mesmo erro de Israel. Um abraço. -- Dr. Lindenberg Vasconcelos. (Correspondência para: psicolin@cable.splicenet.com.br e para adventistas@adventistas.com)


Gostei do sua matéria sobre a igreja de Deus. Porém tenho duas observações para fazer. A primeira é que a igreja de Deus é somente seu povo. E esse povo é todo aquele que faz a Sua vontade, guarda os Seus mandamentos e tem a fé em Jesus. Muito diferente do que os nossos pastores adventistas pregam, dizendo que a igreja é também a organização adventista. Nunca a Organização adventista foi a igreja de Deus. Refiro-me à a empresa adventista com suas fábricas, escolas, hospitais, lojas, universidades e muito mais.

Como disse a profetisa de DEUS, "A igreja não é uma denominação, uma catedral e nem tão pouco uma empresa, a igreja somos nós o Seu povo, a única coisa que Deus cuida na terra. -- Saulo Rodrigues.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com