Igreja Freezer Conserva Membros para o Fogo do Inferno

Neste sábado, dia 11, estive na igreja de uma das instituições adventistas. Não há porque citar o nome, pois imagino que a situação seja muito semelhante nas demais igrejas.

Tudo muito bonito, música, como sempre, bem ensaiada, sermão bem estudado. Tudo estaria perfeito, não faltasse uma coisa - e a principal: unção. Foi aquela coisa certinha, bem ensaiada, impecável. E olhava-se para o público ouvinte, a maioria parecia estar distante, apática, sem reação. 

Fiquei me perguntando: o que há com esse povo? Adventista se gaba de saber doutrinas mais do que qualquer outro evangélico, de ser o «povo da Bíblia». Era, não é mais. Tem evangélico dando banho de bíblia em adventista. Pelo menos no que se refere ao comprometimento com a Palavra viva de Deus. Crer, disse Jesus, até os demônios crêem. E ainda assim vão para o castigo eterno!

Sabe, amigo, a igreja adventista precisa acordar, precisa pregar e viver um evangelho vivo, que transforma de verdade. Não adianta ter instituições lindíssimas, ter os melhores cantores, as melhores escolas, mas famílias destruídas, vivendo de fachada, jovens viciados em sexo, drogas... E não me venha dizer que isso não é verdade, porque você sabe muito bem que existe, lamentavelmente, pela falta de compromisso da liderança... Mais preocupada com os prédios, com as instituições, com as fachadas e muito menos com as pessoas!

Sem a unção do Espírito do Senhor, tudo isso não passa de um edifício lindo como o templo de Jerusalém - aquele mesmo sobre o que Jesus profetizou que não restaria «pedra sobre pedra». E por falar em Jerusalém, parece que a IASD está copiando direitinho os religiosos do tempo de Cristo. Falo com temor e tremor. Sinceramente, como gostaria de não estar dizendo isso!

Aí, para justificar, citam a velha frase, diga-se de passagem, tirada fora do seu contexto, de que a «igreja defeituosa e fraca é a menina dos olhos de Deus na Terra». A citação não é literal, mas o sentido é esse. Que bela desculpa! Mas para Deus não serve.

À tarde, no programa dos jovens, um ex-cantor popular, agora convertido, deu um testemunho maravilhoso de conversão. Dizia ele: «Eu fui pecador, devasso, adúltero, viciado em drogas, tinha enorme sucesso, mas era vazio por dentro, só pensava em dinheiro, minha família vivia num inferno, até que um dia caí de joelhos e confessei meus pecados a Jesus. Hoje sou um homem transformado.» 

Claro que só Deus conhece o coração, mas pela postura e pelo testemunho desse homem, a transformação era visível nos seus olhos. Seu testemunho de vida «gritava». Ele não estava pregando nenhuma doutrina «distintiva» como aquelas de que os ASD costumam se orgulhar: «Temos a verdade do sábado, do Espírito de Profecia...» Ele simplesmente estava ali como um testemunho vivo. E o povo, passivo, ouvindo, achando suas músicas bonitas... e ficou nisso. Nenhuma vibração. Que tristeza. 

A certa altura, o homem pediu: «Vamos aplaudir o Senhor Jesus, irmãos, nosso Deus é maravilhoso!» Surgiram umas palminhas aqui e ali, fraquinhas, acanhadas, mas a grande maioria... Precisava ver a carranca, como se estivessem dizendo: «Somos santos, onde já se viu bater palmas no templo!»

Que tristeza me deu. Essa igreja precisa acordar. Está dormindo em berço esplêndido. Enquanto outros evangélicos estão buscando a unção do Espírito Santo, ficamos esperando a «chuva serôdia» que nunca vem. Digo, irmão, que ela já está aí, o Espírito está ansioso por atuar, só que Ele quer usar pessoas que tenham real compromisso com Ele. Certamente, outros já estão tomando seu lugar e você está parado no ponto esperando um ônibus que já passou por outro caminho. Será que você já não o perdeu? Tem que correr!

Irmão, não é meu objetivo criticar ninguém, pois Deus é juiz e Ele é quem julga os motivos do coração. Mas como seres humanos, podemos ver o exterior, as reações e elas falam muito do que vai dentro do coração. Apenas me deu uma vontade enorme de escrever, de gritar pra você: ACORDA! A nuvem está passando e você pode ficar para trás.

Você não precisa concordar com tudo o que os pentecostais fazem, mas vale a pena dar uma espiada no que eles estão fazendo. Dê uma olhada em alguns ministérios independentes, como «Casa Firme», «Shekinah», só para citar dois exemplos. Aliás, já encontrei por lá alguns ex-adventistas que me contaram «à boca pequena» que até líderes adventistas têm aparecido, meio escondinhos, pedindo oração, pois crêem que Deus realmente anda atuando poderosamente ali.

Então, caro irmão, vamos ser uma pouco mais humildes e parar de dizer que «só nós temos a verdade» e buscar um verdadeiro reavivamento. Vamos vibrar mais na presença de Deus e, acima de tudo, lembrar que nossa vida, nosso caráter, falam tão alto que as pessoas nem conseguem ouvir o que estamos dizendo.

Acorda, irmão, comece a buscar a Deus com jejum e oração. Pare de falar com um Deus distante «que está lá nos altos céus» como o chavão da maioria das orações e busque um Deus pessoal, que está pertinho de você, que deseja ser seu amigo, que anseia ser o Senhor de sua vida. As coisas vão mudar. Tenho certeza. Comigo e com minha família mudou e eu creio nesse Deus que tem poder de transformar nossa vida, quando permitimos que Ele atue em nós.

Louvo a Deus pela obra que Ele tem realizado em minha família e peço que o sangue de Jesus nos cubra de todo ataque do inferno e de toda a maledicência, em nome de Jesus.

Um abraço fraternal.

Que o Deus de paz ilumine o entendimento do vosso coração.

Wilson de Almeida.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com