Jesus Cristo: Ele, Sim, é o Espírito Soberano!

(1ª Parte)

 

Quando escrevi o artigo “Desrespeito às Ordens Divinas”, que foi publicado como: “Artigo da Revista Adventista Sobre a ‘Soberania do Espírito Santo’ Desrespeita a Ordens Divinas”, eu resolvi fazê-lo com o objetivo de responder a seguinte pergunta: “Irmão Robson, gostaria de saber qual é o seu entendimento a respeito especialmente do último texto utilizado pelo Pr. Érico para afirmar que o Espírito Santo é Deus. Atos 5:3 e 4”. Por isso, do artigo: “Pastor Reclama que a IASD Só Acredita Teoricamente no Espírito Santo”, destaquei apenas o seguinte parágrafo:

O Espírito Santo é tão soberano que concede dons à igreja e os distribui de acordo com a Sua vontade (I Cor. 12:4-11). E mais: "o vento sopra onde quer" (João 3:8). O Novo Testamento diz que o Espírito Santo não somente é soberano para falar (Apoc. 2:7) interceder (Rom. 8:26), ensinar (João 14:26), guiar (Rom. 8:14), etc., mas que Ele é Deus (Atos 5:3 e 4).”.

Portanto, como vocês leitores puderam e poderão perceber, eu não fiz um comentário sobre todo o artigo que o pastor Érico escreveu, apenas procurei responder à pergunta que foi feita. No entanto, por meio desse parágrafo que foi destacado, que é o 2º do artigo que ele escreveu, percebe-se a “suposta fundamentação” para o título: “A Soberania do Espírito Santo”. Contudo, não existe nem na Escritura Sagrada nem nos escritos de Ellen G. White, uma prova para tal soberania.

 

CAFÉ FILOSÓFICO

Esse subtítulo, é em função de um e-mail que recebi do pastor Érico:

De : Café Filosófico cafefilosofico@tdkom.net
Para : josielteli@hotmail.com
Assunto : resposta
Data : Tue, 25 Mar 2003 20:05:15 –0300

Amigo

É de chorar.É de rir e lamentar. Que argumentos montados como um quebra-cabeças! Sabe não vale  a pena discutir com vocês.Quanta maldade para com a Palavra.Vocês ficaram cegos e ou com a consciência cauterizada. A explicação dos dois textos baseados em episódios do AT é coisa de quem não sabe mais que argumentos usar. Hoje um pastor presbiteriano me perguntou de vocês e disse que ao ler as matérias e acusações que vocês fazem revelam o tipo de gente que vocês são e acrescentou: "Eu não perco tempo com esse tipo de gente pois são atrevidos,orgulhosos,arrogantes e não conhecem a humildade de Cristo,além de não contribuírem positivamente para o reino de Deus." Sabe eu creio que esse pastor está com a razão.Uma palavra a mais:Quando eu for escrever um artigo ou quando os pastores ou teólogos adventistas pensarem em escrever algumas coisas nós vamos procurar vocês para saber se podemos ou não escrever e se está certo ou não.Pois vocês são os mais entendidos,os mais sábios do reino,os mais capacitados,os mais inteligentes e os maiores conhecedores do grego,da teologia e da vida dos outros.Vocês estão prestando um grande descerviço a causa de Deus.Já disse em outra ocasião que deveriam ir ou discutir ou convencer a associação geral.Por que ficar pela internet semeando dúvida na mente dos inocentes? Querem fazer adeptos para agirem contra a igreja?Por que se rebelarem abertamente contra tudo e contra todos?Nimguém presta,nimguém sabe nada,todo mundo está errado,o que é isso amigo?CONCLUSÃO:

VOCÊS SÃO OS TEÓLOGOS E OS SÁBIOS DO REINO.PARABÉNS.....

Até aqui dei atenção e resposta a vocês mas agora chega.Não vale a pena.E daqui para a frente deletarei os vossos e-mails,pois tenho muito o que fazer e muitas pessoas para atender que desejam e precisam da minha atenção e ministério.

Pr.Erico

 

PRIMEIRO TEXTO

Desse e-mail que me foi enviado, destacarei alguns pontos:

“... A explicação dos dois textos baseados em episódios do AT é coisa de quem não sabe mais que argumentos usar. ...”.

Essa afirmação do pastor Érico, é que se caracteriza uma prova de quem não estuda e/ou pesquisa a Escritura Sagrada como um todo. Leia o que está escrito em Isaías 28:10 e 13. Leia também o relato que o Messias deixou como exemplo: Luc. 24:27 e 44. Por último, leia o conselho do sábio Salomão:

Eis o que achei, diz o Pregador, conferindo uma coisa com outra, para a respeito delas formar o meu juízo”. (Ecl. 7:27 – ARA).

Estas referências: Deut. 4:2, Prov. 30:5-6, Ecl. 3:14 e Mat. 5:17, são cabíveis em qual contexto e assunto da Palavra do Senhor. Elas servem de fundamento e advertência aos que andam adulterando o Texto Sagrado (acrescentando ou retirando). Por isso, o Messias, por meio do profeta João, no livro do Apocalipse (advertências relacionadas ao próprio livro), escreveu as últimas advertências: Apoc. 22:18 e 19.

Os dois Textos, 1Cor. 12:4 e 11, não estão afirmando que é o Espírito Santo que distribui os dons. Os Textos são claros: “Ora, os dons são diversos, mas o mesmo espírito”. (Literalmente nesta ordem. Ou seja, os dons não se opõem um ao outro). No entanto, caso esse Texto fosse uma referência a uma pessoa. Ele diz: “O mesmo Espírito”. Portanto, como pode ser lido, não está escrito: “o Espírito Santo”.

O Messias disse: “Está escrito”. (Mat. 4:4 e Luc. 4:4). O apóstolo Paulo acrescentou: “... Não ultrapasseis o que está escrito...”. (1Cor. 4:6 – ARA).

Lendo Atos 5:31, Efésios 4:7-11 e Hebreus 8:3, não podemos aceitar que seja outra pessoa a não ser o Messias que distribua os dons a Sua Igreja. Porque em Hebreus, assim está escrito:

Pois todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso, era necessário que também esse Sumo sacerdote tivesse o que oferecer”. (Heb. 8:3 – ARA).

De acordo com o Texto Sagrado, além do Pai, o único Espírito que é soberano, Senhor, é o próprio Messias. É sobre Ele que o apóstolo Paulo fez as afirmações, chamando-O de Senhor. Portanto, nem direta nem indiretamente, existe tal afirmação: “O Espírito Santo é o Senhor”.

“Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. ... Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. (2Cor. 3:14, 16 e 17).

Na primeira Epístola aos Coríntios, o apóstolo afirmou:

“... Para nós, há... um só Senhor, Jesus Cristo...”. (1Cor. 8:6 – ARA). No capítulo 6, ele já havia dito: “Deus ressuscitou o Senhor...”.

 

SEGUNDO TEXTO

Quanto a Atos 5:3-4, os Textos do AT (Cinco: Gên. 39:1, 7-9; Êxodo 17:2; Salmo 51:4 – [Ex. 20:14-17]; Mal. 3:8; Ecl. 5:1-5; e a última é uma interpretação do próprio Texto de Atos 5:3-4 em função de Dan. 9:21 e Luc. 24:4.) que citei, serviram apenas para fazer um paralelo, pois todos eles tratam de pecado contra a Lei de Yahweh e, conseqüentemente, contra Yahweh. No entanto, além de Yahweh, os Textos envolvem outras pessoas.

No entanto, eu poderia ter citado apenas a última (sétima). Pois ela é a maneira correta de se interpretar o Texto de Atos 5:3-4, pois ela está fundamentada na gramática da Língua Grega.

Escrevi o artigo em função do título do artigo: “A Soberania do Espírito Santo” (título baseado principalmente em 1Cor. 12:4 e 11), bem como em função da afirmativa: “... Mas que Ele é Deus” (Falando do Espírito Santo, baseando-se em Atos 5:3 e 4).

Portanto, posso afirmar que, essas afirmações não são um claro Assim diz o Senhor”. Por isso é que elas não respeitam às ordens Divinas. Além do mais como já disse anteriormente, os Textos não estão referindo-se ao Espírito Santo, mas ao “espírito” (1Cor. 12:4); “Espírito” (1Cor. 12:11 – ao Messias) e “ao Espírito, o Santo” (Atos 5:3-4 – ao Messias).

 

UM QUEBRA-CABEÇA

O pastor declarou, exclamando: “... Que argumentos montados como um quebra-cabeças! ...”.

Ellen G. White escreveu o seguinte:

“... A Bíblia é seu próprio expositor. Uma passagem será a chave que descerrará outras passagens, e deste modo haverá luz sobre o significado oculto da Palavra. Comparando diversos textos que tratam do mesmo assunto e examinando sua relação em todo o sentido, tornar-se-á evidente o verdadeiro significado das Escrituras.”

Muitos pensam que precisam consultar comentários sobre as Escrituras para compreenderem o significado da Palavra de Deus, e não queremos tomar a posição de que os comentários não devem ser estudados; mas será necessário muito discernimento para descobrir a verdade de Deus entre a multidão de palavras humanas. Quão pouco tem sido feito pela igreja, como entidade que professa crer na Bíblia, para reunir as jóias esparsas da Palavra de Deus em uma perfeita corrente de verdade! As jóias da verdade não jazem na superfície, como muitos supõem. A mente dominadora na confederação do mal sempre se ocupa em manter a verdade fora do alcance da vista e colocar ante os olhos as opiniões de grandes homens. O adversário está fazendo tudo o que pode para obscurecer a luz do Céu por meio de processos educacionais, pois não quer que os homens ouçam a voz do Senhor, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.’”

As jóias da verdade acham-se espalhadas sobre o terreno da revelação; mas têm sido soterradas sob as tradições humanas, sob os dizeres e mandamento de homens...”. (Fundamentos da Educação Cristã. 2ª ed. 1996. pp. 187-188.).

Grande luz foi concedida aos reformadores; muitos deles, porém, aceitaram os sofismas do erro pela má interpretação das Escrituras. Estes erros foram transmitidos através dos séculos, mas embora sejam muito antigos, não têm a apoiá-los um ‘Assim diz o Senhor’. Pois o Senhor declarou: ‘Não alterarei o que saiu dos Meus lábios.’ Em Sua grande misericórdia, o Senhor permitiu que nestes últimos dias brilhassem ainda maior luz. Enviou-nos Sua mensagem, revelando Sua lei e mostrando-nos o que é verdade”. (Ibidem. p. 450.).

Portanto, podemos dizer que a Escritura Sagrada é muito mais que um quebra-cabeça. Ela é uma mina onde os estudiosos e pesquisadores cavam fundo a procura das jóias escondidas. Por isso, ela deve ser estudada e pesquisada, para que as jóias, espalhadas e soterradas, sejam juntadas para que nos possibilite interpretar corretamente a Escritura Sagrada. (Leia também, Fundamentos da Educação Cristã. 2ª ed. 1996, pp. 390-391, e 2 Pedro 1:20-21).

 

CONCLUSÃO

Não sou e jamais serei o dono da verdade. Contudo, eu também tenho a minha opinião. Eu sei em Quem eu creio. Não é porque uma determinada Versão da Escritura Sagrada afirma uma coisa que eu tenho que acreditar ser a verdade. Não é porque um doutor, mestre, professor ou pastor escreveu ou ensinou de forma diferente determinado assunto que eu tenho que aceitar e crer ser a última palavra. A verdade irrefutável. Não é também porque a IASD defendeu uma doutrina como verdade que eu sou obrigado a crer que é assim. Supondo que a IASD é infalível.

O Messias perguntou aos discípulos: “Que diz o povo ser o Filho do Homem?”. (Mat. 16:13 – ARA).

“E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas”. (Mat. 16:14 – ARA).

O Messias faz uma pergunta direta a cada um: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?”. (Mat. 16:15 – ARA).

Essas perguntas também podem ser feitas em relação ao Espírito Santo. E de acordo com a Escritura Sagrada e em especial, os Textos em questão, o Espírito Santo não é soberano nem é D-us. Portanto, concluo dizendo que os Textos de 1Cor. 12:4 e 11 e Atos 5:3-4 não estão referindo-se ao Espírito Santo. Sendo assim, nessas referências bíblicas, o Espírito Soberano é o próprio Messias. Ele é quem concede os dons a Sua Igreja. (Atos 5:31; Efésios 4:7-11 e Heb. 8:3. Veja também Mat. 28:18).

“... Hoje um pastor presbiteriano me perguntou de vocês e disse que ao ler as matérias e acusações que vocês fazem revelam o tipo de gente que vocês são e acrescentou: ‘Eu não perco tempo com esse tipo de gente pois são atrevidos, orgulhosos, arrogantes e não conhecem a humildade de Cristo, além de não contribuírem positivamente para o reino de Deus. ...’”.

O parágrafo acima, será comentado na outra parte que escreverei ao site. – josielteli@hotmail.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com