Congresso Reúne Leigos da Região Norte do Brasil

Olá irmãos,

Eu [Ricardo Nicotra] e o irmão Aparecido acabamos de chegar do primeiro congresso de leigos da Região Norte realizado em Rondônia. Não dormi à noite, dei apenas pequenas cochiladas de 5 ou 10 minutos, mas hoje estou revigorado devido aos bons momentos que passamos com os queridos irmãos de Rondônia e de Cuiabá.

Infelizmente havia poucas pessoas da cidade de Pimenta Bueno-RO, onde foi realizado o encontro. Os pastores corporativos ficaram sabendo do congresso e rapidamente prepararam uma semana de oração para concorrer conosco. Mesmo assim os poucos leigos de Pimenta Bueno-RO, auxiliados pelos muitos e bem organizados leigos de Cuiabá-MT, irão se fortalecer e crescer.

É muito bom saber que em diversas partes do Brasil e do mundo há pessoas passando pelas mesmas experiências que passamos. Fiquei impressionado com a experiência do irmão Sebastião, um garimpeiro da região que me contou algumas histórias sobre massacres de índios e de garimpeiros na região. Ele foi excluído por denunciar erros do primeiro ancião no momento das observações da comissão de nomeações.

O irmão Sebastião é o que aparece na foto 764 (no meio, de bigode e cabelo grisalho). Ele me disse que quando foi excluído sua mulher estava mal, com câncer. Infelizmente, ela já morreu, mas na época não recebeu qualquer apoio da igreja, pelo contrário, ao reprovar o erro durante a semana das observações acabou sofrendo represálias. Nota importante: Não houve votação na igreja. Ele foi excluído diretamente pelo pastor! Ele ficou muito feliz quando soube que muitas pessoas em diversas partes do Brasil e do mundo passaram e passam por experiências semelhantes.

Seguem várias fotos do congresso:


Reação do leitor:

Qualquer pessoa que se aventure a questionar qualquer posição dentro da Igreja Adventista, sofrerá terrivelmente pois os líderes manipulam os irmãos menos informados e então o problema toma proporções chocantes.

Faz algum tempo, aqui em Campina Grande PB, que foi excluído um irmão por questionar certas posições. A exclusão tomou um enfoque tal que foi preciso a vinda do presidente da Associação mas na hora de excluir o irmão gerou-se um problema: Nem o Pastor (Ivanildo Coutinho), nem o pastor convidado sabiam o que alegar de fato para justificar tal posição.

Não podiam alegar pecado, mas mesmo assim a exclusão aconteceu com "a pompa e circunstância" próprias para aquele momento. Ninguém toca mais naquele assunto. Para a maioria dos membros infelizmente "um inimigo da igreja" foi posto para fora.

Só uns poucos irmãos as vezes comentam o caso. Realmente é proibido pensar na IASD.

Campina Grande, PB.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com