Ainda é Válida a Imposição de Mãos?

O ato do Messias, oficiar o batismo por intermédio dos Seus discípulos era tão importante, naquela época, quanto hoje. Mas após o ato de batizar, havia uma outra cerimônia, imediataa imposição das mãos -, que com o passar do tempo começou a ser negligenciada (ou desacreditada) pela Igreja. Contudo, a imposição das mãos não era uma cerimônia ligada apenas à cerimônia do batismo.

Na Escritura Sagrada existem inúmeros testemunhos a respeito desta cerimônia:

1. A imposição de mãos para abençoar:

Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam”. “E, depois de lhes impor as mãos, partiu dali”. (Mat. 19:13 e 15 - AVR). “E, tomando-as nos seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas”. (Mar. 10:16 – AVR).

Sobre o relato de Lucas 24:30 “Tomou o pão e abençoou”. (AVR), Ellen G. White, fez o seguinte comentário:

A simples refeição da noite, composta de pão, é prontamente preparada. É colocada diante do Hóspede, que tomou assento à cabeceira da mesa. Estende então as mãos para abençoar o alimento. Os discípulos recuam assombrados. Seu Companheiro estende as mãos exatamente da mesma maneira como o fazia o Mestre. Olham outra vez, e eis que Lhe vêem nas mãos os sinais dos cravos. Ambos exclamaram imediatamente: É o Senhor Jesus! Ressuscitou dos mortos!” 1

Em outro lugar, antes da ascensão, sobre a bênção do Messias, ela relatou o seguinte:

“... Com as mãos estendidas numa benção, e como numa firme promessa de Seu protetor cuidado, ascendeu Jesus lentamente dentre eles, atraído para o Céu por um poder mais forte que qualquer atração terrestre. ...” 2

2.     A imposição de mãos para curar enfermidades:

E lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva”. (Mar. 5:23 - AVR). “... E como se fazem tais milagres por suas mãos?”. (Mar. 6:2 - AVR). “E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos”. (Mar. 6:5 - AVR). “Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?”. “Então tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos; e ele, olhando atentamente, ficou restabelecido, pois já via nitidamente todas as coisas”. (Mar. 8:23 e 25 - AVR). “Pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados”. (Mar. 16:18 - AVR).

Ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e ele punha as mãos sobre cada um deles e os curava”. (Luc. 4:40 - AVR). “E impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus”. (Luc. 13:13 - AVR). “Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou”. (Luc. 24:50 - AVR).

E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão”. (Atos 5:12 - AVR). “E os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos”. (Atos 6:6 - AVR). “E viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista”. (Atos 9:12 - AVR). “Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo”. (Atos 9:17 - AVR).

E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”. (Atos 19:11 - AVR). “Aconteceu estar de cama, enfermo de febre e disenteria, o pai de Públio; Paulo foi visitá-lo, e havendo orado, impôs-lhe as mãos, e o curou”. (Atos 28:8 - AVR).

 “Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes”. (Heb. 12:12 - AVR).

3. O Messias fez imposição de mãos para consagrar  os apóstolos:

Esse relato de imposição de mãos, consagração dos apóstolos, após a escolha destes, e antes que fossem enviados como missionários, conforme está escrito em Mateus 10:1-15, Marcos 3:13-19 e Lucas  9:1-5, no livro o Desejado de Todas as Nações, Ellen G. White escreveu o seguinte:

Quando Cristo concluiu as instruções aos discípulos, reuniu em torno de Si o pequeno grupo, bem achegados a Ele e, ajoelhando no meio deles e pondo-lhes as mãos sobre a cabeça, fez uma oração consagrando-os à Sua sagrada obra. Assim foram os discípulos do Senhor ordenados para o ministério evangélico.” 3

4. A imposição de mãos para consagrar  missionários evangelistas:

Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram”. (Atos 13:3 - AVR). “Eles, entretanto, se demoraram ali por muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, concedendo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios”. (Atos 14:3 - AVR).

Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero”. (1Tim. 4:14 - AVR). “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”. (1Tim. 5:22 - AVR).

Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos”. (2Tim. 1:6 - AVR).

5. A imposição de mãos após o batismo para receber o batismo com ou em Espírito Santo:

 “Eles, tendo ouvido isto, foram Batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo às mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam”. (Atos 19:5-6 - ARA).

Embora tenham sido apresentadas essas muitas passagens, o destaque dado, é principalmente, para o que se segue abaixo:

Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniqüidade”. (Atos 8:14-23 - AVR).

O apóstolo Paulo, após realizar o batismo, conforme está relatado em Atos 19:5-6, também, fez a imposição de mãos para que os doze discípulos recebessem o batismo com ou em Espírito Santo.

De acordo com esses versos, está claro que a imposição de mãos é uma cerimônia que não pode ser negligenciada pela Igreja. No entanto, ainda vale ressaltar que esta cerimônia não deve ser reservada apenas aos oficiais da igreja. Ela deve ser ministrada a todos os discípulos do Senhor após a cerimônia batismal.

Como foi dito acima, além da imposição de mãos para abençoar, curar os enfermos, existe a imposição de mãos para que o discípulo receba o batismo com ou em Espírito Santo. Contudo, podemos entender que em todas essas cerimônias citadas, a pessoa recebe Espírito Santo, bem como nesta - a imposição de mãos, que consagrar a pessoa para uma função, especial, a mais para realização de alguma função dentro da Igreja. Isso, percebe-se quando comparados dois relatos do livro de Atos:

Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (Atos 9:17 - AVR), com outra que diz: “Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram”. (Atos 13:1-3 - AVR).

O Espírito de Profecia declara o seguinte:

Quando, em meio ao seu erro cego e cego preconceito, Saulo recebeu uma revelação de Cristo, a quem estava perseguindo, foi ele colocado em comunicação direta com a igreja, a qual é a luz do mundo. Neste caso, Ananias representa Cristo, como representa também os ministros de Cristo sobre a Terra, os quais são indicados para agir em Seu lugar. No lugar de Cristo, Ananias toca os olhos de Saulo para que este possa receber a vista. Em lugar de Cristo, coloca suas mãos sobre ele, e enquanto ora em nome de Cristo, Saulo recebe o Espírito Santo. Tudo é feito no nome e pela autoridade de Cristo. Cristo é a fonte; a igreja, o canal de comunicação.” 4

Depois de seu batismo, Paulo quebrou o jejum, e permaneceu ‘alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Jesus, que Este era o Filho de Deus’. Ousadamente declarou ser Jesus de Nazaré o ansiado Messias, que ‘morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; ... foi sepultado, e... ressurgiu ao terceiro dia’, após o que foi visto pelos doze e pelos outros. ‘E por derradeiro de todos’, acrescenta Paulo, ‘me apareceu também a mim, como a um abortivo’. I Cor. 15:3, 4 e 8. Sua argumentação com respeito às profecias era tão lógica, seus esforços tão manifestamente acompanhados pelo poder de Deus, que os judeus ficavam confundidos e eram incapazes de responder-lhe.” 5

Os trabalhos de Paulo em Antioquia, em colaboração com Barnabé, fortaleceram-lhe a convicção de que o Senhor o havia chamado para uma obra especial pelos gentios. Por ocasião da conversão de Paulo, o Senhor declarara que ele devia ser ministro dos gentios ‘para lhes abrires os olhos’, disse, ‘e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados pela fé em Mim’. Atos 26:18. O anjo que apareceu a Ananias dissera de Paulo: ‘Este é para Mim um vaso escolhido, para levar o Meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel’. Atos 9:15. E o próprio Paulo, posteriormente em sua experiência cristã, quando orava no templo de Jerusalém, foi visitado por um anjo do Céu que lhe ordenou: ‘Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe’. Atos 22:21”.

“‘E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, e Lúcio cireneu, e Manaém, ... e Saulo. E servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-Me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado’. Atos 13:1 e 2. Antes de serem enviados como missionários ao mundo pagão, esses apóstolos foram solenemente consagrados a Deus com jejum e oração e a imposição das mãos. Assim foram eles autorizados pela igreja, não somente para ensinar a verdade, mas para realizar o rito do batismo e organizar igrejas, achando-se investidos de plena autoridade eclesiástica.” 6

Tanto Paulo como Barnabé já haviam recebido sua comissão do próprio Deus, e a cerimônia da imposição das mãos não ajuntou à mesma nenhuma graça ou virtual qualificação. Era uma forma reconhecida de designação para um cargo específico, bem como da autoridade da pessoa no mesmo. Por ela o selo da igreja era colocado sobre a obra de Deus.

Essa forma era significativa para os judeus. Quando um pai judeu abençoava os filhos, punha-lhes reverentemente as mãos sobre a cabeça. Quando um animal era votado ao sacrifício, a mão daquele que se achava revestido da autoridade sacerdotal colocava-se sobre a cabeça da vítima. E quando os ministros da igreja de crentes de Antioquia puseram as mãos sobre Paulo e Barnabé, pediam, por esse gesto, que Deus concedesse Sua bênção aos escolhidos apóstolos, em sua consagração à obra específica a que haviam sido designados.

Em época posterior, o rito da ordenação mediante a imposição das mãos sofreu muito abuso; ligava-se a esse ato uma insustentável importância, como se sobreviesse de vez um poder aos que recebiam essa ordenação, poder que os habilitasse imediatamente para toda e qualquer obra ministerial. Mas, na separação desses dois apóstolos, não há registro a indicar que qualquer virtude fosse comunicada pelo simples ato da imposição das mãos. Há unicamente o singelo relatório de sua ordenação, e da influência que ela teve em sua obra futura.” 7

Este verso que será citado, é para que o leitor analise melhor a ordem que Yahweh deu a Moisés:

Disse Yahweh a Moisés: Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:” Yahweh te abençoe e te guarde;” Yahweh faça resplandecer o rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;” Yahweh ti levante o rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”. (Num. 6:22-27 - ARA).

Portanto, conclui-se que a imposição das mãos é um rito que ainda deve ser ministrado na Igreja, não apenas aos oficiais da Igreja. Contudo, em primeiro lugar, a cada discípulo do Senhor após a cerimônia do batismo. Sabendo-se que existem finalidades diversas com a imposição de mãos. E que o poder é, e vem de Yahweh e do Seu Amado Filho. – josielteli@hotmail.com


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1WHITE, Ellen G. O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. Tatuí – SP, CPB, 1997.  p. 800.

2Ibidem. pp. 831-832.

3Ibidem. p. 296.

4Idem. Atos dos Apóstolos. 3ª ed. Santo André – SP, CPB, 1976. p. 122.

5Ibidem. p. 123.

6Ibidem. pp. 159, 160 e161.

7Ibidem. pp. 161-162.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com