A Trindade e o Sapo de Três Cabeças

Sou cristão há 35 anos e durante todo este tempo testemunhei várias tentativas de pastores e pregadores para ilustrar a doutrina da Trindade. Uns comparam a Trindade à água que pode se apresentar nos estados sólido, líquido ou gasoso. Outros compararam o Deus-Trino a um ovo que tem casca, clara e gema, mas é apenas um ovo. Outros ainda lançam mão das "entidades coletivas" para tentar explicar o Deus-Trindade: a comparação mais comum nesta categoria é a de uma classe com vários alunos. Os alunos são várias pessoas, mas continuam sendo apenas uma classe. É claro que é impossível encontrar uma ilustração perfeita para a Trindade, mas posso confessar que em todos estes anos não encontrei nenhuma analogia tão próxima ao conceito de Deus-Trino do que a demonstrada no video do Sapo de Três Cabeças divulgado no www.adventistas.com.

Resolvi escrever esta matéria após ler diversas críticas na internet a respeito da divulgação deste video. Os críticos acusavam o editor do site de faltar com respeito a Deus ao lançar mão de uma analogia bizarra e desrespeitosa. O que estes críticos desconhecem, ou fingem desconhecer, é que uma analogia tem o objetivo de chamar a atenção para um determinado aspecto comum entre dois objetos. Uma analogia não implica de forma alguma que todos os atributos da analogia sejam comparáveis aos atributos do objeto que se busca ilustrar.

A Esposa "Égua" de Salomão

Salomão certa ocasião fez a seguinte declaração de amor para uma de suas mulheres: "Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor" (Cantares 1:9). Que bela comparação! Está claro que o conjunto de atributos comuns entre a mulher de Salomão e as éguas de Faraó é bem reduzido. Salomão provavelmente está se referindo à beleza e aos enfeites das éguas de Faraó, atributos comparáveis aos da sua esposa, a Sulamita. Não é necessário ser um PhD em teologia para chegar à conclusão de que o objetivo de Salomão não foi comparar a inteligência, força ou velocidade das éguas com os mesmos atributos de sua amada. Toda comparação tem um domínio bem limitado. Os trinitarianos têm que entender isso para não ficarem magoados com a ilustração do Sapo Triúno. Se eles fecharem a mente para o fato de que uma analogia tem um domínio limitado, vão continuar citando o video do sapo para criticar o site www.adventistas.com.

Aspectos Intrigantes da Trindade e Ilustrações Mal Sucedidas

O aspecto mais intrigante da Trindade é o fato de haver um só Deus formado por três pessoas distintas, co-substanciais, cada uma delas chamada de Deus (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). O conjunto de três pessoas é chamado de Deus (Deus-Trino, o único Deus) e cada uma das pessoas que compõem a Trindade é também chamado de Deus. Então "Deus" para um trinitariano pode ser a entidade coletiva Pai+Filho+Espírito como pode ser cada componente deste conjunto. Este é, sem dúvida, o aspecto mais confuso da doutrina da Trindade e é, portanto, para este aspecto que se busca uma comparação, uma ilustração para apoiar o ensino da doutrina da Trindade. Vejamos como os pastores e pregadores Trinitarianos têm tentado ilustrar esta doutrina.

O Deus-Ovo: Casca, Clara e Gema

Assim como um ovo é formado por casca, clara e gema e continua sendo apenas UM ovo (e não três ovos), Deus é apenas um, mas formado por três pessoas. Ouvi alguns pastores trinitarianos usarem esta comparação (e o interessante é que ninguém na igreja ficou ofendido). Mas qual é o problema desta comparação? O problema é que na doutrina da Trindade tanto o conjunto de três quando cada um dos elementos do conjunto é chamado de Deus. A comparação com o ovo falha pois não podemos chamar de ovo a casca. A casca é parte do ovo, não o ovo. A doutrina da Trindade não diz que o Espírito Santo é parte de Deus, mas sim que é Deus, 100% Deus. A comparação também falha pelo fato da casca, clara e gema não serem formadas da mesma substância, não são co-substanciais.

O Deus-H2O: Sólido, Líquido e Gasoso

Se o problema é co-substancialidade que tal compararmos as três pessoas da Trindade aos três estados da água: sólido, líquido e gasoso? Esta é uma comparação antiga usada por muitos pastores e professores trinitarianos (novamente sem despertar qualquer oposição por parte dos fiéis e dos alunos). Qual é o problema com esta comparação? O problema está na definição trinitariana de Deus: uma entidade única formada por três pessoas. A água não pode ser definida com uma entidade única formada pelos estados em que ela pode se apresentar, ou seja, os estados da água são apenas formas em que a água pode se apresentar e não componentes da água. Além disso o que agora é gelo, em alguns minutos pode ser um vapor. A comparação da água em seus três estados seria excelente para os defensores do Modalismo ou Sabelianismo. Estes ensinam que Deus é apenas uma pessoa (e não três pessoas) e esta única pessoa se manifesta de três maneiras diferentes. Para estes a comparação da água nos seus três estados cai como uma luva!

O Deus-Classe e Seus Alunos

Se o problema é representar as pessoas da Trindade como componentes de um conjunto único chamado Deus, basta lançar mão da velha comparação da classe de aula. Uma classe tem vários alunos, cada aluno é uma pessoa, mesmo tendo várias pessoas temos apenas uma única classe. Os pastores e pregadores que usam esta comparação para tentar ilustrar a Trindade esquecem-se de que cada um dos membros da Trindade também é chamado de Deus. Não é apenas o conjunto Trindade que é chamado de Deus (Deus-Trino), cada membro da Trindade também recebe este título. Podemos aplicar isso na ilustração da classe? É claro que não! Não podemos pegar um elemento da classe, um aluno, e chamá-lo de classe. Como resolver este intrigante desafio de buscar uma comparação para a Trindade que não falhe no teste da co-substancialidade, no teste da individualidade, no teste da pluralidade na unidade e no teste da denominação do conjunto igual à denominação de cada elemento do conjunto?

O Sapo-Triuno: A Ilustração Ideal para Pastores e Pregadores Trinitarianos

Surpreendentemente um website não trinitariano resolveu o problema de muitos pastores e professores de Bíblia trinitarianos ao divulgar uma ilustração quase perfeita para os aspectos intrigantes da natureza do Deus-Trino. (É claro que muitos se ofenderam com a analogia pelo fato de um sapo ser um animal repugnante e, neste caso, portador de uma anomalia, mas deve ficar claro que não são atributos como repugnância ou anomalia que se busca ilustrar - lembre-se da comparação de Salomão: toda analogia tem um domínio limitado).

Vejamos se a ilustração do Sapo Triúno passa no teste dos elementos mais complicados de serem entendidos na Trindade:

Em primeiro lugar os componentes do Sapo Triúno são co-substanciais. Há alguma dúvida sobre isso?

Em segundo lugar o Sapo Triúno é um perfeito exemplo de pluralidade na unidade: São três sapos em apenas um. Note no video que cada um dos três sapos respira independentemente um do outro, ou seja, eles têm sistemas respiratórios autônomos, têm um certo grau de individualidade. Mesmo assim são apenas um sapo.

Em terceiro lugar a denominação Sapo pode ser aplicada tanto ao "bloco" composto de três sapo bem como a cada um dos três sapos componentes. (Lembre-se de que os trinitarianos chamam de "Deus" o conjunto composto pelas três pessoas, Deus-Triúno, e também chamam de Deus a cada uma das três pessoas individualmente).

Se você ainda está escandalizado com a comparação do Deus-Triúno com o Sapo de três cabeças, tente encontrar uma analogia que não falhe na ilustração dos aspectos mais intrigantes da Trindade mencionados acima. Se você deseja ser um Mestre como Cristo foi, buscará as melhores analogias para as lições espirituais, partirá do conhecido a fim de ensinar o desconhecido, buscará incansavelmente comparações que se encaixem bem nos atributos que se deseja ensinar. Depois de muita busca por uma comparação adequada você finalmente chegará à conclusão de que o Sapo Triúno é a melhor analogia para ensinar a doutrina da Trindade. Portanto, sugiro que ao dar este estudo bíblico ou ao pregar sobre a Trindade em sua igreja você leve o seu computador, conecte-o num projetor, acesse o site www.adventistas.com e mostre o video do Sapo Triúno. Lembre-se de destacar que uma analogia está limitada apenas a alguns aspectos do objeto que se deseja comparar (lembre-se da égua de Salomão e da esposa de Faraó). Não se esqueça de avisar que qualquer semelhança com Apocalipse 16:13 é mera coincidência.

Um forte abraço a todos.

Ricardo Nicotra

PS: Meu único objetivo neste artigo foi mostrar que a ilustração do Sapo Triúno é quase perfeita para representar os aspectos mais intrigantes da Trindade. Se você deseja fazer críticas a este artigo ou à publicação do video do Sapo Triúno, sinta-se à vontade. Mas só receberei e considerarei as críticas que satisfizerem duas condições: (1) que venham acompanhadas de uma ilustração alternativa dos aspectos da Trindade citados acima. (2) que se encaixem de forma mais adequada do que a ilustração do Sapo Triúno.

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com