Burocratização da Fé:
Existe um Único Jeito Certo de Encaminhar Nossas Orações ao Céu?

 

Amigos,

Sou .........................................., ancião e tesoureiro da igreja de .................... em ........................ , ...... Gostaria muito de poder contar com vocês em relação ao um assunto que tem trazido grandes problemas para nossa igreja.

Tenho sempre freqüentado vosso site e muitas coisas ali contidas têm me ajudado. O assunto que gostaria que vocês esclarecessem está relacionado à hieraquia divina, pois um grupo de pessoas tem dado grande ênfase a oração dirigida a Jesus. Eles afirmam que nossas orações têm que ser dirigidas ao Filho (Jesus), o qual Se encarregará de levar nossas orações ao Pai (Deus).

Nós, porém, temos aprendido que nossas orações simplesmente vão a Deus em nome de Jesus. Mas estas pessoas dizem que não é em nome de Jesus, mas ao nome de Jesus, o qual é nosso intercessor. Dizem mais ainda, que se eu me dirigir a Deus diretamente, em nome de Jesus, estou desrespeitando a pessoa de Jesus, o qual é a ponte que nos liga a Deus.


Resposta do editor

Caro irmão,

Creio que seria pior se estivessem ocorrendo aí orações direcionadas ao "Deus Espírito" ou à Trindade, como têm acontecido em muitas igrejas adventistas do sétimo dia, acatando modelos sugeridos em nosso próprio hinário e legitimados pela crença trinitariana equivocada, de que não há hierarquia no Céu e três deuses coiguais e coeternos revezam-se no atendimento às orações dos seres humanos. Supervalorizar, porém, a hierarquia celeste e estabelecer uma burocracia litúrgica no endereçamento de nossas orações é ir além do que está escrito, como veremos abaixo.

Contudo, convém lembrar que não podemos considerar um erro destinar ocasionalmente nossas orações a Jesus, uma vez que Ele próprio disse que "toda a autoridade Me foi dada no Céu e na Terra" (Mateus 28:18). E de acordo com o apóstolo Paulo, em Filipenses 2:9-11, toda honra endereçada ao Filho glorifica, na verdade, ao Pai:

Deus o exaltou sobremaneira e Lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Foi por essa razão que Jesus Cristo não proibiu aos discípulos que orassem diretamente a Ele e comprometeu-Se a responder positivamente a essas orações:

    E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 14:13-14.

Estevão, por ocasião de seu apedrejamento, orou: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito!" (Atos 7:59.) A conhecida expressão Maranata -- Vem, Senhor! -- é também uma oração endereçada a Jesus. Lembremo-nos, porém, que Jesus Cristo também afirmou:

"O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz." João 5:19.

 

1. Que modelo de endereçamento da oração foi apresentado pelo próprio Senhor Jesus Cristo no Sermão da Montanha? Mateus 6:6-9.

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome...

Nossas orações, em geral, devem ser dirigidas, portanto, ao Pai. E há um detalhe que, talvez, tenha passado despercebido para algumas pessoas. Nessa oração-modelo, Jesus não inclui a obrigatoriedade de que as orações dirigidas ao Pai sejam apresentadas em Seu nome. (Veja versículos 10-13.)

2. Qual é a única condição expressa por Jesus Cristo para que nossa oração dirigida ao Pai seja aceita? Mateus 6:12, 14-15.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores. ...Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Não são, portanto, as palavras que usamos que asseguram o atendimento do Pai às nossas orações, mas o espírito de humildade e tolerância com que as fazemos.

Leia também Marcos 11:25 e João 15:16:

E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.

...a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

3. Que característica do Pai torna secundária a preocupação com o uso das palavras certas e do endereçamento correto de nossas orações? João 16:26-27.

Naquele dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei ao Pai por vós. Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus.

O amor do Pai para conosco, revelado através da doação de Seu Filho para nos salvar, deve levar-nos a nos aproximar dEle com confiança, na certeza de que nos receberá sempre com misericórdia e bondade. Afirmar que o Pai não nos atenderá se nos dirigirmos diretamente a Ele é desconsiderar a revelação do caráter amoroso do Pai celestial feita por Jesus e dar crédito às mentiras de Satanás.

Também não é correto dizer que Jesus Cristo é desrespeitado quando oramos diretamente ao Pai, primeiro porque Jesus jamais cobiçou o lugar do Pai nem no trono do Céu nem nos corações humanos. (Ver Filipenses 2:6-8.) Segundo, porque Jesus Cristo veio ao mundo exatamente para restabelecer a confiança da humanidade na misericórdia e amor do Pai a fim de estimular-nos a reiniciar o relacionamento interrompido com Deus, uma vez que nossos pecados, que faziam separação entre nós e o Pai, podem agora ser perdoados com base no sacrifício do Filho de Deus. 

4. No momento em que nos reunimos para adorar a Deus em Seu nome, onde está Jesus? Mateus 18:19-20.

Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

Resposta: Junto conosco! Sim, quando nos reunimos em nome de Jesus, Ele próprio, em Sua onipresença, une-Se a nós em cânticos e oração. Assim, nosso louvor e petições são recebidos e aceitos pelo Pai, porque sobem misturados a Seus méritos. O texto deixa claro, porém, que é o Pai que nos concede o que necessitamos, porque Ele é o soberano do universo.

5. Acima de tudo, o que é necessário para agradarmos a Deus em nossas orações? Hebreus 11:6 e 4:16.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

...Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

Não basta, portanto, confiar unicamente nos méritos do Filho, para que nossas orações sejam atendidas. É preciso entender que a morte de Jesus Cristo em nosso lugar só foi possível porque o Pai nos amou de tal maneira que nos deu o Seu Filho unigênito para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16.) Em outras palavras, sem fé no amor do Pai, não adianta orar ao Filho, pois você O estará fazendo mentiroso.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com o moço rico, que se aproximou de Jesus para saber o caminho da vida eterna e o denominou "bom mestre". Jesus o repreendeu, dizendo:

"Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus." Lucas 18:19.

6. Que maravilhosa certeza nos traz a confiança na bondade de Deus, o Pai, revelada através da doação de Seu Filho à humanidade?

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Romanos 8:31-32.

O Pai já nos fez a doação máxima, que foi a entrega de Seu Filho à morte em nosso lugar. Nada que Lhe peçamos alcançará a grandiosidade desse ato de amor. Seja o que for que Lhe pedirmos, será sempre pouco diante do preço pago por nossa salvação. 

7. Que outro motivo Jesus apresenta para que façamos nossas orações ao Pai em Seu nome? João 16:23-24.

    Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

Como já vimos, Jesus não quer para Si a glória que pertence ao Pai. Por isso, procura incentivar-nos a nos aproximar de Deus com confiança e intimidade, pedindo em Seu nome para que nos sintamos mais seguros e à vontade. E Ele garante que seremos atendidos, porque o Pai quer ver-nos completamente felizes.

Quem já arrecadou alimentos ou quaisquer outra doações em nome de terceiros ou de alguma instituição sabe que pedir em nome de outra pessoa é mais do que simplesmente apresentar a autorização desta para nossa solicitação. Pedir em nome de outro é pedir pelo outro, como se estivesse no lugar dele. Assim, pedir em nome de Jesus não é apenas tentar comover a Deus, citando o nome do Filho a quem Ele tanto ama. É pedir para nós como se fosse para o Filho de Deus! E com certeza, o Pai não nos deixará de atender.

Orar em nome de Jesus é, portanto, mais que cumprir uma mera formalidade litúrgica. É ter fé que, quando nos reunimos em Seu nome. Ele Se põe em nosso meio e Se junta a nós em nossa adoração, identificando-Se conosco em nossas necessidades. Por isso, podemos apresentar nossos pedidos a Deus como se fossem os de Seu próprio Filho e ter a certeza de que Ele nos atenderá.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Mateus 7:11.

-- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com