BAÚ ADVENTISTA
O Velho Testamento Foi Abolido?

INTRODUÇÃO:

II Cor. 3:14

A classificação dos índices da Bíblia, dividindo-a em Velho e Novo Testamento, não é correta. E tem causado confusão no meio cristão. 

Há muitos que infelizmente confundem a expressão "Velho Testamento" ou "Novo Testamento" com o termo bíblico "Escrituras". A razão é que a Bíblia que conhecemos foi posteriormente dividida assim, em Velho e Novo Testamento. Mas, no sentido bíblico original, "testamento" é um acordo feito, o Velho no Monte Sinai e o novo desde o Éden.

Jesus e os Apóstolos nunca falaram em Novo e Velho Testamentos. Sempre falavam ou se referiam às Escrituras. Veja: João 5:39, Rom. 1:2, 4:3, João 10:35, II Tim. 3:16. Eles nunca falavam o Velho Testamento, mas, "as Escrituras". João 10:35 diz que as Escrituras não podem ser anuladas. Logo Isaías, Ezequiel, Êxodo, Josué, Daniel, etc, são Escrituras e não Velho Testamento. O certo deveria ser Escritura Antes de Cristo e Escritura Depois de Cristo.

Cristo classificou as Escrituras anteriores a Ele em três partes: 1. Lei de Moises; 2. Profetas; e 3. Salmos. Veja Lucas 24:44-45. As Escrituras depois dEle são chamadas: Evangelhos, Epístolas e os Livros dos Profetas.

Entendamos agora o que significam, de fato, as expressões Velho e Novo Testamento. Antes de mais nada, convém saber que testamento, concerto, aliança, pacto, contrato, etc, são palavras sinônimas.

Passemos a estudar em 1º lugar o Velho Testamento. 

I - VELHO TESTAMENTO

Encontra-se registrado em Êxodo 19, 20, 21, 22, 23 e 24. Vejamos as condições desse "testamento", ou compromisso mútuo.

  1. Feito entre Deus e o povo. Êxodo 19:5, 24:8.

  2. Lei de Deus - Base do Concerto (Os 10 Mandamentos) foi escrita e falada por Deus. Êxodo 20:1-17, 31:18, 32:16. Deut. 4:12-14 e 5:22. 
    Note bem: A Lei estava escrita em tábuas de pedra.

  3. Ratificado (confirmado) com o sangue de animais. Êxodo 24:4-6.

  4. Mediador era Moisés. Êxodo 19:3, 19:7-8.

  5. O povo compromete-se a obedecer. Êxodo 19:8, 24:3 e 7.

O povo que se comprometera a obedecer, quebrou esse testamento (concerto) logo depois de o ter feito. Não se passaram 40 dias, os israelitas fizeram bezerro de ouro! Êxodo 32. E continuaram a quebrar o Testamento continuamente.

Por que o povo de Israel quebrou o Testamento?

a) Quando saíram do Egito, seu coração estava cheio de idolatria e não estavam preparados espiritualmente para cumprir o Testamento (ou acordo).

b) Não tinham a justiça de Cristo (isto é, uma justiça infundida por Deus no coração do homem, ou a infusão do Espírito Santo no coração.)

II - NOVO TESTAMENTO

Visto não ter dado certo o 1º Testamento (ou acordo) com Israel, porque o povo não o conseguia cumprir, Deus lhes propôs o mesmo acordo que propusera a Adão depois que este rompeu o compromisso de obedecer para viver. Seu propósito era didático. Depois de lhes fazer ver que não poderiam andar por Seus caminhos em sua própria força, Deus lhes propôs um outro "testamento" ou  concerto, com melhores promessas.

Vejamos as condições desse Novo Testamento:

  1. Feito entre Deus e o povo. Jer. 31:31; Heb. 8:10.

  2. Base desse Testamento - Lei de Deus, não escrita em tábuas de pedra, mas no coração. Jer. 31:33; Heb. 8:10.

  3. Ratificado (confirmado) com o sangue de Cristo. Mat.26:27-28; I Ped. 1:18 e 19.

  4. Mediador - Jesus Cristo. Heb. 8:6, 12:24, 9:12,15; II Tim. 2:5.

  5. Deus promete habilitar o povo a obedecê-Lo. "Porei minha lei... Serei o seu Deus... Farei que andeis..." Ezequiel 26:27. O povo agora irá obedecer, não por suas forças, mas, Deus dará a ele forças e condições para obedecê-Lo. Jer. 31:34; Heb. 8:10. 

Como Deus poderia escrever sua lei no coração do.homem, tendo esse uma natureza carnal e sendo essa natureza inimizade contra Deus? Ezequiel 36:25-27 explica muito bem.

Pela fé em Cristo, o indivíduo é justificado. Sendo justificado, torna-se justo, os seus pecados são perdoados e recebe o poder de andar em harmonia com as leis dos céus, ou melhor, agora o individuo vai andar em harmonia com o padrão de Justiça Divina, que é a Lei de Deus. Veja Salmo 119:172. Logo, Deus tira o coração de pedra e dá um coração de carne. Com sua Santa Lei nele impressa!

Acrescenta o Seu Espírito Santo e este conferirá ao indivíduo capacidade de discernir entre o bem e o mal, recebe poder de andar em harmonia com o bem. João 16:8. Ele (Espírito Santo) convencerá o mundo do juízo do pecado e da justiça.

Agora o homem não mais irá guardar a Lei pela força ou forçosamente, mas recebe o Espírito Santo, esse poder que dará capacidade de guardar a Santa Lei de Deus, porque ela não é pesada. 1 João 5:3.

CONCLUINDO:

  1. No Velho Testamento, o concerto foi feito entre Deus e o povo. No Novo Testamento, deu-se a mesma coisa.
  2. No Velho Testamento, a base era a Lei de Deus escrita em tábuas de pedra. No Novo, a Lei estará escrita no coração.
  3. No Velho Testamento, o mediador era Moisés. No Novo Testamento, é Cristo.
  4. No Velho Testamento houve ratificação com o sangue de animais (o povo assinava o compromisso com sangue de animais). No Novo, houve ratificação com o sangue de Cristo (Deus assina o compromisso com Seu próprio sangue!).
  5. No Velho Testamento, o povo não poderia guardar a Lei, pois só o fazia exteriormente. Mat. 23:27-28. 

No Novo Testamento, o povo pode guardar a Santa Lei de Deus, porque ela (A Lei) está gravada no coração e no interior do homem. O homem pode guardá-la porque Deus dá o Espírito Santo que o ajuda a guardar. João 3:3-5.

Porque o fruto do Espírito Santo, Paz, Fé, Temperança, etc. Gálatas 5:22-23. 

Portanto, como podemos ver e anotar: Tanto no Velho como no Novo Testamento, a base dos concertos é a SANTA LEI DE DEUS. Êxodo 20:3-17.

Pastor Elias Lombardi (Sermão pregado na década de 70 em campo Grande, MS)

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com