Laodicéia Como Igreja Nunca Irá Aceitar o Convite de Cristo

Falando sobre o livro 1888 Re-Examinado, que vocês disponibilizam no Menu SITES RECOMENDADOS... Eu também recomendo este livro porque revela claramente a maneira pela qual devemos viver e apresentar o assunto da Justificação e Santificação. 

Sempre gostei de ler os livros de Waggoner e Jones. Infelizmente, sempre tive que compra-los em outras editoras. Que pena que a nossa Casa Publicadora não publicou alguns dos livros desses autores! Era desígnio da Sra. White, Waggoner e Jones que a mensagem do alto clamor, ou do quarto anjo, fosse aceita na reunião da Conferência Geral de 1888. Infelizmente, isto não ocorreu.

A Sra. White foi enviada para a Austrália e Waggoner para a Inglaterra. O trio foi desfeito e Jones não teve forças para enfrentar toda a Organização sozinho.  Ele desistiu, ficou cansado, e foi viver seus últimos dias em paz em um desses movimentos adventistas dissidentes. Não o culpo porque não é fácil viver em um ambiente onde a pessoa não seja apreciada.

Nós sabemos que a aceitação generalizada da doutrina da justificação pela fé, revelada pelo trio -- Ellen White, Waggoner e Jones -- na Conferência Geral de 1888, não seria possível porque Jesus já havia previsto que a mensagem seria levada e aceita individualmente. Na Mensagem ao Laodicéia, isto está implícito: "Eis que estou à porta e bato. SE ALGUÉM..."  Isto é individual! Não está escrito: "Quando A IGREJA ouvir a minha voz..."

Já está na hora de amadurecermos para este assunto. Não quero desprezar a função da Igreja Adventista do Sétimo Dia no mundo. Sou ativo líder dessa igreja na região de Los Angeles, EUA. A função da igreja como organização é importante na disseminação da literatura, conservação de patrimônio e no sustento das missões.

Respeito à individualidade

As igrejas locais, principalmente no Brasil, já deveriam estar amadurecidas para a variedade de métodos, idéias e principalmente ao respeito da individualidade de cada membro. 

Cada membro deve examinar por si mesmo as nossas doutrinas e aceitá-las caso estejam de acordo com os ensinamentos de Jesus.  Por exemplo, existem muitas variedades de pensamento nas interpretações de profecias e isto é muito bom porque a luz é revelada de maneira progressiva.

Nos anos 60, a Iasd desenvolveu-se em vários assuntos e agora está, finalmente, se despertando para o assunto da justificação pela fé. Quero aqui aproveitar para parabenizar ao grupo de jovens da Igreja Central Paulistana, que persevera no estudo do assunto da justificação pela fé sob a direção do prof. Edson Xavier e Magno Montanha. Este agora é líder em Los Angeles.

Infelizmente, recebi informações que a Igreja Central Paulistana, repetindo as tradicionais barbeiragens que a Igreja Católica cometeu ao perseguir Martinho Lutero, estaria perseguindo alguns membros desse grupo de estudo, não permitindo que alguns deles tenham cargos de liderança naquela igreja. 

Que feio! Mas ainda há tempo para a liderança da Igreja Central Paulistana bem como as outras lideranças pelo Brasil afora amadurecerem para valorizar e respeitar a individualidade, liberdade de pensamento e conclusões individuais de cada um.  A própria Sra. White assegura que cada um, individualmente, é responsável por examinar e aceitar as doutrinas de Cristo  I N D I V I D U A L M E N T E , porque é individualmente que estaremos com Cristo perante o Pai no julgamento final.

Nelson Oliveira, da igreja de Los Angeles, EUA

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com