Organização Admite Perda do Monopólio da Informação, Graças a Internet!

A Revista Adventista de Agosto/2001 trouxe a notícia sobre o Seminário de Anciãos promovido pela Associação Paulistana (pg. 31). O palestrante foi o Pr. Alberto Timm, professor de Teologia Histórica do Unasp (IAE II).

"O almoço leve preparou o público para o tema mais pesado, na parte da tarde. Foram abordados os períodos de crises vivenciados pela igreja...

"De acordo com o Pr. Timm, as crises que no passado eram sucessivas tornaram-se simultâneas. E atualmente agrupam-se em 3 grandes blocos: de credibilidade administrativa, doutrinária e de estilo de vida. 'Nunca sofremos uma enxurrada tão grande de crises', afirma."

O Pr. Timm admite que os pastores não estão conseguindo conter as crises e explica qual é a causa: "Elas fugiram ao controle dos pastores, porque a Internet passou a disponibilizar todo o tipo de informações, desconhecendo muitas vezes os princípios bíblicos do relacionamento cristão", completa.

Das declarações do Pr. Timm depreende-se que a causa das crises é a veiculação livre de INFORMAÇÃO. E a INTERNET agindo como catalizador. Resultado = Crise de credibilidade.

Antigamente as "crises de insatisfação" eram menores e facilmente "sufocáveis" pois no passado os pastores tinham o monopólio da informação. Simplesmente convocavam a comissão, reuniam a igreja e passavam as informações que a Associação mandava e toda membresia acreditava. Agora a coisa mudou. A perda do monopólio da informação também significa a perda da capacidade de influenciar, ou seja, perda de poder. É por isso que os fariseus odiavam Jesus.

"Temem alguns que se reconhecerem estar em erro, ainda que seja num simples ponto, outros espíritos serão levados a duvidar de toda a teoria da verdade. Têm, portanto, achado que não se deve permitir a investigação; que ela tenderia para a dissensão e a desunião. Mas se tal é o resultado da investigação, quanto mais depressa vier, melhor". Ellen G. White - Testemunho para Ministros, pág. 105. -- Ricardo Nicotra.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com