O Segredo da Vitória dos Leigos: Jejum e Oração

 

Em Momentos de Aflição

“A morte de Tiago causou grande dor e consternação entre os crentes. Quando Pedro também foi preso, a igreja toda se empenhou em jejum e oração.” AA 144.

“Nesses casos de aflição, em que Satanás exerce domínio sobre a mente, devia proceder-se antes da oração a um exame escrupuloso de si mesmo a fim de verificar se existem pecados que precisam ser confessados e abandonados. É mister que haja profunda humilhação da alma diante de Deus e se tenha confiança humilde nos merecimentos do sangue de Cristo. A oração e o jejum nada conseguem, enquanto o coração estiver alheado de Deus por um procedimento erróneo. (Isa. 58:6, 7, 9-11.)” CS 377.

“A fé de Saulo foi severamente provada durante três dias de jejum e oração na casa de Judas, em Damasco.” HR 271.

“Quanta angústia de alma esta necessária severidade custou ao fiel obreiro de Deus, somente o juízo revelará. Houve uma constante luta com elementos opositores; e somente com jejum, humilhação e oração, o progresso foi conseguido.” PR 674.

“Por intermédio da rainha Ester, o Senhor efectuou um poderoso livramento a favor de Seu povo. Numa ocasião em que parecia que nenhum poder poderia salvá-los, Ester e as mulheres associadas a ela, por meio de jejum, oração e acção imediata, enfrentaram a questão, trazendo salvação a seu povo.” E Recebereis Poder, 18 Setembro.

“Nossa obra tem de ser acompanhada de profunda humilhação, jejum e oração. Não devemos esperar que só haja paz e alegria. Haverá tristeza; mas se semearmos em lágrimas, ceifaremos com alegria. Trevas e desapontamento podem por vezes insinuar-se no coração daqueles que se sacrificam; mas isto não lhes é contrário. Pode ser o desígnio de Deus levá-los a buscá-Lo mais fervorosamente.” 2TS 29.

 

Na consagração de Missionários

“Antes de serem enviados como missionários ao mundo pagão, esses apóstolos foram solenemente consagrados a Deus com jejum e oração e a imposição das mãos. Assim foram eles autorizados pela igreja, não somente para ensinar a verdade, mas para realizar o rito do baptismo e organizar igrejas, achando-se investidos de plena autoridade eclesiástica.” AA 161.

 

No Estudo Diligente das Escrituras

“Ao chegar, na providência de Deus, o tempo de o mundo ser provado quanto à verdade para aquele tempo, mentes serão despertadas pelo Seu Espírito para pesquisarem as Escrituras, mesmo com jejum e oração, até que se descubra elo após elo, e estes sejam ligados em perfeita cadeia…. Pontos difíceis da verdade presente têm sido compreendidos pelos fervorosos esforços de uns poucos que eram dedicados à obra. Jejum e fervente oração a Deus têm levado o Senhor a abrir-lhes ao entendimento os Seus tesouros de verdade.” CRA 187.

“É vontade de Deus que todos os fundamentos e posições da verdade sejam acurada e perseverantemente investigados, com oração e jejum. Os crentes não devem ficar em suposições e mal definidas ideias do que constitui a verdade. Sua fé deve estar firmemente estabelecida sobre a Palavra de Deus, de maneira que, quando o tempo de prova chegar, e eles forem levados perante os concílios para responder por sua fé, sejam capazes de dar uma razão para a esperança que neles há, com mansidão e temor.” 2TS 312, 313.

 

Para Deus nos Purificar

“Para certas ocasiões, o jejum e oração são recomendáveis e apropriados. Na mão de Deus são o meio de purificar o coração e promover uma disposição de espírito receptiva. Obtemos resposta às nossas orações porque humilhamos nossa alma perante Deus. É desígnio de Deus que os que têm responsabilidades se reunam com frequência, para aconselharem-se mutuamente e orarem fervorosamente, pedindo aquela sabedoria que unicamente Ele pode comunicar. Unidos, fazei conhecidas a Deus vossas dificuldades. Falai menos; muito tempo precioso se perde em conversas que não trazem luz. Unam-se irmãos em jejum e oração, pedindo a sabedoria que Deus prometeu suprir liberalmente.” CRA 187, 188.

“O bode emissário não mais vinha ao acampamento de Israel, e exigia-se que o homem, que o levara, lavasse com água a si e suas vestes, antes de voltar ao acampamento. Toda esta cerimónia tinha por fim impressionar os israelitas com a santidade de Deus e o Seu horror ao pecado; e, demais, mostrar-lhes que não poderiam entrar em contacto com o pecado sem se poluir. Exigia-se que, enquanto a obra de expiação se efectuava, cada homem afligisse a alma. Todas as ocupações deviam ser postas de parte, e toda a congregação de Israel passar o dia em solene humilhação diante de Deus, com oração, jejum e profundo exame de coração.” GC 419, 420.

 

Para Obtermos Resposta à Oração

“Para certas coisas oração e jejum são recomendáveis e apropriados. Na mão de Deus são um meio de purificar o coração e promover uma disposição mental receptiva. Obtemos resposta a nossas orações, porque humilhamos a nossa alma diante de Deus. Se nosso apetite clama por alimentos cárneos, é necessário jejuar e orar para que o Senhor dê a Sua graça, a fim de que se neguem as concupiscências da carne que combatem contra a alma.” MS 283.

 

Para uma Consagração Total a Deus

“Quando Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, foi levado pelo Espírito de Deus. Não convidou a tentação. Foi para o deserto para estar sozinho, a fim de considerar Sua missão e obra. Por jejum e oração Se devia fortalecer para a sangrenta vereda que Lhe cumpria trilhar. Mas Satanás sabia que Jesus fora para o deserto, e julgou ser essa a melhor ocasião de se Lhe aproximar.” DTN 114.

“Agora e daqui por diante até ao fim do tempo, deve o povo de Deus ser mais fervoroso, mais desperto, não confiando em sua sabedoria, mas na sabedoria de seu Líder. Devem pôr de parte dias de jejum e oração…. O espírito do verdadeiro jejum e oração é o espírito que rende a Deus mente, coração e vontade.” CRA 188, 189.

“Estamos vivendo no período mais solene da história deste mundo. O destino das imensas multidões da Terra está prestes a decidir-se. Nosso próprio bem-estar futuro, e também a salvação de outras almas, dependem do caminho que ora seguimos. Necessitamos ser guiados pelo Espírito da verdade. Todo seguidor de Cristo deve fervorosamente indagar: "Senhor, que queres que eu faça?" Necessitamos humilhar-nos perante o Senhor, com jejum e oração, e meditar muito em Sua Palavra, especialmente nas cenas do juízo. Cumpre-nos buscar agora uma experiência profunda e viva nas coisas de Deus. Não temos um momento a perder. Acontecimentos de importância vital estão a ocorrer em redor de nós; estamos no terreno encantado de Satanás. Não durmais, sentinelas de Deus; o adversário está perto, de emboscada, pronto para a qualquer momento, caso vos torneis negligentes e sonolentos, saltar sobre vós e fazer-vos presa sua.” GC 601.

 

Para Buscar o Espírito Santo

“Nas leituras da Semana de Oração para aquele ano, todo artigo recomendava que as pessoas buscassem o Espírito Santo. Em nossa pequena igreja, reservamos três dias para jejum e oração, e jejuamos e oramos por três dias - isto é, não constantemente juntos, mas sentimos a necessidade de uma obra mais profunda e de possuir mais do Espírito de Deus.” 3ME 364.

 

Para Vencermos o Apetite

“Se nosso apetite clama pela carne de animais mortos, é uma necessidade jejuar e orar para que o Senhor dê Sua graça para negar-se às concupiscências carnais que combatem contra a alma.” CRA 400.

 

Para Expulsar Demónios

“Os nove discípulos estavam ainda ponderando no duro fracasso que lhes sobreviera; e, ao verem-se mais uma vez a sós com Jesus, perguntaram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?  Jesus lhes respondeu: ‘Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo, que se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá - e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta espécie de demónios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.’ Mat. 17:19-21…. Para serem bem sucedidos num combate assim, precisavam pôr mãos à obra com espírito diverso. Sua fé devia ser fortalecida por fervorosa oração e jejum, e humilhação da alma. Deviam esvaziar-se de si mesmos e encher-se com o Espírito e o poder de Deus.” DTN 429, 430, 431.

 

Para Buscar a Sabedoria de Deus

“O povo de Deus deve estar bem desperto, não confiando em sua própria sabedoria, mas inteiramente na sabedoria do seu Dirigente. Devem reservar dias para jejum e oração.” 3ME 414.

 

Para Que Deus Interceda Por Alguém

“Com fé fundada na segura palavra da profecia, Daniel pleiteou do Senhor o imediato cumprimento dessas promessas. Suplicou que a honra de Deus fosse preservada. Em sua petição ele se identificou plenamente com os que não tinham correspondido ao propósito divino, confessando os pecados deles como os seus próprios. ‘Eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus’, declarou o profeta, ‘para O buscar com oração e rogos, com jejum, e saco e cinza. E orei ao Senhor meu Deus, e confessei.’ Dan. 9:3 e 4. Embora Daniel estivesse havia muito na obra de Deus, e dele tivesse sido dito que era ‘mui amado’, agora se apresentava perante Deus como um pecador, expondo veementemente a grande necessidade do povo que amava. A sua oração era eloquente em sua simplicidade, e intensamente fervorosa.” PR 555.

 

Quando Surgem Dificuldades na Obra Missionária

“Grande erro é introduzir a verdade num lugar, e depois faltar o ânimo, a energia e o tacto para a prossecução, pois o trabalho é deixado sem aquele esforço completo e perseverante que é absolutamente necessário nesses lugares. Se existir dificuldade e surgir oposição, há uma retirada covarde, em vez do recurso a Deus com jejum, oração e pranto, e pela fé, apego à fonte de luz, capacidade e fortaleza até que as nuvens se desfaçam e se disperse a escuridão. A fé é fortalecida por entrar em conflito com as dúvidas e influências opostas. A experiência alcançada nessas provas é de maior valor que as jóias mais preciosas.” 3TS 305.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com