Diário do Sábado na Igreja da Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, 24 de agosto de 2002.

Sábado é um dia especial. Como dizia aquele hino da escolinha, "o sábado é um dia feliz"! Hoje, sábado 24/08, está sendo muito especial para a IASD Barra da Tijuca (RJ) pois pré-inauguramos o novo templo, que está em construção.

Convinha que um novo templo nascesse neste bairro, pois se a pregação do evangelho consiste em dar as boas novas de salvação, então, deve ser pregada a todo mundo, logo, tínhamos de crescer... Graças a Deus!

“A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número. (Atos 9:31)”

Todos, muito prestativos, queríamos participar na programação de inauguração. Até nosso pastor, o qual abertamente confessa não gostar de “passar a lição da escola sabatina” (e, portanto, se auto-escala apenas a uma lição por trimestre), também participou com a revisão da mesma nesta manhã!

Enfim, muitas informações e uma bela programação para Sábado vinham descritas no boletim, que sempre recebemos na porta da igreja.

Uma das informações era esta:

Então pensei: "Escritório, computador, impressora, copiadora... Será que é para o pastor ou para algum gerente executivo? Acabei me lembrando de Mateus 8:20: “Mas Jesus lhe respondeu: as raposas têm  seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

Lembrei-me ainda do testemunho de Jesus acerca de João: “Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.” (Mateus 11:8,9)

Será que computador, impressora, copiadora, etc, são expressões modernas para “bolsa, alforje e espada”? 

“A seguir, Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Nada, disseram eles. Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma. (Lucas 22:35,36)”

Concluí que não, pois  quando Jesus assim falou, levar consigo bolsa, alforje e espada, era uma expressão que indicava a atitude de quem iria empreender uma viagem perigosa, símbolo da prova que Jesus e seus discípulos passariam a enfrentar ... e hoje, num escritório?!

Teria então, a implantação de tanta tecnologia, uma correlação entre “coisas novas e coisas velhas”?

“Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas. (Mateus 13:52).”

Também concluí que não, pois se tratando de um ensinamento, Jesus estava se referindo a ensinar o novo (sobre “o reino de Deus e Sua justiça”) sem desconsiderar o valor do antigo (a lei de Moisés, “a  Lei e os Profetas”) e hoje, não o é diferente.

Policiando meu pensamento, comecei a dizer: Sábado, sábado... tu és do Senhor!

Ao se iniciar o culto, compondo o quadro de oficiais da plataforma, estavam os líderes da igreja, o pastor e o “irmão-Neemias”, daí, lembrei-me: Já tivemos tantos irmãos que fizeram algo por esta igreja, o velho e bom irmão-Golden e muitos outros, assim como foi no passado:

“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.  Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casa, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade. (Atos 4: 32-35)”

...mas hoje, a bola da vez é o “irmão-Neemias”. Como assim?

Aprendi que devemos agradecer primeiramente a Deus, que é o Senhor de todas as coisas, sendo os homens apenas mordomos e instrumentos Seus. Seria propícia esta mensagem de Jesus?

“Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu , porém ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita, para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:1-4)

Já estava ficando preocupado pois, infelizmente, tudo parecia estar se encaixando, quando o pregador (visitante), felizmente, falou sobre “os dois fundamentos”. Disse que devemos ouvir e observar as palavras do Senhor, tornando-nos uma “casa firme”, com alicerces que não se estremecem com as filosofias e éticas profanas, mesmo que estas busquem se infiltrar pelas brechas.

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23,24)

Informou o Plantão do Diário do Sábado, da Igreja da Barra da Tijuca, RJ.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com