Terça-feira, 29 de agosto de 2000 - 01h08   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Células de porco restauram impulsos nervosos

Nova York - Cientistas conseguiram unir células de porco às medulas espinhais previamente seccionadas de ratos e restaurar alguns impulsos nervosos. Além disso, as células de porco usadas foram preparadas geneticamente para receber uma proteína humana que ajudou a evitar que o sistema imunológico dos camundongos rejeitasse o tecido implantado.

O estudo, conduzido na Universidade Yale, fornece a mais recente evidência de que os porcos podem representar uma fonte de células e órgãos para transplante em humanos. Os pesquisadores também disseram que a experiência, publicada na edição de setembro de Nature Biotechnology, é um novo passo rumo à cura de lesões na medula.

Segundo os cientistas, o experimento mostra como o xenotransplante - o transplante de células e órgãos entre espécies diferentes - pode prolongar a vida dos pacientes e melhorar sua saúde, pelo menos até que um transplante humano se torne disponível.

Outros pesquisadores se surpreenderam com a compatibilidade entre as células de porco alteradas e o sistema nervoso dos ratos. Restaurar a função nervosa com transplantes de células é apenas uma das áreas promissoras, disseram eles. Como as barreiras imunológicas foram superadas, os porcos também podem suprir os humanos com corações, pulmões, rins e fígados. 

Fonte: http://www.estadao.com.br/agestado/internacional/2000/ago/29/9.htm

Ver também:

[Retornar]

Copyright © 2000 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com