Robson Ramos: "A Idéia de uma Associação de Leigos Não Me Empolga..."

Uma proposta de uma Associação Jurídica de Leigos tem circulado pelas listas adventistas de discussão por e-mail e também aqui no Www.Adventistas.Com. Publiquei as mensagens sem praticamente me pronunciar. Apenas cortei uma linha de uma, em que um irmão propunha meu nome para integrar uma comissão de formação.

Para ser bem sincero, a idéia não me empolga tanto. Não consigo acreditar que associações dessa natureza, fundamentadas sobre estatutos e leis humanas, possam, de fato, representar um avanço. A Organização adventista, que está do jeito que todos nós sabemos, surgiu exatamente assim, construída sobre boas idéias de irmãos muito bem intencionados. Mas deu no que está aí...

Talvez associações localizadas ou entidades jurídicas, que permitam a um grupo de determinado bairro ou cidade manter seu local de reuniões sob o controle e propriedade de todos, possam ser úteis para não acontecer como em Poá, onde nossos irmãos tiveram de alugar um novo salão para continuarem se reunindo (Avenida Antônio Massa, 300 - Praça da Bíblia)

Não vejo outra utilidade que torne necessária ou imprescindível essa associação jurídica, porque a igreja ou corpo de Cristo é uma associação natureza espiritual. Jesus substituiu a religião do templo de pedra dos judeus por uma igreja de carne e osso, composta por pedras vivas, cujo templo se encontra no interior de cada um dos fiéis. Foi assim que Pedro entendeu as palavras que lhe foram dirigidas por Cristo. Veja II Pedro 2:4-8. Paulo confirma que nosso corpo é templo do Espírito Santo e que junto formamos a igreja (corpo) de Cristo.

A Sra. White afirma no sermão de Otsego que somos salvos individualmente e que o nome denominacional não tem qualquer virtude. 

Quem se recorda da visão do caminho estreito, compreende que já passou da hora de deixarmos para trás os carroções e seguirmos individualmente pela trilha íngreme junto ao paredão de rocha à beira do abismo, até que chegue o momento de cruzar o abismo suspensos unicamente pela corda da fé.

Se fomos enganados durante tanto tempo por líderes, que julgávamos estar a serviço de Deus, foi também por culpa nossa. Lemos a Bíblia superficialmente e não prestamos atenção no que Jesus Cristo o tempo todo nos dizia sobre o reino (ou igreja) que aqui veio estabelecer:

-- Onde fica Sua igreja verdadeira, Senhor? Que placa tem ela sobre a porta?

-- "Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós." Lucas 17:20-21.

-- Mas... e se quisermos nos reunir entre irmãos, para nos fortalecer em grupo, onde o Senhor estará?

-- "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles." Mateus 18:20.

-- Isso é tão esquisito, Senhor, só dois ou três?

-- Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus." Mateus 18:19.

-- Quer dizer que não faz diferença pertencer a esta ou aquela igreja, estar filiado a esta aquela estrutura?

-- Podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:21-24.

-- E liderança, Senhor, não precisamos dela? Não é importante que alguns planejem e coordenem o trabalho?

-- Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mateus 20:25-28.

-- Nada de salário então, Senhor? Nem coleta de dízimos?

-- Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre nos vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de sandálias, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. E, em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, indagai quem neles é digno; e aí ficai até vos retirardes. Mateus 10:9-11.

-- E títulos, Senhor? Não é importante que alguns sejam pagos para estudar a Bíblia com mais profundidade e ensiná-la à igreja?

-- Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo. Mas o maior dentre vós será vosso servo. Mateus 23:8-11.

-- Essa igreja que o Senhor propõe é muito diferente daquela com que estamos acostumados! Nada de títulos, nada de organogramas, nada de dinheiro...

-- Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. Mateus 21:13.

-- Nós, não, Senhor. Foram eles. O Senhor sabe quem... 

-- Acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 10:17-22. -- Robson Ramos

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com