O Que a Bíblia Diz Sobre o Uso de Barba?

"Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba." Levítico 19:27.

"Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne." Levítivo 21:5.

Há alguns meses, minha atenção foi voltada juntamente com a outros irmãos para Levítico 19:27 e 21:5 (citados acima). A partir de então, não fiz mais a barba. Iniciei, porém, um estudo bíblico minucioso a respeito e com a ajuda de um irmão, pude obter a correta compreensão bíblica sobre o tema.

Abaixo, disponibilizo o resultado dessa pesquisa para quem se interessar pelo assunto, pois sei de irmãos que ainda hoje crêem hoje que os cristãos devem usar barba e não a podem cortar.

1. Não é esse, porém, o ensino das Escrituras. Pode-se usar barba, por opção pessoal ou outro motivo, porém não porque a bíblia ordene. Há muitas fotos de pioneiros, do tempo de Ellen G. White, que não tinham barba, além de exemplos bíblicos como o de José.

Gênesis 41:14: "Então Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair apressadamente da masmorra. Ele se barbeou, mudou de roupa e apresentou-se a Faraó."

2. Outra evidência de que o uso da barba não é uma exigência divina para os homens dentre Seu povo é o fato de que no próprio livro de Levítico o Senhor recomenda que a barba seja raspada em alguns casos por razões de saúde:

Levítico 13:29: "E quando homem (ou mulher) tiver praga na cabeça ou na barba, o sacerdote examinará a praga, e se ela parecer mais profunda que a pele, e nela houver pêlo fino amarelo, o sacerdote o declarará imundo; é tinha, é lepra da cabeça ou da barba.

Levítico 14:1-3, 8-9: "Depois disse o Senhor a Moisés: Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote, e este sairá para fora do arraial, e o examinará; se a praga do leproso tiver sarado... ...Aquele que se há de purificar lavará as suas vestes, rapará todo o seu pêlo e se lavará em água; assim será limpo. Depois entrará no arraial, mas ficará fora da sua tenda por sete dias. Ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, tanto a cabeça como a barba e as sobrancelhas, sim, rapará todo o pêlo; também lavará as suas vestes, e banhará o seu corpo em água; assim será limpo."

3. A purificação dos levitas ordenada pelo Senhor a Moisés incluiu a retirada da barba e de todos os pêlos do corpo:

Números 8:5-7: "Disse mais o Senhor a Moisés: Toma os levitas do meio dos filhos de Israel, e purifica-os; e assim lhes farás, para os purificar: esparge sobre eles a água da purificação; e eles farão passar a navalha sobre todo o seu corpo, e lavarão os seus vestidos, e se purificarão.

4. Mas o argumento mais importante é que o contexto de Levítico 19:27 inclui o versículo 28 e o contexto de Levítico 21:5 inclui os versos de 1 a 6. Assim, através de uma leitura contextualizada, percebe-se que a ordem levítica visava a coibir costumes pagãos praticados por ocasião da morte de alguém próximo. Veja:

Levítico 19:27-28: "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba. Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor."

Levítico 21:1-6: "Depois disse o senhor a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa dum morto entre o seu povo, salvo por um seu parente mais chegado: por sua mãe ou por seu pai, por seu filho ou por sua filha, por seu irmão, ou por sua irmã virgem, que lhe é chegada, que ainda não tem marido; por ela também pode contaminar-se. O sacerdote, sendo homem principal entre o seu povo, não se profanará, assim contaminando-se. Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne. santos serão para seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus; porque oferecem as ofertas queimadas do senhor, que são o pão do seu Deus; portanto serão santos."

-- Karim Lauand

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com