No Princípio, Criaram Deuses os Céus e a Terra? E Disseram os Deuses: Façamos o Homem...?

 

Para a defesa do Dogma da Trindade, os adventistas arianos ao lerem Gênesis 1:26 onde diz: "E disse Deus:'façamos o homem à nossa imagem...'" encontram neste texto bíblico duas interpretações para sustentar seu trinitarianismo. Uma interpretação está relacionada com o uso do verbo fazer no plural, na frase: "Façamos o homem à nossa imagem".

Para os adventistas arianos defensores da Trindade, o verbo fazer no plural, indicaria a existência de uma pluralidade de pessoas dentro da unidade Deus. Contudo, já demonstramos, aqui mesmo neste site, que aquele que crê no Espírito de Profecia, não pode de maneira alguma aceitar esta argumentação. Mas não é especificamente esse o assunto deste artigo. (Veja a relação completa de nossos artigos abaixo!)

Uma outra leitura e explicação trinitariana para o mesmo versículo, está relacionada precisamente com a palavra usada para se referir a Deus.

A palavra Deus que é usada no primeiro capítulo de Gênesis, é a tradução da palavra Elohim. Essa palavra que é um substantivo, carrega no seu significado original uma pluralidade que ao se ligar a um verbo no plural (façamos), abre as portas para os mais desavisados e mal intencionados verem em Gênesis referências a um Deus triúno.  

Felizmente, os próprios teólogos adventistas não podem negar as evidências em contrário, as quais existem unanimemente entre os especialistas no estudo do texto bíblico. Em caso contrário, teriam que admitir traduções como: "No princípio, criaram deuses os céus e a terra" ou "E disseram os deuses: Façamos o homem à nossa imagem..."

 

Qualquer adventista, antes de tentar usar o substantivo Elohim que contém em si uma carga de pluralidade, para com ele tentar provar o Dogma da Trindade, deveria saber que:  

"Eloim inclui a plenitude da Divindade. 'Seu uso no plural tem levado alguns a quererem provar com ele a Doutrina da Trindade.' Sabemos que o plural nas línguas semíticas servia como uma espécie de superlativo ou de intensidade. Por exemplo a palavra céu aparecia sempre na forma plural para designar sua majestade ou extensão. O mesmo acontece com a palavra mar."  APOLINÁRIO, Pedro. Apostila sobre as testemunhas de Jeová e a exegese. São Paulo: I.A.E, 1981. p. 62  

Como está sendo apresentado, o renomado professor e teólogo adventista Pedro Apolinário, afirma categoricamente que a palavra Elohim não tem nada a ver com o Dogma da Trindade.

De onde o professor Pedro tirou sua conclusão? Por incrível que pareça, de dentro do próprio Comentário Bíblico Adventista que sobre o assunto nos diz o seguinte:  

"Al referirse a Dios, se usa el sustantivo Elohim casi exclusivamente en plural. Algunos han entendido que aqui se deja traslucir la doctrina de la Trindade. Fue Elohim quien dijo: 'Hagamos al hombre a nuestra imagen, conforma a nuestra semejanza.' Este uso del plural sugiere ciertamente la plenitud y las múltiples capacidades de los atributos divinos. Al mismo tiempo, el uso constante de la forma singular del verbo (disse Deus) recalca la unidad de la Deidad y constituye una repreensión para el politeísmo." COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DEL SÉPTIMO DIA, TOMO I, p. 180.  

Como se pode perceber, até a erudição bíblico-adventista impede que se veja em Gênesis qualquer coisa relacionada com o Dogma da Trindade. É por este motivo que o doutor Paulo Cilas, ao conduzir minha exclusão disse que eu deveria aceitar o Dogma da Trindade unicamente pela fé sem tentar compreendê-lo... Neste caso, se minha fé não tiver base na razão, eu poderia professar qualquer outra religião, por mais absurda que ela pudesse ser!

O que dizem outros especialistas não adventistas sobre o mesmo assunto?

"A palavra portuguêsa Deus, que tem a mesma na língua latina, representa alguns nomes da Bíblia, referentes ao Criador. O termo que é de mais freqüente uso é Elohim, que restritamente falando é uma forma do plural, derivando-se provavelmente da palavra eloah. Mas, embora seja plural, é certo que, quando de refere ao único verdadeiro Deus, o verbo da oração, de que Elohim é o sujeito, e o nome predicativo vão quase invariávelmente para o singular.[...] A causa deste estranho uso, de indicar Deus por meio de uma forma do plural, não se acha determinada; mas pode provavelmente estar no fato de ter algumas vezes o plural na língua hebraica um sentido intensivo." BUCKLAND, Rev.A.R. Dicionário Bíblico Universal. Rio de Janeiro: Livros Evangélicos, 1957 2ed. p.225.  

Como claramente se percebe, crer que Gênesis apresenta de forma velada o Dogma da Trindade, é ir muito longe do que está escrito e da intenção do autor do texto bíblico. -- Elpídio da Cruz Silva, adventista há mais de vinte anos, excluído da igreja em 29/11/2003, por não crer na doutrina católica da trindade e falar contra ela. (Edição: Robson Ramos)

Série de artigos do mesmo autor:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com