Retrato Falado da IASD

“OH! POVO MEU! OS QUE TE GUIAM TE ENGANAM E DESTROEM O CAMINHO POR ONDE DEVES SEGUIR.” -- Isaías 3:12 (2ª parte)

Os pecados na atualidade em nada diferem dos praticados no passado. Somos no presente apenas testemunhas vivas de uma história que se repete. O relato bíblico confirma as angústias vividas pelos verdadeiros servos de Deus, que nunca se conformaram com a apostasia no meio do povo de Israel.

Desde que o pecado se estabeleceu no planeta, encontramos com facilidade nomes ou grupos de pessoas que sempre procuraram registrar suas insatisfações e tristezas com o rumo pervertido que muitos líderes e liderados têm tomado no decorrer da história terrestre.

Poderíamos listar inúmeros mas, dentre tantos, ressaltaremos apenas dois nomes tão importantes quanto os demais: o profeta Miquéias e o profeta Isaías, que presenciaram os líderes (sacerdotes, pastores), ensinando por interesse e sendo infiéis em seu ministério. Mesmo assim, tais líderes presumiam ser contados entre o povo de Deus!

Indignação sem rodeios

O profeta Miquéias no capítulo 3 declara sua indignação contra as transgressões de Jacó e os pecados de Israel. Dirigindo-se aos líderes, não os poupou, pois os ungidos (separados), que deveriam ensinar o povo a se converter, faziam completamente diferente do ordenado por Deus. Levavam o povo a se desviar dos caminhos do Senhor!

A mensagem foi dura e sem rodeios: “Ouvi, agora, isto, vós, cabeças de Jacó, e vós chefes da casa de Israel, que abominais o juízo, e perverteis tudo o que é direito, e edificais a Sião com sangue e a Jerusalém, com perversidade. Os seus cabeças dão sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinhas por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.” -- Miquéias 3:9-11.

Diante de tanta corrupção e apostasia, o profeta Miquéias sentiu-se triste e sozinho. E exclamou: “Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede. As suas mão estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e assim, todos eles juntamente urdem a trama. O melhor deles é como um espinheiro.” -- Miquéias 7:2-4.

Repreensões insistentes e severas

O profeta Isaías não ficou calado e, em severas repreensões, também levantou sua voz: “Ouvi a palavra do Senhor, vós príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?” -- Isaías 1:10-12.

Isaías continua suas insistentes e severas repreensões dirigidas a uma liderança que pratica todos os pecados possíveis, enquanto se esconde atrás de um título eclesiástico. Em constante alerta, mostrou ao povo que tudo era resultado da impiedade que se praticava nas altas esferas (altas posições de responsabilidade): “Oh, povo meu! Os que te guiam te enganam e destroem o caminho por onde deves seguir.” -- Isaías 3:12 (2ª parte)

O profeta contemplou os que foram designados a guardar e zelar pelos óraculos sagrados desonrarem a Deus com suas práticas, e a ensinarem o povo a defender o erro em detrimento da justiça. E com angústia de alma, ouvia os pervertidos líderes com seus adeptos, em blasfêmias, dizerem: “Apresse-se Deus, leve a cabo a sua obra, para que vejamos, aproxime-se, manifeste-se o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos”. -- Isaías 5:19.

O profeta, mergulhado em sofrimentos, não se conteve e exclamou: “Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado alguns remanescentes, já nos teríamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.” -- Isaías 1:9.

Remanescente inconformado

Nos dias atuais, por amor aos fiéis, Deus tem suscitado pessoas para continuar a obra de chamar o pecado pelo nome. Em uma reprise histórica, o remanescente surge inconformado com a apostasia para deixar claro e distinto o que é santo e o que é profano.

O remanescente não se cala, nem se conforma com os sentimentos mundanos apreciados no meio da igreja e acalentados por uma liderança que perdeu o endereço celeste. Por isso, a plenos pulmões, faz o eco das palavras do Senhor, por meio do profeta Isaías, chegar aos nossos ouvidos: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo... os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!” -- Isaías 5:20 e 23.

Muitos por falta de clareza espiritual vivem cativos do engano. Talvez por comodismo ou conveniência, enxergam as mensagens proféticas como se fossem dirigidas para um povo extra Israel. Grande erro. Os profetas e as mensagens de advertência sempre existiram e continuarão a existir como demonstração do grande amor de Deus, para que o povo que professa o seu Santo nome jamais venha a imitar as nações vizinhas em suas práticas.

Mas, o desconhecimento e a falta de entendimento do livro sagrado levam muitos dos professos adventistas a lerem a Bíblia apenas como um relato lendário, quando deveriam tê-la como um registro de fatos verdadeiros. Isto se comprova na incredulidade e na cumplicidade com pecados praticados e defendidos pela maioria.

Ao invés de reprová-los, dizem: “Não acredito que o pastor X faria isto! Ele é um homem de Deus.” Estão cegos nos seus próprios conceitos e deixam a obra do Senhor ser feita de maneira leviana. Negam publicamente a palavra do Altíssimo, recheada de exemplos e advertências.

Israel moderno

Nesse contexto de professo Israel moderno, às vésperas da volta de Cristo: QUEM É VOCÊ?

1 – O líder que engana?

2 - O membro da igreja, que se acostumou a ser enganado?

3 - O remanescente, que não se cala e vive clamando por justiça?

ANALISE EM QUE GRUPO VOCÊ ESTÁ!

 

Primeiro Grupo – O LÍDER QUE ENGANA.

O líder que engana, fala de si para si:

Fui ungido e o Senhor está comigo. De acordo com a instituição Adventista, tenho imunidade eclesiástica.

O povo está catequizado a pensar e a acreditar assim e doutrinado a não questionar os atos do líder. Por isso, colocarei sob minhas orientações para compor o ancionato e a comissão da igreja apenas os que defenderem a bandeira das minhas idéias. Assim, estabelecerei meu governo, errado ou certo, sempre por unanimidade.

Ensinarei ao povo que o dizimo e as ofertas só serão abençoados se passarem pelas mãos "santas" da liderança. Enquanto os incautos acreditam, os dízimos e ofertas serão transformados em pagamento de aluguel da própria casa. Compraremos notas fiscais falsas para superfaturar o combustível. Afinal de contas, temos um livro que chama o roubo e o furto apenas de 'praxes'. Praticar a corrupção e o suborno em nome de Jesus na IASD, é mais uma PRAXE!

No púlpito, não permitirei que ninguém fale na reforma pró-saúde e menos ainda contra a carne. Afinal de contas, os melhores encontros sociais Adventistas estão sempre acompanhados de um bom churrasco e muita Coca-cola. Sabendo que no céu não teremos o cheirinho das panelas do Egito, pretendemos comer toda carne possível por aqui.

Não posso esquecer de trocar o nome daqueles que biblicamente são o remanescente para "perseguidores da igreja", pois assim suas palavras cairão em descrédito e, como resultado, ficaremos tranqüilos.

Sempre defenderei o Livro de Praxes em dizer que a casa do tesouro não é a igreja local e, sim, às Associações/Uniões/Divisões, pois em breve estarei lá ocupando um cargo de departamental e não pretendo voltar para a igreja local. Os que ficarem, cuidem da falta de recursos. Afinal, eu irei para os altos cargos de responsabilidades comer o melhor da ovelha, que é a gordura (dízimo), e vestir o melhor da lã (ofertas).

Ensinarei sempre o chavão da covardia ao povo: "Irmãos, a obra é de Deus. Então, deixemos que Ele cuide dos problemas, mas não se esqueça de comparecer na semana de oração sobre mordomia."

Dessa maneira, o povo continuará debaixo do cabresto de submissão. E o governo dos que pertencem ao Esquema, continuará inabalável, pois com uma membresia apática, posso dizer: “Estou rico e abastado e de nada preciso.”

Resultado: O líder que engana será promovido e, quando chegar nas igrejas, será homenageado pela irmandade, que insiste em não querer ver a realidade!

 

SEGUNDO GRUPO - O membro da IASD, que se acostumou a ser enganado.

O membro da IASD, que se acostumou a ser enganado, até gosta da brincadeira do faz de conta e fala de si para si:

Eu sei que a liderança desvia o dízimo para outros fins que não foram estabelecidos por Deus, mas isso é um problema dela... Eu já fiz minha parte! Eles que prestem conta. Afinal, foram "ungidos". Por isso, vou continuar assim: faço de conta que a pregação do Evangelho está avançando com meus dízimos e ofertas e eles fingem que estão fazendo o que é santo.

Não posso deixar de mandar meus dízimos e ofertas para a Associação, apesar dos desvios comprovados e de domínio público, pois tenho medo de ser amaldiçoado... O presidente da Associação falou: "Os pastores, mesmo errados, devem ser aceitos como se fossem de Deus."

Eu também sei que não posso mudar o mundo, nem a igreja. Por isso, é melhor continuar no meu cantinho... Vou aos cultos, ocupo o meu lugar cativo, de tantos anos. E pensando bem, essa história de salvar pecadores é mesmo um problema de Deus e não meu...

Aprendi nestes anos de adventista que, para todas as atas lidas pelos secretários, é dever dos membros levantar a mão para aprová-las, votando sem questionar, principalmente se for para exclusão daqueles que não concordam com os atos de nossos líderes, pois nos ensinaram que falar contra os "ungidos" é causar opróbrio, escândalo, etc, mesmo que eles sejam estupradores, desonestos, mentirosos e gostem de subornar...

O meu pastor falou que não devo falar com a pessoa X por ser uma perturbadora da IASD e que pertence a sinagoga de Satanás. Não acho que a pessoa X seja isso, mas é melhor me afastar dela senão perderei o meu cargo e a amizade do pastor...

RESULTADO: Esse membro será mantido como vitalício no seu respectivo cargo na igreja local e será sempre elogiado pelo o pastor e demais líderes.

 

TERCEIRO GRUPO - O remanescente que não se cala e vive clamando por justiça.

O remanescente que não se cala e vive clamando por justiça, fala para todos:

Irmãos, não podemos continuar dessa maneira. Deus não se agradará dessa corrupção e dessa imoralidade eclesiástica. Precisamos de uma reforma, para que o Espírito de Deus seja derramado e a obra de salvação seja concluída.

Os dízimos e ofertas não podem continuar financiando um grupo elitizado de corruptos que tudo que sabem fazer é envernizar o pecado.

É hora de empregarmos o dinheiro de Deus na casa de Deus e em prol daqueles por quem Cristo deu a vida. Pois, Cristo não veio morrer por instituições, nem virá buscar uma placa de igreja. Ele quer salvar pessoas!

Precisamos apressar a volta do nosso Salvador. Não podemos esquecer que a tríplice mensagem angélica encontra-se com algumas dezenas de anos de atraso.

Os escritórios dos líderes executivos adventistas não precisam de tanto dinheiro, pois eles representam a parte mais insignificante da Obra, a chamada atividade meio. Pois lugar de mensageiro de Deus não é atrás de uma mesa de escritório, bolando os mais satânicos métodos para manter o povo pelo cabresto, sob o lema de que "dízimo é imposto divino e que aquele que não pagar perderá a salvação".

Precisamos ensinar o povo que o dizimo/ofertas só serão uma bênção para o  doador se ele verdadeiramente cumprir sua finalidade – salvação de pessoas! E que não pode ser tratado como moeda clandestina para que o doador entre em pânico e transfira de maneira leviana e sem o menor critério para as mãos de líderes irresponsáveis, que não tem compromisso com a verdade.

O verdadeiro mensageiro não tem vergonha da mensagem. Chega de pastores serem apresentados como visitas de três em três meses nas igrejas. O lugar de pastor, que tem compromisso com Deus e com a verdade, é nas ruas e nas igrejas, anunciando os juízos e a breve volta de Cristo.

Precisamos ensinar o povo a ter saúde neste mundo podre de tantas doenças...

Precisamos esclarecer ao povo nossos verdadeiros objetivos como Israel espiritual...

Resultado: O remanescente será isolado do convívio social da maioria. Quando entrar na igreja, será visto como um leproso e quase todos procurarão fugir de perto, principalmente se os seus pastores estiverem nas proximidades. Eles, sem dúvida, ganharão um rótulo: "perseguidor da igreja" e, no mais bondoso dos elogios, "endemoninhado". Mas, no Apocalipse está escrito de maneira bem clara: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.

 

Conclusão

Jamais devemos esquecer que a “verdade sempre será impopular”. “Erquer-se em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, lutar pela batalha do Senhor quando os campeões são poucos... Este será nosso teste!” escreveu a Sra. White em Testemunhos, Volume 5, pág. 136.

Todavia, a recomendação é uma só: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2:10.

Este é o retrato falado da situação atual da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Irmão e amigo, ofereça um culto racional a Deus! Cristo o Salvador e Criador do Universo não te fez para ser massa de manobra de uma Corporação que se aproveita da fé das pessoas para alcançar seus objetivos financeiros. Por favor, escolha Cristo e não Barrabás! -- Nildes Araújo.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com