Conheça o Lado Ecumênico
do Congresso de Comunicação da UCB

 

O Congresso de Comunicação realizado no final de julho nas dependências do Instituto Adventista de Ensino (Campus 2), de Engenheiro Coelho, SP, reuniu também mais de 200 leigos responsáveis pelo setor de assuntos cívicos e liberdade religiosa em igrejas de toda a América do Sul, com o objetivo de arregimentá-los e prepará-los para trabalhar -- ainda que inconscientemente -- pelo ecumenismo.

O evento contou com a participação do Dr. John Graz, Diretor do Depto. de Assuntos Cívicos e Liberdade Religiosa a Associação Geral e Secretário Geral da Associação Internacional de Liberdade Religiosa, discípulo e agora substituto de Bert B. Beach, o campeão adventista do ecumenismo.

Graz, como era de se esperar, procurou estimular os presentes a se envolverem com os veículos de comunicação e as autoridades políticas e religiosas das localidades em que vivem, porque, segundo ele: "Devemos passar uma imagem positiva da Igreja, tanto para a mídia em geral como para as autoridades. Infelizmente, há entre nós ou mesmo saindo do nosso meio, muitos fanáticos e extremistas. Eles se dizem adventistas e estão criando uma grande confusão a nosso respeito. Temos que promover a Igreja para evitar sermos confundido com os fanáticos e dissidentes..."

Como se pode ver, em suas palestras, disponibilizadas pelo site da União Central-Brasileira, ficaram bem claros os objetivos da recente preocupação da UCB com a produção de maior conteúdo "adventista" para os jornais, rádios, tevês e internet:

"Antes de citar algumas normas que regem este assunto, devemos lembrar que a Igreja Adventista do Sétimo dia foi organizada em 1863 e a maior parte dos nossos estatutos foram escritos entre 1850 e 1915. Durante este período, a Igreja era fundamentalmente uma igreja americana. Hoje somos um povo que alcança alguns milhões de membros. Crescemos com forte reação em relação a outras igrejas. Por quê? Por causa da nossa teologia, nossas interpretações proféticas e porque outros cristãos nos rejeitaram. Não devemos nos esquecer de que Guilherme Miller também nos rejeitou...

"Representamos a Igreja e nossos ensinos deveriam refletir os mesmos proclamados por ela. Não apenas emitir alguma opinião nossa, mas, sim, a sua posição oficial...

"É de interesse geral que o propósito deste documento (Relacionamento Com Outras Igrejas Cristãs – Este é o texto da Praxe 075 do livro de Praxes da Associação Geral. Foi escrito em 1926.) seja “Evitar más interpretações ou atrito.” Nós não estamos totalmente desinteressados pelo modo como somos vistos...

"Reconhecemos também que devemos ter bom relacionamento com outras igrejas cristãs.

"Provavelmente pensemos que estes relacionamentos melhorarão no futuro. Mas também desejamos evitar que grupos de fanáticos e dissidentes ou grupos apocalípticos promovam confusão a respeito da Igreja.

"Somos construtores de pontes e não aqueles que as derrubam. Temos que viver hoje sem especular a respeito do amanhã. Cada dia devemos trazer nossa pequenina pedra para construir a ponte. Um dia as coisas serão diferentes. Não devemos desperdiçar hoje as oportunidades que temos de melhorar a imagem de nossa Igreja e de partilhar a mensagem com outros. Hoje devemos ser cristãos e pacificadores para podermos cumprir nossa comissão.

"Estamos todos cientes de que promovendo, defendendo e protegendo a liberdade religiosa, estaremos contribuindo para um mundo melhor, onde a discriminação, a injustiça e a opressão não podem ser mais toleradas.

"Ao protegermos, defendermos e promovermos a liberdade religiosa, estamos anunciando um novo mundo, o Reino de Deus, onde a justiça e a liberdade encontrarão sua absoluta realização em Cristo Jesus."

Em outras palavras, portanto, se dependesse de John Graz, que representa a Associação Geral, e da liderança da União Central-Brasileira, estaria descartada definitivamente a pregação da tríplice mensagem angélica no território da Divisão Sul-Americana, uma vez que a alusão à queda de Babilônia, a grande meretriz (Igreja Católica) e suas filhas (Protestantismo Apostatado) é considerada por Tércio Sarli e seu departamento jurídico como mensagem apocalíptica e agressiva em relação às demais igrejas, o que resultou no rumoroso "Caso Poá".

Surpreendeu-nos a inclusão do jurista Aldir Guedes Soriano na seção da brasileira da Associação Internacional de Liberdade Religiosa a ser estabelecida nos próximos meses, uma vez que em sua palestra não poupou referências desabonadoras tanto à Igreja Católica quanto ao atual governo dos Estados Unidos.

Abaixo, apenas para seu conhecimento, reproduzimos cópia de teste aplicado aos participantes como forma de estimulá-los a dar às mãos, ecumenicamente, tanto às autoridades políticas quanto religiosas não-adventistas.

Assim, em lugar de reparadores de brechas na observância da Lei de Deus, nossos irmãos estão sendo agora treinados para "construírem pontes", sob o comando velado, mas inegável do "Sumo Pontífice" (construtor de pontes) João Paulo II. Os jesuítas governam à sombra. -- Robson Ramos 


THE PARL Factor (Public Affairs and Religious Liberty)

TESTE ACLR
(Assuntos Cívicos e Liberdade Religiosa)

Responda as seguintes perguntas, de maneira que possa abranger os seus últimos 5 anos – de 1997 a 2002.

Cada vez que a resposta for 10, você recebe 10 pontos (ou de acordo com o número de vezes).

(*) Se a sua resposta for SIM para a questão 10, você ganha 10 pontos, se for NÃO, não ganha nada.

Durante os cinco últimos anos, QUANTAS VEZES:

  1. Você se encontrou com líderes do governo?                ____________

  2. Você se encontrou com líderes religiosos?                   ____________

  3. Você foi convidado pelo prefeito da cidade?                ____________

  4. Você foi convidado por líderes religiosos?                    ____________

  5. Você foi entrevistado por uma Rádio ou TV?                ____________

  6. Você foi entrevistado pela Imprensa?                         ____________

  7. Quantas pessoas de influência você tem como amigos? ____________

  8. Você vai a reuniões sociais não-adventistas?              ____________

  9. Você foi solicitado a dar um conselho profissional?       ____________

  10. Você é membro de alguma associação de interesse
    comunitário? (*)                                                    ____________

                                                                                        TOTAL: ___________

Se o resultado do seu teste foi:

100 - 70 - Você está excelente! – sua nota é: A

 70 - 50 - Você não está mal, mas pode melhorar. – sua nota é: B

 50 - 30 - Você não tem escolha: Melhore! – sua nota é: C

 30 - 00 - Você é Diretor de quê? – sua nota é: D


Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com