CARTAS
Vida Melhorou Depois que Deixou de Pagar o Dízimo Como Obrigação

Gostaria de expor minha experiência no tocante aos dízimos. Mesmo antes que surgissem esses questionamentos quanto à obrigatoriedade dos dízimos nos dias de hoje, eu já entendia que os dízimos não tinham essa força opressora. Deixem-me explicar o que quero dizer com "opressora". 

Certa vez, quando passei por problemas financeiros, imaginei logo, como fazem os adventistas em geral, que tudo poderia ser por culpa de ha ver falhado em algum ponto no cálculo dos dízimos. Fiquei perturbado, em depressão, achava que DEUS me estava punindo com uma situação financeira atrapalhada. Nem conseguia dormir. Preocupado com meus credores e com DEUS, que me olhava de lá de cima com uma grande caderneta com todas as anotações de dízimos pendentes!

Coloque-se por alguns instantes em minha pele. Não era preocupação simplesmente por estar em dívida, mas uma incerteza completa quanto à salvação, uma vez que a igreja prega que quem é fiel no pouco (O DÍZIMO) certamente DEUS lhe colocará no muito (O CÉU!). Do contrário, adeus Nova Terra! Entende agora porque digo que a instituição do dízimo tem uma força opressora?!

Imagino que neste exato momento, milhares de irmãos Adventistas podem estar preocupados com sua Salvação e situação financeira, pois acreditam que DEUS lhes está amaldiçoando e desaprovando para sempre. Graças a DEUS meus olhos se abriram! E agora, nesse pacote de artigos sobre o dízimo que o Adventistas.Com está publicando, encontro a confirmação final de que o dízimo não é mais obrigatório. Isso trás um alivio, pois muitos que, ganhando salário mínimo, passam necessidades ou deixam de quitar suas dívidas, enrolando-se cada vez mais, financeiramente, para devolver o dízimo.

Agora, deixem-me explicar como os meus olhos se abriram. No inicio de outubro de 1998,  minha esposa estava grávida de cinco meses e construíamos a nossa casa enquanto esperávamos a chegada do nosso filho... Mas como gerenciar todas essas despesas, devolver o dizimo e construir a casa com um salário mensal de R$ 230.00? Foi quando escolhi "sonegar" o dizimo! O que me levou a tomar tal atitude foi perceber o caráter mesquinho e egoísta que eu estava imprimido em minha mente em relação à DEUS.

Pensei logo em todas as dificuldades engendradas por DEUS contra min por aquela decisão. Pensei em fome, dificuldades financeiras maiores e o não cumprimento das promessa de Malaquias. Mas, para minha surpresa, esse período foi o mais abundante que já tive. Mesmo sonegando o imposto "divino"!

Pensei, então: "Não pode! Alguma coisa está errada... Então, procurei examinar as Escrituras por mim mesmo e cheguei à mesma conclusão quanto aos referidos assuntos. Mas você pode até me perguntar: "Por que não falou antes?" Justamente por causa da opressão e pressão que sofrem os irmãos na igreja no tocante ao dízimo. Muitas vezes se ouve no púlpito o condicionamento da salvação ao pagamento do referido imposto. 

Temi por perseguição e não quis ser causador de confusão em almas sinceras e queridas minhas. Mesmo assim, no anonimato, quando podia e percebia que alguém gostaria de esclarecimentos quanto ao assunto, ilustrava com minha própria experiência de "Como Deus abençoa quem trabalha, ainda que seja um sonegador de dízimo"!

Bem eu tenho muito mais pra falar mas ficaria muito longo. Em posterior e-mail colocarei os textos simples e claros que me auxiliaram durante este período tenebroso de minha vida.

Um abraço, Volney


Será???
Prezado Volney
Li neste site "não-oficial" sobre sua experiência quando deixou de devolver o dizimo. Sinto lhe informar mas você vem agindo de forma a plantar vento e colher, a qualquer momento, tempestade.
 
Nao ha o menor fundamento em suas palavras. Considere estas observações, e peço a Deus que lhe abra os olhos antes que seja tarde demais.
 
1 - Você diz que a maneira como se prega na igreja sobre o dízimo tem sido de forma opressora, e que resolveu "sonegar" o dízimo para de fato fazer "prova" de Deus. Observe que você nao quis fazer "prova" das bênçãos de Deus, mas sim de uma possível punição pelo fato de não estar mais cumprindo com seu dever diante de Deus. Você mesmo diz que "esperava" a qualquer momento sofrer uma punição divina. 
 
Que coisa ridícula! Como pode alguém que conhece a verdade adorar um Deus que julga ser tirano e opressor? Por aqui já se percebe que sua experiência espiritual tem sido das mais fracas, pois sequer conhece o Deus de amor que sempre pregamos e que a Bíblia mostra em todo o seu curso.
 
2 - Você diz que procurou estudar a Bíblia "por você mesmo", ou seja, por seu próprio conhecimento. Se você sequer conhece o Deus de amor que a Bíblia apresenta, como espera saber de Sua verdade, se não conhece o Dono da verdade? Sempre que procuramos entender as verdades delineadas pela Palavra de Deus por nosso próprio entendimento, caímos em contradição, e na maioria das vezes nos decepcionamos. Satanás se aproveita de nossa "curiosidade", principalmente quando pensamos estar aptos a realizar alguma grande obra em nossa vida, e penetra em nosso coração incutindo idéias e ideais os mais absurdos, como isto que você ser uma nova experiência.
 
3 - Fico triste em saber que você julga estar gozando de um dos melhores momentos de sua vida. Este momento de "gozo" que você julga estar desfrutando parece estar relacionado com coisas materiais, e não espirituais, ou seja, parece que aquilo que você julga ser uma bênção pode a qualquer momento tornar-se em "mal...digo, decepção".
Satanás esta sempre pronto a dar muitas "bênçãos" aos que optam por não mais fazer a vontade de Deus, inclusive fazê-los pensar que estão sendo abençoados por Deus.
 
Por fim, faço um apelo a você, que parece estar interessado na verdade, e não em contradições criadas por pessoas revoltadas com a administração da igreja (assim espero). Meu amigo, creia que quando Deus disse sobre o dever de devolvermos o dízimo e as bençãos advindas deste ato, estava pronto para abençoar você por seu ato de obediência como uma conseqüência do amor que você sente por Ele.
 
Não importa o que os dirigentes da igreja fazem com o dízimo, pois nós não devolvemos para eles, e, sim, para Deus. Se eles, como mordomos-mor, não são responsáveis diante de Deus, "azar" o deles, pois Jesus esta prestes a voltar, e nao vai relevar tais coisas. Cabe a nós fazer o que Deus ordenou que fizéssemos, pois tudo o que Ele disse para fazer-mos está fundamentado no amor.
 
Estarei a sua disposição para maiores informações.

Livinston - Sao Paulo


Mi pregunta es: Acaso, quien trabaja en el evangelio no debe vivir del evangelio? Acaso se debe colocar bozal al buey que trilla? Claro, estoy de acuerdo que cuando te das cuenta que el dinero destinado para la obra de Dios y su crecimiento y engrandecimiento, esta siendo mal utilizado en actividades paganas, queda abierta la posibilidad de no participar de cohecho y retenerlos para usalor en la obra en el pago de obreros biblicos o en donaciones para el establecimiento de puntales de la obra medica misionera. Gracias.

guiomar23@hotmail.com 


Hermanos brasileros, les deseo a todos una feliz semana y que la paz del cielo sea con ustedes, acabamos de pasar una semana de oracion muy hermosa dirigida por el Presidente de la Union de Cuba y sentimos las presencia del espiruto santo en medio nuestro, fue una semana en que Dios a traves de su siervo nos hablo a cada uno de nosotros directo corazon, deseo pedirle que oren por nosotros, somos la iglesia Hispana de Hollywood, en Florida USA, con amor cristiano.

Teresita Castillo


Hermanos, el pastor Paul me dio esta direccion y quiero desearles feliz dia en el nombre del Señor. Les hablo desde Guatemala Centroamerica, espero que puedan leer esto ya que ustedes hablan portugues. 

Quiero animarlos y exortarlos a que sigan adelante, es un sitio muy visitado y muy informativo, lleno de profecia, y de la bienanventurada esperanza de la segunda venida del señor Jesús, me gustaria si fuera posible incluir mas ARTICULOS EN ESPAÑOL ya que de tando entrar a este sitio ya estoy aprendiendo un poco portugues pero otros hermanos les cuesta un poco mas.

JESUS VIENE MARANATA!

Roberto


Prezado Robson,

Um dias desses discordei de você e levei bomba. Você pediu que eu nao entrasse em sua página.

Sou adventista de coração. Nascido nesta igreja. Devolvo meu dízimo há mais de 20 anos. Nao posso reclamar por isso. Deus tem me abençoado grandemente.

Penso que se nao fosse a fidelidade dos membros, a igreja Adventista nao seria o que é hoje.

Tenho certeza que existe joio entre o trigo. Quero ser trigo. Cada um dará conta de sí a Deus.

Você me passa a impressão de ser um adventista que sofreu alguma decepção com alguém na igreja. Nao generalize. Nem tudo está perdido por que alguns nao sao o que você gostaria que fosse. Busque a Deus e use esse site para promover a unidade entre os fiéis. O que você está fazendo é atrapalhar o desenvolvimento da fé dos mais novos e que nao têm estrutura para ler suas mágoas e insatisfações.

Luís Mário - Curitiba-PR

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com