Onde Está Escrito?

(Marque a alternativa que lhe parecer correta, mas verifique também o comentário sobre cada uma das outras possibilidades.)

1. É o vegetarianismo uma doutrina bíblica?

Sim. Jesus Cristo, nosso exemplo, não comia carne.
Não. Jesus Cristo proveu alimentos cárneos para outros.
Sim. Na páscoa, os israelitas deviam sacrificar o cordeiro, mas comer apenas as ervas amargas.
Sim. Todos os sacerdotes de Israel eram vegetarianos.

Próximas perguntas:

Reação do leitor:

Enquanto os serviços do Dia da Expiação prosseguiam, aquele que se lembrasse de pecados não confessados poderia ainda trazer sua oferta pelo pecado, e ser perdoado  (Números 29:7-11). 

Isto  será  para  vós  lei  perpétua. No sétimo mês, no décimo dia do mês, jejuareis e não fareis trabalho algum, tanto o cidadão como o estrangeiro que habita no meio de vós. Por que nesse dia se fará o rito de expiação por vós, para vos purificar. (Lev. 16:29-30)

Mas o décimo dia do sétimo mês é o dia das Expiações. Tereis santa assembléia. jejuareis e apresentareis oferenda queimada a Iahweh. E toda pessoa que não jejuar nesse dia será eliminada do seu povo... (Leia Levítico 23:26-30)
O décimo dia do sétimo mês era o Dia da Expiação. Era considerado mais sagrado que qualquer outro dia do ciclo anual de serviço.

A palavra expiação significa reconciliação. É através de Jesus Cristo que o homem é reconciliado com Deus. É esse o ministério que Jesus exerce hoje no santuário celeste perante o Pai. Mas precisamos cumprir os deveres do dia da expiação que Deus nos pede.

O santuário terrestre era purificado no décimo dia do sétimo mês de cada ano. O santuário celestial será purificado uma vez por todas. Essa obra começou em 1844 d.C., no fim do período profético dos 2.300 dias (Daniel 8:14). No serviço simbólico, o Senhor entrava no santo dos santos no Dia da Expiação, pois Ele prometera que Sua presença ali se manifestaria. (Levítico 16:2)

O estado dos judeus incrédulos ilustra a condição dos indiferentes e incrédulos entre os professos cristãos, que voluntariamente ignoram a obra de nosso misericordioso Sumo Sacerdote. No cerimonial típico, quando o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo, exigia-se de todos os israelitas que se reunissem em redor do santuário, e do modo mais solene humilhassem a alma perante Deus, para que recebessem o perdão dos pecados e não fossem extirpados da congregação. Quanto mais importante não é que neste dia antitípico da expiação compreendamos a obra de nosso Sumo Sacerdote, e saibamos quais os deveres que de nós se requerem! (Cristo em Seu Santuário. pág. 103,104)

Quatro coisas eram exigidas de cada exigidas de cada indivíduo do antigo Israel no Dia da Expiação -- o período de 24 horas no qual a obra simbólica da expiação era realizada, e que era "figura e sombra" do serviço real:

  • "Aos dez deste mês será o Dia da Expiação: tereis santa convocação."  Lev. 23:27. Aquele dia devia ser uma santa convocação.   O povo devia congregar-se para o culto religioso.  (Leia Hebreus 10:21-25)
         
  • "Trareis oferta queimada ao Senhor." Lev. 23:27. No antitípico, não oferecemos ofertas queimadas de carneiros ou ovelhas. Mas Deus espera que cumpramos o antitípico das ofertas consumidas sobre o altar.
Deseja que "espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus cristo"  (1° Ts. 5:23)

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Romanos 12:1)

  • "Nesse mesmo dia nenhuma obra fareis." (Levítico 23:28)
O Dia da Expiação era reverenciado pela antiga congregação como um Sábado cerimonial (Lv. 23:31). Eis o terceiro requisito: Todo trabalho era posto de lado, e a força do pensamento concentrada em buscar a Deus e servi-Lo. A obra divina ocupava o pensamento durante o dia todo. Assim era o símbolo. Mas isso não significa que no dia antitípico da expiação ninguém deve atender aos seus negócios, pois Deus nunca intentou que Seu povo fosse remisso em suas atividades profissionais (Rm. 12:11).  Ele prometeu abençoá-los nas coisas temporais se cumprissem o antitípico conferindo à Sua obra e serviço o primeiro lugar, e aos seus interesses temporais o segundo (Mateus 6:19-34). Isso foi ensinado de modo sublime pelas palavras do Senhor:

"Acautelai-vos por vós mesmo, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as... Preocupações deste mundo, e  para  que  aquele  dia  não  venha  sobre  vós  repentinamente." (Lucas 21:34Ver Rom. 12:16.)

  • "Afligireis a vossa alma”. Lev. 23:27,30,32.

Cada indivíduo devia "afligir" sua alma examinar seu coração e remover cada pecado, passando muito tempo em oração. Com isso estava ligado o quarto requisito: abstinência de alimento.

Essa determinação foi tão poderosamente inculcada nas mentes do antigo Israel que, mesmo no tempo presente, os judeus jejuam do décimo dia do sétimo mês.

O dia antitípico da expiação abrange um período de anos.

No símbolo, exigia-se um jejum de 24 horas. Durante esse dia requeria-se um completo controle do apetite.  

Isso era um símbolo da abstinência que deve ser praticada durante o antitípico período de anos. Deus designou que Seu povo controle o apetite e o mantenha subjugado. (1° Coríntios 9:27).

A temperança, ou reforma de saúde, foi nos mostrado claramente que é o verdadeiro jejum que Deus requer de Seu povo. Este jejum é a abstinência de alimentos que ocasionam enfermidades físicas, acarretando o cérebro, e obstruindo o meio de santificação. (Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 188,189)

Resposta do Editor:

A pergunta acima é apenas a primeira de um estudo bíblico bem interessante sobre o tema do vegetarianismo, irmão. Quem o preparou foi o pastor Ronald LeRoy Werner, missionário de quem fui aluno no primeiro ano do curso teológico no ENA. Como digo logo abaixo, "aguarde" que virão outras perguntas e respostas bíblicas complementares!

Que o regime ideal é o vegetariano, não tenho dúvidas. Só não podemos dizer que seja pecado ingerir alimentos cárneos, pois o próprio Jesus Cristo o fez. E ninguém mais do que Ele deveria estar em plenas condições físicas para resistir à tentação e apresentar-Se a Si mesmo como oferta imaculada diante de Deus.

Nossas opiniões pessoais quanto à necessidade da reforma de saúde devem estar biblicamente fundamentadas. Não podemos apenas argumentar, ou citar somente a Sra. White sem comprovar na Bíblia. Por isso, decidi incluir o estudo aqui no site. 

Quanto ao jejum que Deus aprova e requer, não existe outro texto que o descreva de forma tão completa e abrangente como Isaías 58. Robson Ramos

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com