Começa o Encontro Mundial de Líderes Religiosos Promovido pela ONU

Música, gritos e convites à oração marcaram a abertura do Millennium World Peace Summit, que reúne mais de mil líderes religiosos das Nações Unidas durante esta semana em Nova Iorque, EUA. Ao final dos trabalhos, os participantes pretendem publicar uma declaração conjunta sobre a paz, miséria e meio ambiente, bem como a formação de um concílio de líderes religiosos que auxiliarão a ONU na prevenção a conflitos de fundo religioso.

Entre os líderes do programa, está o cardeal Francis Arinze, presidente Pontífice Conselho para o Diálogo Interreligioso do Vaticano; o líder budista cambodjano Samdech Preah Maha Ghosananda; e o grande mufti da Bósnia, Mustafa Ceric, além do "reverendo" Jesse Jackson. A Igreja Adventista também enviou representantes (embora diga que são apenas "observadores", como se fosse possível participar de uma cerimônia espírita ou ritual afro apenas para ver como é).

http://www.nytimes.com/aponline/a/AP-Peace-Summit.html

Em iniciativa paralela, o Programa Ambiental da ONU (UN Environment Programme) anuncia hoje o lançamento do livro Earth and Faith: A Book of Reflection for Action (Terra e Fé: Um Livro de Reflexão para a Ação), publicado pela UNEP e a Interfaith Partnership for the Environment (Parceria Interreligiosa para o Ambientalismo. Com 80 páginas, o livro proporciona um panorama dos problemas ambientais do mundo hoje e fala dos esforços das Nações Unidas para superá-los. Explora o tema da responsabilidade humana quanto à proteção ao planeta a partir da perspectiva de diferentes credos.

http://www.un.org/News/dh/latest/page2.html#6 

Leia também (em espanhol):


Abaixo, informações adicionais sobre o evento de Nova Iorque: 

Mil Líderes Religiosos se Encontram em NY

Terça, 29 de agosto de 2000

Cerca de mil representantes das principais religiões do mundo estão reunidos a partir desta segunda-feira na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no 1º Encontro Mundial de Líderes Religiosos e Espirituais pela Paz. A reunião, que se encerrará na próxima quinta-feira, tem como objetivo coordenar as ações dos líderes religiosos e diminuir as tensões entre suas comunidades.

Uma Declaração Mundial de Paz está sendo preparada pelos participantes do encontro, que também analisam propostas como a criação de uma comissão de líderes encarregada de colaborar com a ONU na resolução de conflitos. Os organizadores do evento estabeleceram que 28 de agosto passa a ser o Dia da Oração para a Paz Mundial. "Pedimos a todas as pessoas do mundo que se reúnam em seus lares e locais de oração e trabalho para rezar pela paz", afirmou nesta segunda-feira o secretário-geral do encontro, Bawa Jain.

As delegações mais numerosas são a judaica, que inclui o grão-rabino de Israel, Meir Lau, e a muçulmana, que conta com o grão-mufti da Síria, xeque Ahmad Kuftaro. Também participam do evento líderes de diversas religiões cristãs, do xintoísmo, hinduísmo e budismo, entre outras. O líder exilado dos budistas do Tibete, o dalai-lama, não foi convidado para a reunião por pressão do governo da China, que o acusa de apoiar a independência dessa região.

Bispos poloneses pediram perdão pela tolerância da Igreja Católica em relação ao anti-semitismo e ao desprezo contra os não-católicos. O pedido foi feito numa carta de desculpas pelas falhas da Igreja Católica ao longo da história, aprovada pelos bispos na última sexta-feira. O texto foi lido durante as missas do domingo pelos padres da Polônia, cuja população é 95% católica.

Fonte: http://www.terra.com.br/mundo/2000/08/29/001.htm 


ONU Promove Encontro Religioso Mas Não Convida Dalai Lama

NOVA YORK (Reuters) - Líderes religiosos e espirituais de todo o mundo inauguraram na segunda-feira (28) à noite a Cúpula para a Paz no Mundo no Milênio, na qual eles irão rezar e discutir o que podem fazer para ajudar a solucionar os conflitos mundiais.

A grande ausência entre os mil monges, rabinos e ministros das mais de 15 grandes tradições presentes é o Dalai Lama, o conhecido líder espiritual do Tibete e vencedor do Nobel da Paz de 1989.

Fonte: http://www.zip.net/zipnoticias/mundo/ultimas/287172017.shtml 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com