Defesa da Trindade Atrapalha Pastor em Explanação da Lição da Escola Sabatina

 

Já faz alguns sábados que o Dr. Wilson Lessa, professor da unidade da Escola Sabatina de que eu vinha participando, não pode comparecer às reuniões da igreja por razões de saúde. Devido a isso, quem acompanha a Lição da Escola Sabatina em sua classe, é obrigado a procurar uma outra até que ele retorne, ou seja substituído.

Foi por isso que, nas últimas semanas, associei-me novamente à unidade de um outro irmão, da qual já havia participado em trimestres anteriores, uma vez que aprecio seu método democrático e construtivista de exposição e ensino da doutrina bíblica.

Segundo soube, porém, uma discordância com o pastor e outros irmãos que se utilizam no sábado de estacionamento pago e com manobrista, em terreno em frente ao templo, levou esse professor, com sua esposa e filhos, a mudarem-se definitivamente como membros para uma outra igreja da cidade (Veja explicação mais abaixo.). Por isso, neste sábado, um dos pastores da Associação Sul-Mato-Grossense, que não é o distrital, substituiu-o perante a classe.

Não direi o nome do pastor para poupá-lo de constrangimento e permitir-lhe que reflita sobre o ridículo da situação ocorrida na manhã deste sábado na Igreja Adventista Central de Campo Grande, MS. Por desconsiderar a verdade bíblica da singularidade e soberania de Deus, o Pai, apegou-se a ensinos humanos, fundamentados na tradição filosófico-dogmática da Igreja Católica, e se viu em situação nada confortável perante Deus e os homens...

Falava sobre o santuário terrestre como ilustração da realidade do santuário celestial, insistindo que há dois compartimentos em que a intercessão e expiação divina se realizam, afirmando que Deus intercede por nós como Advogado e, desde 1844, decide nosso destino como Juiz, no juízo investigativo. Disse ainda que imagina esses compartimentos como uma espécie de escritório em que Deus despacha.

Nesse ponto, foi interpelado por uma irmã, que lhe perguntou:

— Diante de quem Deus intercede, pastor?

— Diante de Deus, irmã...

— Como assim, pastor?

— Deus Filho intercede diante de Deus Pai...

— Então são dois deuses!?

— Na verdade, são três deuses, irmã: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

— Não, pastor. O Deus Espírito está aqui e lá no Céu estão os outros dois deuses, não é isso? Foi assim que aprendi...

— Não, irmã. O Deus Espírito está aqui, mas está lá também, porque é onipresente...

— E o Deus Pai e o Deus Filho também estão aqui?

— Eles estão aqui, mas representados pelo Deus Espírito Santo...

— Mas e quando Deus for voltar, vão vir os três, ou só dois, porque um já está aqui?

— Os três, irmã, os três deuses...

— Vão vir eles três sobre as nuvens? Nós vamos ver os três deuses, pastor?

— Não, irmã. Pensando bem, o Deus Espírito não precisa voltar, porque Ele já está aqui...

— Complicado isso, né? Deus Pai e Deus Filho não são onipresentes como o Deus Espírito?

— É um mistério, irmã, difícil, mas é a verdade... — respondeu o pastor.

Nesse momento, um outro irmão perguntou ao pastor como Jesus poderia realizar simultaneamente a intercessão e a expiação em compartimentos ou "escritórios" separados:

— É simples. Deus Filho é onipresente e pode estar nesses dois lugares ao mesmo tempo...

Pela resposta, pude deduzir que, na opinião do pastor, a onipresença também permitiria que Deus Pai se dividisse em dois e estivesse simultaneamente no Santo e no Santíssimo do Santuário celestial...

Enquanto pensava em algo para dizer sem causar tumulto na reunião que acontecia em território pertencente à IASD, fomos todos informados que o tempo para a Lição já havia se esgotado e o pastor rapidamente encerrou o assunto.

Uma jovem, que estava assentada ao meu lado, virou-se com a Bíblia aberta para o banco de trás e apontou à irmã que fizera as perguntas a passagem de I Timóteo 2:5: "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem."

Ela poderia ter citado muitos outros textos, como estes aqui por exemplo:

"Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele." I Coríntios 8:5-6.

"Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis. Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?" João 5:43-44.

"Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus." Mateus 16:16-17.

"Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu." João 14:28.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3.

"Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." João 20:17.

"Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro." I João 2:1-2.

"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus." Mateus 10:32-33

"O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. ... Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome." Apocalipse 3:5 e 12.

-- Robson Ramos


Textos complementares sobre a Volta de Cristo e a posição do Filho ao lado do Pai Todo-poderoso:

Mateus 26:63-64:

Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu. (Ver também: Marcos 14:61-62 e Lucas 22:69.)

Apocalipse 1:8:

Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Apocalipse 4:8:

E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.

Apocalipse 5:13:

Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 6:16:

E disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,

Apocalipse 7:9-10:

Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.

Apocalipse 7:15-17:

O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Apocalipse 21:22:

Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

Apocalipse 22:1 e 3:

Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. ...Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão.


Explicação do Professor

Robson,

Ao ler o artigo "Defesa da Trindade Atrapalha Pastor em Explanação da Lição da Escola Sabatina", deparei com a citação que revela de forma muito resumida o motivo pelo qual eu e minha família tomamos a decisão de não congregarmos mais na Igreja Central. Preocupado com interpretações que possam surgir distorcendo a realidade dos fatos gostaria de esclarecer de forma mais detalhada o que exatamente aconteceu:

O aluguel do estacionamento em frente ao templo pelo pastor, membros da comissão da Igreja e outros irmãos para estacionarem seus carros nos Sábados e outros dias de culto não foi o que motivou nossa decisão de sairmos da Igreja mas o fato de utilizarem os serviços, durante o Sábado, de uma pessoa, não adventista, para garantir a segurança e manobrar seus carros, pois a área de estacionamento é pequena ficando os carros estacionados uns na frente dos outros daí a necessidade de manobrista.

Tem membros da Igreja que já se habituaram tanto com o serviço que param o carro na calçada e entregam para o manobrista estacionar devidamente o veículo. Há meses eu vinha aconselhando ao Pastor, Anciãos e membros que tal prática, em minha opinião de leigo, era um mau exemplo pois contraria de forma explícita o que prescreve o 4º Mandamento de Deus - " Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou."

Como nenhuma atitude era tomada para que o fato fosse devidamente analisado pela Igreja a luz da palavra de Deus e o "pecado aberto" prevalecia e era aparentemente abonado pela liderança da Igreja sem que nada pudéssemos fazer, resolvemos então tomar um voto em família de nos retirarmos da Igreja, após profunda reflexão que fizemos fundamentados em textos bíblicos.

Ao saber de nossa decisão, pois já estamos congregando em outra Igreja, o Pastor me comunicou, esta semana, que a observação que eu havia feito seria levada por ele para ser analisada pela Comissão da Igreja. Na expectativa que Deus seja honrado como nosso único Senhor fiquei muito feliz pela decisão do Pastor.

O Senhor logo vem,

Jackson Diogo Damásio Outeiro.


Leitor comenta

Olá, irmão Robson.

Li seu artigo "Defesa da Trindade Atrapalha Pastor...". Pela conversa ali relatada, pode-se ver onde a heresia da trindade está chegando. Primeiro a trindade é um só Deus, mas triúno. Agora os pastores já começam a admitir abertamente que são três deuses. E finalmente, com o livro A Trindade, que na verdade deveria se chamar "O Deus Espírito", basta ver a capa do livro para comprovar, começa-se a dar um destaque especial à chamada "terceira pessoa".

Quando apresentei em minha igreja o tema da trindade, o pastor me deu um material cujo título é "A Trindade - A Doutrina do Espírito Santo". O Deus Espírito está passando para o primeiro lugar. Já não é mais a terceira pessoa, mas a primeira ou, talvez. a única.

Num artigo que enviei para esse site recentemente, comentei que o Deus Espírito é a divindade principal da trindade, uma vez que é consolador, doador da vida etc... Agora, Deus Pai e Deus filho são dependentes dele. Para estarem aqui e no céu ao mesmo tempo, dependem do Deus Espírito. Logo, o Pai e o Filho deixarão Sua posição e, talvez, seja provado que são apenas anjos a serviço do Deus Espírito.

Pergunto novamente: Até onde estão dispostos a ir com esta blasfêmia?

Rogerio Gouveia Maciel, Cosmópolis, SP.


Clique no link abaixo para ler a descrição da visão dada a EGW sobre os lugares celestiais, em que ocorre o ministério de Jesus Cristo como Sumo Sacerdote:

Leia também o testemunho e mensagens do irmão Elpídio:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com