Nossos Pastores Precisam com Urgência de Um "Up-Grade"!

 

Olá, campeão!

Com certeza, você sabe que, em informática, ao se substituir a versão de um programa de computador por uma versão mais eficiente, fala-se em fazer um "up-grade".

O amigo deve saber também que a Associação Geral emite, anualmente, o Yearbook, o qual contém, como seu conteúdo, também uma declaração OFICIAL atualizada da crença adventista, ou seja, a posição oficial. No que se refere à Cristologia - se a natureza humana de Cristo foi Pré ou Pós-Lapsariana - eis qual é então a posição OFICIAL da Associação Geral, constante no último Yearbook:

"The Son - God the eternal Son became incarnate in Jesus Christ. Through Him all things were created, the character of God is revealed, the salvation of humanity is accomplished, and the world is judged. Forever truly God, He became also truly man, Jesus the Christ. He was conceived of the Holy Spirit and born of the virgin Mary. He lived and experienced temptation as a human being,, but, perfectly exemplified the righteousness and love of God. By His miracles He manifested God's power and was attested asGod's promised Messiah. He suffered and died voluntarily on the cross for our sins and in our place, was raised from the dead, and ascended to minister in the heavenly sancturary in our behalf. He will come again in glory for the final deliverance of His people and the restoration of all things."

Confira a tradução:

"O Filho - O eterno Filho de Deus encarnou-Se em Cristo Jesus. Por meio dEle todas as coisas foram criadas, o caráter do Pai foi revelado, realizada a salvação da humanidade, e julgado o mundo. Sempre verdadeiramente Deus, tornou-Se também verdadeiramente homem, Jesus o Cristo, foi concebido pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria. Ele viveu e suportou tentação como um ser humano, mas, exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por Seus milagres Ele manifestou o poder de Deus e foi confirmado como o prometido Messias de Deus. Ele sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado da morte e ascendeu para ministrar no Santuário celestial a nosso favor. Virá novamente em glória para a libertação final de Seu povo e para a restauração de todas as coisas."

Desta declaração ofocial, conclui-se o seguinte:

a) No documento inexiste qualquer oficialização da corrente Pré-Lapsariana, que diz que Jesus nasceu com natureza humana igual à de Adão antes da queda, ou da Pós-Lapsariana, que defende que Jesus nasceu com natureza humana decaída, idêntica á de Seus contemporâneos;

b) Igualmente inexiste qualquer condenação da corrente Pré-Lapsariana ou da Pós-Lapsariana;

c) Em sua POSIÇÃO OFICIAL, a Associação Geral não toma partido quanto ao referido assunto;

d) Atualmente, então, a Igreja Adventista não é pré. Também não é pós. É uma igreja pré e pós!

e) Há literatura, procedente de nossas editoras -- R&H e Pacific Press entre elas --, tanto a favor de uma como da outra corrente;

f) Assim sendo: AMBAS AS CORRENTES ESTÃO EM LIBERDADE DE SE EXPRESSAR E ANGARIAR ADEPTOS dentro do Adventismo;

g) Tanto uma quanto a outra corrente está em liberdade de valer-se tanto do púlpito como da mídia adventista oficial, e SELS, tendo livre curso em sua expressão, TAMBÉM aqui no Brasil, sem animosidades.

Desde que o presidente Lula assumiu o cargo, deve ser o presidente não só dos petistas, mas também dos peemedebistas. Assim, meu amigo, parece-me que deveríamos ajudar, com todo o respeito, também os nossos pastores a fazerem um 'up-grade' no conceito que eles próprios têm a respeito da função que exercem como nossos pastores e líderes. Isto é: do que se constitui o fato de ser um pastor adventista. Em sua maioria estão convictos que são pastores de ovelhas pré-lapsarianas tão somente, e, se aparecer, no rebanho, uma ovelha pós-lapsariana, a rotulam como 'lobo voraz' e crêem ser seu dever bater-lhe na cabeça com o cajado até matá-la.

Creio que um pastor adventista não deveria se considerar o pastor para os membros pré-lapsarianos apenas, e almejar alijar, isolar e desmerecer os pós. É também o pastor para as ovelhas pós-lapsarianas! Espera-se que aceite tanto uma como a outra, porque a igreja adventista não é hoje uma igreja pré. Também não é pós. É uma igreja pré e pós! Ele, pastor, em si próprio, obviamente será pré ou pós; mas para efeito dele ocupar a função como pastor distrital tanto faz que seja pré ou pós. Independentemente de sua crença pessoal, espera-se que seja suficientemente maduro para praticar o lema de 'deixar que as idéias briguem ... nós vamos continuar sendo bons amigos'. Que não despreze nenhum membro por ser da corrente oponente à dele próprio - seja pré ou seja pós. Creio que Deus espera que tanto ele, como nós, os demais irmãos, respeitemos tanto os pré como os pós. Ensinar esta tolerância a toda a ‘membresia’, tanto aos pré como aos pós-lapsarianos, deveria ser nosso objetivo.

Para que os pastores, e demais membros, consigam fazer o referido up-grade, precisam de ajuda, que provém do entendimento da seguinte profecia: "Deus despertará Seu povo; se outros meios falharem, introduzir-se-ão entre eles heresias, as quais os hão de peneirar, separando a palha do trigo." [Ellen G. White, 1888 Materials, pág. 1251; 2 Test. Selectos, pág. 312.

Amigo, o pré-lapsarianismo é um mal necessário. Deus tem um objetivo ao permiti-lo: 'peneirar, separando a palha do trigo'. Ora, então, devemos combatê-lo, mas, ao mesmo tempo, deixá-lo veicular: não devemos ter como nosso intento impedí-lo de fazer o trabalho para o qual a divindade a designou. Foi, pelo Senhor, permitido que adentrasse no arraial adventista pós-lapsariano, com esta finalidade divina: 'de peneirar, separando a palha do trigo', visto que os Seus outros meios haviam falhado.

Se o pastor distrital for pré-lapsariano, obviamente considerará o pós-lapsarianismo como uma heresia, mas deveria manter, em relação aos que a adotam, uma tolerância semelhante à acima descrita, embora inversa. Entendeu? Digo-lhe que se todo o nosso povo fizesse este 'up-grade' - advindo do entendimento, e aceitação, da profecia supra - é bem possível que o querido arraial tenha ainda mais um período de 'paz no vale' internamente, antes do cumprimento de Marcos 13.9-13.

Se houver intolerância, o caminho a seguir é, com todo respeito, o de recorrer à Associação ... União ... Divisão ... Associação Geral.

Oremos a respeito. Combinado?!

Antes de terminar, insisto em recomendar-lhe:

1 - Atente à profecia supra: ' introduzir-se-ão entre eles heresias'. Nossa história atesta que a corrente pós-lapsariana foi única nos nossos primeiros cem anos, — e a pré-lapsariana foi introduzida lá pelos anos 1950. [Vide Jean R. Zurcher, Tocado Por Nossos Sentimentos, págs. 208-209; 188; 16.]

2 - Conclua por si mesmo: Qual das duas correntes é a heresia?

3 – Responda-me: “Tornei-me, por ventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade?” (Gálatas 4.16).

4 – Leia esta compilação que preparamos, intitulada: Revelações do Espírito de Profecia Sobre a Mensagem de Justificação Pela Fé de 1888.

Um forte abraço de seu irmão em Cristo,

Olvide Zanella (farpolito@ar-net.com.br)

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com