O que o Editorial do Pr. Rubens Lessa Não Disse

Quando o Pr. Rubens Lessa no editorial da Revista Adventista deste mês de abril de 2007, diz fazer uma confissão solidária da Divindade em nome de todos os Adventistas “convictos” na Trindade, ele não explica que a “convicção” da maioria destes Adventistas não se baseia em um estudo pessoal e profundo da Bíblia, da história da Igreja Cristã e do Movimento Adventista, mas sim naquilo que seus líderes (pastores e doutores em divindade) lhes dizem que devem acreditar. Eles acomodadamente acreditam piamente nos argumentos que estes produziram, mesmo que sejam ilógicos, confusos, dúbios e contraditórios, pois se conformam com a premissa de que tudo está envolto em um “mistério” que a mente humana jamais poderá entender.

Eu pergunto, QUE CONVICÇÃO É ESTA QUE:

● Despreza textos simples e claros das Escrituras que apontam para Deus o Pai como o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, Seu Filho unigênito, a quem Ele enviou?

Desconsidera o significado bíblico da palavra “espírito” e a usa de forma antagônica quando a mesma está relacionada a Deus?

● Joga no lixo os artigos e livros dos Pioneiros quando estes, nos primeiros 50 anos de história desta Igreja, combatiam o dogma católico trinitariano, alegando que estes pioneiros estavam em erro e que a descoberta da verdade é progressiva? (verdade esta que já havia sido descoberta pela Igreja Católica há mais de 1.500 anos atrás).

● Acredita e usa como argumento de defesa textos obscuros supostamente escritos por Ellen White, mas que comprovadamente foram modificados, adulterados e manipulados? (Ennis Meier já provou com documentos descobertos na própria Conferência Geral todo o embuste, e hoje tudo isto está na internet para quem quiser comprovar por si mesmo: http://www.arquivoxiasd.com/parte5.htm).

● Contradiz a aquela que eles mesmos afirmam ter sido inspirada por Deus a transmitir mensagens de advertência para esta igreja, ignorando quando ela diz: “Enquanto as Escrituras são a Palavra de Deus e devem ser respeitadas, se o que eles mostram altera um pilar do fundamento que Deus tem sustentado nesses passados 50 anos, é um grande engano.”?

● Fecha os olhos para o fato de que a “doutrina” da trindade nunca fez parte das crenças fundamentais desta igreja até que em 1931 fossem incorporadas de forma não oficial, e somente oficializada na Assembléia de Dallas em 1980?

Desculpem-me, mas este tipo de convicção eu já encontrei em católicos que acreditam na Virgem Maria e nos Santos como intercessores entre Deus e os homens, em evangélicos que não aceitam o sábado bíblico como um mandamento para toda a raça humana, e em espíritas que defendem uma alma que pode sobreviver de forma consciente fora do corpo.

A convicção de todos estes não se sustenta por tudo aquilo que está revelado na nossa única fonte de crença e prática, a Bíblia. Quer dizer, não se sustenta até surgir alguém para reinterpretar aquilo que a Bíblia ensina de forma cristalina e clara, com argumentos fantasiosos da mente humana.

Quando o Pr. Lessa afirma que aqueles que não aceitam a trindade “tentam se valer de algumas passagens bíblicas para sustentar sua posição”, não explica que na verdade todas as passagens bíblicas usadas pelos não trinitarianos podem ser naturalmente entendidas com base na literalidade do texto e com base no contexto geral do livro e de toda a Bíblia; enquanto, por outro lado, todos os textos usados pelos trinitarianos sempre precisarão de uma elaborada explicação de um entendido no assunto argumentando:

“Aqui a palavra filho não significa filho literal”;

“Aqui a palavra espírito não deve ser entendida no sentido geral que a Bíblia traz”;

“Aqui quando Jesus se refere ao Pai como o Seu Deus deve ser levado em conta sua encarnação”;

“Aqui quando só fala de dois tronos e dois soberanos, você precisa visualizar o Deus Espírito como um rio a fluir destes tronos que não precisa de um trono”;

“Aqui quando fala de Jesus morrendo pelos nossos pecados você precisa entender que só a parte humana foi que morreu, pois a outra parte é divina, e Deus não pode morrer”;

“Aqui quando fala do Espírito de Deus ou o Espírito de Cristo você precisa entender que são outros nomes do Deus Espírito Santo, mas não venha querendo me perguntar quanto ao Espírito de Espírito Santo!”

O Pr. Lessa complementa dizendo que todos os argumentos contra a trindade foram refutados “com muita clareza no livro A Trindade”. Será? Faça um teste! Pergunte a todo aquele que já leu este livro se ele entendeu com muita clareza toda a argumentação trinitariana. Acho que você poderá se surpreender com as respostas. A maioria aceita por causa da autoridade dos três doutores que o escreveram, bem como pelo fato de ser um livro oficialmente aceito e indicado pelos líderes da IASD. Agora profunda e irrefutável convicção pessoal, duvido!

Faça um outro teste! Leia com oração e sinceridade na busca pela verdade a Bíblia de capa a capa por si mesmo, e depois responda: Caso você não tivesse tido contato com nenhuma das mirabolantes explicações teológicas dos doutores em divindade, por tudo aquilo que lá está escrito de forma literalmente clara e cristalina, você honestamente se tornaria um trinitariano convicto?

Duvido!

Irmão X

Do www.arquivoxiasd.com

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com