HOLLYWOOD NA IASD? Verdade!

Na Revista Adventista, provavelmente vão noticiar assim: "FE - Federação dos Empresários Executivos e Profissionais Liberais Adventistas do Brasil - lança método cinematográfico de evangelismo, em encontro regional realizado no Rio de Janeiro."

De fato, em alguns sentidos o novo método poderia até ser comparado aos da Igreja Universal do Bispo Macedo que fez com que a sua igreja fosse levada para dentro das casas através da tevê (cinema doméstico) e transformou antigos cinemas em templos. Mas o novo método da FE é muito mais criativo e ousado, porque traz o cinema mesmo para dentro da igreja!

Neste último Sábado (27/07/2002, na Igreja Adventista da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) a AFE–RIO, assim chamada como “parte dos pequenos grupos comprometidos com a missão de propagar o evangelho do reino a todo o mundo nesta geração” com apoio da FE e da Associação Rio de Janeiro, realizou na Igreja da Barra o lançamento do “Projeto MAIS Saúde”.

Acontece que mesmo antes de iniciar os trabalhos, um dos representantes da Associação, um pastor de sobrenome Duarte, ao tentar colocar na parede interna da Igreja, um painel (de 6 metros quadrados mais ou menos) expressou bem em alto e em tom de grandeza: “Missão Impossível“ aqui é Tom Cruise!

Eu nem imaginava o que vinha pela frente. Porém, após a Escola Sabatina (lição geral de apenas 20 minutos), período em que um dos representantes da FE, um senhor truculento que zanzava para todos os lados na frente da igreja com uma enorme câmera de vídeo no ombro e quase a colocava no nariz do professor, tudo ficou mais claro, digo, mais escuro. 

Terminada a escola sabatina, foi então passado um vídeo sobre alguns trabalhos realizados pela FE, como: tratamento dentário, exames médicos e até alguns batismos (provenientes de seu trabalho), mostraram também um culto numa igreja onde as pessoas “meio que histéricas”  balançavam seus braços, no sentido de baixo para cima, que até parecia a tradicional “ola” dos estádios de futebol. Apesar de desaprovar, achei até engraçado, antes de ser mostrado em seguida ao zoom da câmera, o tradicional logotipo com a inscrição “Igreja Adventista do Sétimo Dia”.  Até aí, para não ser muito “quadrado ou exigente”,  tudo era até suportável! Mas, o pior viria mais adiante!

Encarregado do sermão, o presidente da FE e atual reitor da UNISA, foi à frente e informou o título do sermão “Existe Vida Após a Morte?” Mas, antes alertou que iria passar um filme que muito tem a ver com o tema,  pois "a igreja precisa adequar-se aos tempos modernos"! 

PASMEM SENHORES! Dentro da Igreja Adventista, na hora do culto divino, se assim podemos dizer culto divino, foi passado através de uma grande tela, com som estéreo como das grandes salas de cinema  cerca de 10 minutos das cenas mais chocantes (gritos, tiros, explosões, etc. e etc.) do filme “GHOST”!

O mais triste é saber que a FE ainda possui outras nove palestras que são precedidas desse tipo de filmes e que serão proferidas nas igrejas em outros estados e cidades. Mais triste ainda é ouvir dessas pessoas que essas fitas estão à disposição de todos os interessados (para serem utilizadas nas igrejas, em reuniões de pequenos grupos, entre amigos, etc.). Esperando assim chegar a milhares de cópias, incentivando inclusive que, nesse caso, “a pirataria é bem vinda”.

Não vi as outras fitas, só espero que se algum dos temas abordados falar sobre Maria Madalena, não venham eles com filmes tão adequados ao tema quanto aqueles que dramatizam um relacionamento erótico/pornô entre ela e Jesus Cristo. - Alguém da igreja.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com