Opinião de Orlando Ritter Neto

Bom, em primeiro lugar, eu gostaria de lhe falar algumas coisas, coisas em que concordo e não concordo. Eu concordo em que alguns aspectos de nossa música, realmente não estamos passando pelos melhores momentos na igreja. Porém, acho o resto que você publica, é totalmente revoltante. E acho que se você tem como objetivo fazer o papel do inimigo, ou seja, o diabo, você o tem feito com maestria, pois é exatamente isso que ele quer, que você ponha inimizade entre os irmãos. E essa, com certeza, não é a maneira mais adequada de se resolver as coisas!

Eu sei que pode ser que isso não faça muita diferença na sua maneira de pensar, mas se você acha que realmente está convertido e que o que você faz é correto, pense a respeito. Lembre-se que tudo o que você está fazendo pode estar endurecendo o seu coração de tal maneira que você nem tenha mais chance... Mas, se você tiver um pouco de hombridade, responda-me e pense a respeito!

Achar que a música não vai bem é uma coisa, mas fazer o que você faz é absurdo. É a própria ação do inimigo, criando dúvida e inimizade entre os irmãos. Espero que você me responda e que pense a respeito, apesar de achar que para um ser humano que conhece a verdade, chegar a esse ponto, não deve ter mais salvação.

Ass: Orlando Ritter Neto


Resposta do Editor

Conforme já lhe respondi por e-mail, fui aluno de seu avô no curso teológico e aprendi a respeitá-lo por sua vasta cultura, erudição e singular personalidade. Uma de suas frases preferidas em sala de aula, ainda hoje retenho na memória: "Diferença que não faz diferença, não é diferença." Vale esse princípio para a música sacra?

Por isso, em respeito à figura de seu avô, deixarei de responder sua carta à altura de seu conteúdo e linguagem. Mas, repito, você deveria conversar bem mais com seu avô e aprender muito mais com ele, para que não o envergonhe publicamente. Afinal, carrega o nome de um dos adventistas mais cultos e sérios do mundo. -- Robson Ramos


Sr. Robson Ramos,

Eu queria lhe enviar outro email, pra tirar uma dúvida, mas dessa vez vou lhe escrever sem o nervosismo que escrevi o outro email. ( afinal, é um pouco irritante ler o que vc tem colocado em sua página, mas prometo não ser “mal-educado”). A minha única preocupação ao ler a sua página, é que você pode estar desviando pessoas que não tem ainda sua fé totalmente firmada e possam se deixar levar por esse tipo de coisa.

Lembrem-se do seguinte, e leia isso com toda a seriedade que deve ser lido: “Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.” Mateus 18:6

Isso é realmente sério e acho que o Sr. deveria pensar a respeito. Então, vou lhe perguntar pra tirar a dúvida, e por favor, não me responda com ironias, nem com frases de outras pessoas e muito menos citando meu avô, pois acho que ele está fora de questão, e com certeza não aprova o que você faz, mas vamos deixar ele de lado, OK?!

Me responda com clareza, com sinceridade, sem rodeios, qual o propósito do seu site? Por que você resolveu escrever e publicar tudo isso? Tem algum motivo em especial ( que não seja pessoal)? Será que ele está ajudando a levar a mensagem de Deus pras pessoas que não O conhecem?

Acho que é até uma oportunidade de você tirar essa dúvida da cabeça de muitas pessoas que também não concordam com o que você faz, mas que não tem coragem, ou não querem perdem seu tempo escrevendo pra você como eu fiz!

Sabe, as vezes alguns problemas nos deixam um pouco sem referência, não sei no seu caso, por isso estou lhe perguntando, mas lembre-se: “E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?” Mateus 7:3

Bom, depois do email um pouco alterado ( e posso dizer que com razão, pois nunca tinha entrado no seu site, e não tinha idéia de que alguém {da igreja} poderia fazer isso, então tomei as dores mesmo) estou lhe mandando um outro, pra tentar saber o por que disso, afinal você deve ter os seus motivos, e eu realmente gostaria de saber quais são.

Então, se puder me responda, e lembre-se de um verso muito importante da Bíblia: “ Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” Salmos 133:1. O que temos feito com relação a isso?

Lembre-se que Deus é o grande mantenedor da obra, e que mesmo que por vezes as coisas não parecem as mais corretas, é Ele que está no comando, então cuidado ao criticar a obra, você pode estar criticando Deus... Bom, mas isso é só um lembrete, certo?!

Aguardo sua resposta

Ass.: Orlando Neto


Quando você entra no Adventistas.Com, no alto do frame principal (esse maior onde estão os títulos das matérias) aparece entre outras a opção "Aviso Importante". Clique neste link para encontrar um começo de explicação para tudo que se lê no site.

Outra dica: no menu de temas especiais em destaque no site, que fica no canto superior direito da tela, há um índice denominado "Conheça a história deste site". Opte por ele e também me entenderá melhor. -- Robson Ramos


Irmão Orlando Ritter, sinceramente não o conheço. Com certeza também não me conheces. Sou apenas um número na igreja. É isso. Um número, faço parte da estatística dos leigos na igreja adventista. Sei que para Deus sou algo mais.

Porém, apesar de ser apenas um número, estive lendo sua indignação em relação ao site adventistas.com. Sinceramente, não entendo. João Batista, o precursor do Messias, fez um trabalho não muito diferente do que estes irmãos fazem. Confesso é preciso muita coragem para tal.

Sinceramente não sei o que acontece com os "seguidores de Cristo" modernos, parece que nunca se converteram aos verdadeiros princípios do cristianismo. É incrível saber que tantos mártires morreram por Jesus e também porque não dizer por nós, pois sem nós eles não seriam aperfeiçoados, nem tampouco também seríamos... Incrível saber do sofrimento que passaram os fundadores da igreja de Deus na terra pra hoje ela estar assim do jeito que está.

Impressionante o descaso para com o pecado, aliás com o "carinho" que tratam o pecado cometido contra a Palavra de Deus, contra o Espírito de Deus... Dói a alma sabe só de olhar para todos os lados e ver um "falso amor" entre os cristãos, que se chamam o povo de Deus. Agora, pergunto: Por quê? Só existe uma resposta e creio que tu sabes qual é esta resposta.

Olhe para o passado. Veja Moisés: 40 dias no monte, muitos então exclamam que ele não voltaria, já estava morto. Olhe o povo, principalmente o que fizeram os líderes que se levantaram no lugar de Moisés, o que eles fizeram? Uma imagem de escultura para adorar. Pobre liderança. O povo que deveria estar orando e jejuando para que Moisés trouxesse boas novas, estava comemorando numa festa desenfreada, sons de cânticos era o que se houvia no arraial do povo que fora separado miraculosamente por Deus.

Não há nada errado em comemorar algo hoje. O problema é que não existe nenhuma razão para comemorações. É só olhar um pouquinho a volta para entender isso.

Sabe, suponhamos (é um pouco parecido com uma parábola de Cristo) que o irmão trabalhe numa grande empresa. Esta empresa tem um dono. O dono viaja, mas antes distribui tarefas para "todos" os seus empregados - igualmente, de acordo com a capacidade destes. Então após alguns dias, eles começam a discutir entre si, perguntando qual deles é o maior. Alguns começam a pensar: somos o chefe deles, devem nos obedecer não importa o que fizermos. Imagine  então se estes começam a "quebrar a empresa" fazendo manobras que a levem à falência, não pondo em prática as orientações do dono. Sabendo os outros empregados acerca destas coisas o que devem fazer? Temer o dono da empresa ou seus chefes?

Ah, meu irmão por favor, compreenda estas palavras, João Batista foi decapitado porque sua voz irritava os pecadores, nada mais. Jesus, os seus discípulos, os mártires da fé, e tantos outros morreram porque suas vidas era uma constante reprovação ao pecado. Homens e mulheres, muitos deles talvez foram cheios de falhas algum dia, mas foram transformados e preciosos se tornaram aos olhos de Cristo Jesus.

Sinceramente, há muito preconceito na igreja hoje... Uma mornidão sem fim... Muitos compactuam com o pecado e se esquecem do Senhor da Seara. Fazem desse mundo a Terra Prometida e levam muitos até ela. Deus tenha misericórdia de todos nós. Prefiro, meu irmão, ouvir a voz da repreensão do que o falso elogio. Não creio que depois da mensagem a última igreja, Laodicéia, exista alguma mensagem para elogiar a igreja nestes dias. E o Senhor Deus não fez nenhum elogio para esta. Se Ele não o fez é porque realmente só há o que repreender, não concorda?

Sem mais, uma irmã em Cristo.

Leia o que já publicamos sobre música na IASD.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com