O Que é o "Pecado Para Morte" de I João 5:16?

Gostaria que apresentassem um comentário sobre aquele texto de I João 5:16-17, sobre pecado para morte, pelo qual não se deve orar. Em tempo: o argumento de que João se refere ao pecado contra o Espírito Santo, eu já o tenho de um amigo; porém, não me convenceu. Vocês teriam algo diferente?

Olá, segue tentativa de explicação, analisando-se o contexto das afirmações do apóstolo João:

I João 5:

13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.
14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
16 Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.
17 Toda injustiça é pecado, e há pecado não para morte.

18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

Embora recomendemos que cada um formule sua própria compreensão das Escrituras, estudando-as em oração e com mente receptiva para a iluminação do Espírito de Deus, acrescentamos que a passagem pode ficar bem mais fácil de ser compreendida se procurarmos compreender os versos 16 e 17 dentro de seu contexto imediato. Isto é, considerando pelo menos alguns versos que vêm antes e depois deles. Mas antes disso, relembremos o que o apóstolo João diz nessa mesma epístola sobre o pecado e a nossa condição de pecadores:

I João 1:8 a 2:2:

8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
2 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;
2 e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Em outras palavras, João diz:

Verso 8 - Apesar de cristãos, todos nós somos pecadores.
Verso 9 - Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus nos perdoa e dá forças para vencer o pecado.
Verso 10 - Aquele que pensa ou diz que não tem pecado, está longe de Deus.
Verso 1 - O ideal é que não pequemos, mas, se isso ocorrer acidental ou eventualmente, devemos nos lembrar de que Jesus intercede por nós.
Verso 2 - Jesus é nossa garantia de perdão, não somente pelos nossos pecados, mas pelos pecados de todas as pessoas.

Sabendo, portanto, que:

1. Somos todos pecadores, mas
2. Podemos ser perdoados e feitos vencedores
3. Porque Jesus nos garante a salvação
4. desde que confessemos os nossos pecados;
5. e que essa possibilidade de perdão e purificação se estende a todas as pessoas...

...Logo, se virmos um irmão, cometendo um pecado acidental ou eventualmente, podemos pedir a Deus que lhe dê forças e tempo (vida!) para reconhecer e confessar seu próprio pecado e ter certeza de que essa nossa oração será atendida.

Pessoalmente, creio ser este o sentido das palavras do apóstolo:

I João 5:

13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.
14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
16 Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.
17 Toda injustiça é pecado, e há pecado não para morte.
18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

Resumindo em outras palavras, os versos acima, diríamos:

Verso 13 - Quem crê que a salvação é um presente de Deus (Afinal, o significado no nome Yehoshua é "Deus é salvação ou cura completa"!), e que esse presente é dado através de Seu Filho, tem garantida a vida eterna...

Versos 14 e 15 - ...e pode ter certeza de que Deus ouve as orações feitas segundo a Sua vontade. Portanto,

Verso 16 - Se vir seu irmão pecando acidental ou eventualmente, pode pedir que Deus lhe dê VIDA, [isto é, tempo adicional para reconhecer e confessar seu pecado], desde que, de fato, isto esteja ocorrendo ocasional e excepcionalmente, pois não podemos pedir que Deus dê vida longa a um pecador contumaz e impenitente. [Por exemplo, não podemos pedir que Deus preserve a vida de um traficante ou latrocida, embora devamos trabalhar e orar por sua conversão.]

Verso 17 - Pecado é sempre pecado, mas existem tipos diferentes de pecado. [Como saber a diferença? O verso seguinte responde:]

Verso 18 - "Aquele que é nascido Deus não vive em pecado." O pecado é uma fraqueza momentânea e um acidente lamentável na vida dos filhos de Deus, não uma prática freqüente. "Aquele que nasceu de Deus", isto é, Jesus Cristo, nos livra da escravidão do pecado.

Portanto, se virmos um irmão em pecado, peçamos a Deus que lhe dê vida para que tenha tempo de se arrepender do mal praticado. "Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue." I João 5:16. -- Robson Ramos

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com