Secretário da ONU Pede Diálogo e Cooperação Ecumênica Entre Líderes Religiosos Mundiais

29 de agosto, 2000

NAÇÕES UNIDAS (CNN) -- O Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, ONU, Kofi Annan, pediu a representantes religiosos reunidos em Nova York que dessem um exemplo de paz e justiça ao mundo, alertando que nenhuma religião possui todas as respostas, mas que as raízes de todas elas jazem sobre as mesmas bases.

"As práticas (religiosas) diferem muito", disse Annan aos participantes da Cúpula Mundial de Paz do Milênio na terça-feira. "Mas, no fundo, estamos lidando com valores universais: piedade, tolerância, amor ao próximo."

Os organizadores vêem a conferência como uma oportunidade de examinar se a religião pode ser usada para apoiar as metas pacificadoras da ONU -- uma idéia que Annan diz ser intrínseca ao organismo mundial.

"Valores como esse incentivam as diretrizes da ONU e vão ao encontro de nossa busca pela paz mundial", afirmou Annan. "Vamos reafirmar hoje o direito fundamental de todos os homens e mulheres à liberdade de religião, de culto, de estabelecer e manter locais de culto, de escrever, publicar e ensinar, de celebrar dias sagrados e de escolher nossos líderes religiosos próprios."

Mas o secretário-geral da ONU fez um alerta sobre o que chama de "o lado obscuro" da religião.

"Extremistas religiosos têm oprimido e discriminado mulheres e minorias", declarou. " A religião tem andado lado a lado com o nacionalismo, alimentando as chamas da violência e colocando grupo contra grupo; líderes religiosos nem sempre têm se manifestado quando suas vozes poderiam ter combatido o ódio e a perseguição ou poderiam ter tirado as pessoas da indiferença."

Mas, segundo o secretário-geral da ONU, as falhas "não estão na crença, mas naqueles que crêem"-- não estão na religião em si, mas em sua prática.

"Homens e mulheres de fé são uma forte influência sobre a conduta de um grupo", declarou Annan. " Como professores e guias, vocês podem ser agentes poderosos de mudanças; podem dar um exemplo de diálogo entre as religiões e cooperação."

Fonte: http://www.cnnbrasil.com/2000/americas/eua/08/29/annan.religiao/index.html 

Leia Também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com