Tinha 4 Opções, Decidi Sair da IASD!

Hélio Rodrigues de Souza

Amados irmãos adventistas, venho por meio desta informar que pedi minha exclusão da organização que controla as igrejas adventistas e conseqüentemente  controla a atual igreja adventista do sétimo dia.

Não apostatei da fé dos pioneiros adventistas Tiago White, William White e John Nevins  Andrews, mas apostatei das ordenanças da administração e  das teorias de Jerry Moon, Woodrow Whidden e John W. Reeve, autores do livro “A Trindade” e   quero deixar claro que  o principal motivo  de minha saída é doutrinário.

Desde que me converti sempre acreditei na Bíblia e até hoje continuo acreditando e creio que vou acreditar sempre.

A Bíblia ensina que devemos adorar a Deus e a seu Filho Jesus Cristo e que há um só mediador entre Deus e os homens. (João 17:3; I Coríntios 8:6;     I Timóteo 2:5) enquanto a atual organização adventista ensina que devemos adorar um terceiro ser e que há outro mediador além de Jesus Cristo.   

Quando ingressei na igreja passei a ler os livros da senhora Ellen White.

E nesses livros  aprendi que “Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo seu propósito , planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem à Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora disse Deus a Seu Filho: “Façamos o homem à Nossa imagem”. História da Redenção págs.  20/21, referindo-se  a Gênesis 1:26.

Onde Ellen White afirmou que havia Deus e Jesus Cristo o livro “A Trindade” editado  pela Casa Publicadora Brasileira em 2003 assim afirma: “Aqui, a Divindade cria os seres humanos à “nossa imagem” – o Pai , o Espírito e o Filho formando uma pluralidade criativa, amorável e pessoal.” Página 40.

Sobre a personalidade ou identidade do Espírito Santo, Ellen White assim declarou:

“A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem se reunir passagens da Escritura e dar-lhes significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro”. (Atos dos Apóstolos, 1976 , páginas 51 e 52).

No entanto, sobre a natureza do Espírito Santo assim ensina a atual Igreja Adventista do Sétimo Dia: “Muitas pessoas sinceras entendem que o Espírito Santo  é uma espécie de corrente elétrica ou força conectada ao trono de Deus ou a uma Internet celestial, provendo uma linha telefônica impessoal para que Deus Se comunique conosco. Sim, por certo o Espírito Santo é um grande canal de comunicação! A esmagadora evidência bíblica, entretanto sugere que Ele é uma pessoa, um membro auto-consciente da única Divindade Verdadeira. “A Trindade”, página 76, CPB, 2003).

Para Ellen White a natureza do Espírito Santo é um mistério e o silêncio é ouro. Para a igreja atual a natureza do Espírito Santo deixou de ser um mistério para ser uma pessoa.

Quem está errado? Ellen White, a Bíblia ou a igreja atual? Com certeza a Bíblia e a Srª  Ellen White  estão corretas. O mesmo não se pode dizer do livro “A Trindade”.

Em quase todos os sermões adventistas  estou ouvindo que a Bíblia ensina que devemos adorar uma trindade, ou seja, três deuses dentro de um  único deus. Muitos foram  excluídos porque não acreditam na doutrina da Trindade. Se na Bíblia não existe sequer a palavra trindade e se Ellen White que escreveu mais de cem livros nunca escreveu nenhum livro sobre a trindade, em quem devo acreditar na Bíblia ou nos doutores em divindade?

Jesus perdoou a mulher adultera e a IASD não perdoa aqueles que adoram apenas o Pai e o Filho. Jesus não excluiu de sua comunidade a mulher adultera e a IASD exclui de sua comunidade os que seguindo a Bíblia adoram apenas o Pai e o Filho.

Amados irmãos da IASD, membros em geral, anciãos, diáconos e pastores, entre adorar o Pai e o Filho como está escrito na Bíblia e adorar uma trindade como prega a tradição adventista resolvi abandonar a tradição e seguir a Bíblia.

Assim é o resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Lembrem-se disso: amo a Deus acima de todas as coisas, reconheço Jesus Cristo como Filho de Deus e nosso intercessor perante o Pai e se alguém disser para você que deve me ignorar porque sai da IASD,  lembre-se que eu também sou teu próximo e que continuo amando os irmãos adventistas que estiveram próximo de mim durante os últimos doze anos.

Eu teria quatro opções:

1ª) Continuar na igreja fingindo acreditar  em tudo que está sendo dito;

2ª) Discutir na própria igreja a questão da trindade e acabar sendo excluído como muitos foram;

3ª) Esperar a igreja corrigir essa doutrina, o que poderia nunca ocorrer; 

4ª) Tomar a atitude de sair da IASD.

Entre adorar unicamente a Deus e a Jesus Cristo acompanhado inicialmente de um pequeno grupo ou seguir um grande sistema religioso trinitariano prefiro adorar unicamente a Deus e a Jesus Cristo mesmo sabendo que essa atitude pode parecer estranha a muitos dos meus amados irmãos e amigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Há outros motivos, porém esse é fundamental e principal.

Estou filiando-me a um pequeno grupo de pessoas  com as quais,  como os adventistas pioneiros, adoramos unicamente ao Pai e ao Filho.

Espero encontrar todos vocês algum dia na terra e na eternidade no Céu.

Amados, assim como Lutero ensinou, sigamos a Bíblia somente a Bíblia.

Dos irmãos em Cristo Jesus,

Hélio Rodrigues de Souza e Eliana Martins Rodrigues de Souza , ex-membros da Igreja Adventista Central de Santo André – Associação Paulistana, conforme telegrama, solicitando  a retirada dos nomes  do rol de membros da igreja  remetido ao pastor da Igreja Adventista  Central de Santo André, em 19 de abril de 2007.

( helio.oab@uol.com.br )

Prezados irmãos Hélio e Eliana


Amados Irmãos: 

Paz Seja Convosco!

Ao ler o teor da carta enviada por vós a IASD lembrei-me de algumas citações do Espírito de Profecia, a qual transcrevo abaixo.

"Vi que Deus tem filhos honestos entre os adventistas nominais e as igrejas caídas, e antes que as pragas sejam derramadas, ministros e povo serão chamados a sair dessas igrejas e alegremente receberão a verdade. Satanás sabe disto, e antes que o alto clamor da terceira mensagem angélica seja ouvido, ele suscitará um excitamento nessas corporações religiosas, a fim de que os que rejeitaram a verdade pensem que Deus está com eles. Ele espera enganar os honestos e levá-los a pensar que Deus ainda está trabalhando pelas igrejas. Mas a luz brilhará, e todos os honestos deixarão as igrejas caídas, e tomarão posição ao lado dos remanescentes."  – Primeiros Escritos, 261

 

A Luz da verdade alcançou-lhes o entendimento, assim como chegou a compreensão de muitos outros irmãos que também a aceitaram, e como conseqüência, a grande maioria, foram difamados, perseguidos, e finalmente excluídos da IASD, pois essa não mais quer andar na plataforma da verdade Bíblica, no tocante a Adoração, tão plenamente compreendida e aceita pelos pioneiros da IASD, tornando impossível a permanência, em seu seio, daqueles que querem recebem e viver essa verdade. Com o abrilhantamento da luz muitos irmãos deixarãos a igreja Adventista nominal, bem como, as igrejas caídas, que para Deus são a mesma coisa, e tomarão posição ao lado dos remanescentes.  Vale aqui salientar que, deixar a Igreja Adventista Nominal, significa deixar de ser adventista só de nome, mesmo estando dentro da Corporação ASD, para viver a Verdade Eterna que extrapola as placas denominacionais.

 

Lembrem-se irmãos que: “Não somos salvos como uma seita; nenhum nome denominacional tem qualquer virtude que nos coloque em condição favorável diante de Deus.” – Revie And Herald 10-02-1891

 

Os irmãos sairam de uma igreja grande, com mais de 600 membros, acredito, para praticar a verdadeira adoração ao único Deus, o Pai, e a Seu filho Jesus, o Cristo, junto à um pequeno grupo de irmãos. Mas tenham em mente que:

 

"Deus possui uma Igreja.  Não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas, sim, o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos.  Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, alí estou no meio deles. (Mat. 18:20).  Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é sua igreja, pois somente a presença do Alto e Sublime que habita a eternidade pode constituir uma Igreja."  - E.G.White. Manuscript Releases, nº 17, p. 81-82.)

 

Sejam Bem Vindos. Que Deus, o Pai, por Seu Filho Jesus, o Cristo, conceda-lhes o poder do Seu Espírito em porção sem medidas, para que, cada dia, sejam valiosos instrumentos em Suas mãos. Essa é a nossa oração.

 

Um grande e fraternal abraço

 

Seu irmão em Cristo.

 

Aparecido José de Souza

Associação Brasileira dos Adventistas Leigos - ABALei

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com