George Knight Banca o "Advogado do Diabo"

Dennis Hokama, do www.atoday.com (revista digital não-oficial, de linha liberal)

03 de Julho de 2000

Nos próximos cinco dias, haverá cinco apresentações e oficinas sob o título que o presidente Jan Paulsen chama de: "Janelas para a Missão." Baseados no formato seguido hoje, os delegados serão solicitados a se fracionarem em pequenos grupos depois de cada apresentação. Usando a palestra como trampolim, cada grupo será solicitado a compor e então apresentar publicamente uma lista das respostas de seus grupos a algumas perguntas baseadas na palestra. Os assuntos desta "Janelas para a Missão" são:

  1. 02.07.2000: A Igreja Pensando Estrategicamente.
  2. 03.07.2000: Trazendo uma Testemunha para Outras Religiões.
  3. 04.07.2000: Unidade em Terminar a Obra.
  4. 05.07.2000: Treinando para a Maturidade e Discipulado.
  5. 06.07.2000: O Partilhamento de Recursos como um Instrumento da Missão e Unidade.

O Dr. George Knight da Universidade de Andrews dissertou sobre o tópico "A Igreja Pensando Estrategicamente." O formato que ele escolheu foi bancar o "advogado do diabo". O que segue é uma reconstrução da essência de sua apresentação.

Se fosse o diabo, eu:

  1. ...desencorajaria os jovens da igreja por existirem sepre velhos membros impondo seus próprios gostos, estilos, métodos e perspectivas para a juventude como se isso fosse essencial para ser um Adventista.
  2. ...faria a igreja pensar pequeno por aceitar as extremamente modestas realizações como mais do que pode ser esperado.
  3. ...faria as pessoas crerem que só há um único modo de fazer as coisas, e então forçaria esta convicção por fazer todos fazerem as coisas do mesmo modo. Ele usou o serviço de adoração, como um exemplo. Embora afirmasse nada saber acerca do serviço "celebration", Knight disse que em algumas igrejas, ele faria a congregação cair no sono justamente antes da doxologia e despertar somente depois da bênção final, e ainda faria para que tudo acontecesse enquanto eles estivessem dormindo.
  4. ...subestimaria a importância da nova tecnologia para terminar a obra da igreja.
  5. ...faria com que os pastores e administradores fizessem tudo ao invés de permitir a autorização e habilitação os leigos para planejar e executar sozinhos a obra da igreja.
  6. ...minaria a importância da congregação local e retiraria toda a autonomia deles para garantir isto, enquanto isso focalizaria a atenção deles sobre assuntos mais abstratos e remotos.
  7. ...criaria mais níveis administrativos e mais administradores. Eu tomaria os pastores mais eficientes de suas congregações e os colocaria atrás de um escrivaninha. A Igreja Adventista tem mais níveis de administração do que qualquer uma outra igreja no mundo.... incluindo a Igreja Católica. Os Adventistas têm quatro níveis de administração, disse Knight, enquanto que a abertamente hierárquica Igreja Católica tem apenas dois.
  8. ...faria os Adventistas terem medo do Espírito Santo.
  9. ...encorajaria a igreja a continuar apostando aslto no jogo dos números. Gastaria dinheiro estritamente na base de onde mais batismos podem ser colhidos com a menor quantidade de para os poucos investidos. Negligenciaria, então os brancos da América do Norte e Rússia (Caucasianos).
  10. ...faria os Adventistas esquecerem ou enfatizarem demais sua herança apocalíptica.
  11. ...faria os Adventistas sustentarem que todas as suas crenças tradicionais são de igual importância e portanto igualmente não-negociáveis.
  12. ...faria os Adventistas lutarem um contra o outro.
  13. ...faria os Adventistas pensarem de modo tribal, nacional, ou racial.
  14. ...olharia de modo desprezível para o Sábado, fazendo eles pensarem e agirem como se a gusrda do Sábado fosse o amargo preço de pertencer à igreja de Deus. Eu os faria ansiar mais a noite do Sábado mais do que para a noite da Sexta-feira.

Depois de citar os pontos acima, Knight encerrou dizendo que se ele fosse Deus, ele encorajaria a igreja a gastar suas energias pensando, planejando e agindo em derrotar os planos do diabo.

A maioria desses pontos desenvolvidos por Knight foi recebida muito entusiasticamente com aplauso e mesmo grito de "Bravo!" especialmente do gabinete da imprensa e da plataforma, enquanto que os delegados sentados pelo meio do campo pareciam decididamente menos expressivos.

As duas perguntas a cada grupo de discussão foi:

  1. Eu creio que as maiores oportunidades da igreja são:
  2. Eu creio que os maiores desafios ou ameaças da igreja são:

Índice

Abertura | [Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com