Internauta Questiona Artigos Anti-Trindade do Pr. Lindenberg

 

Prezado Lindenberg,

Continuo lendo seus textos, e creio em suas boas intenções ao escrever os artigos que têm sido publicados. Por conta desta crença, a exemplo do que já fiz uma vez, solicito sua bondade em gastar 2 ou 3 minutos em ler algumas palavras que escrevi.

Antes de mais nada, saiba que escrevo estas palavras motivado pelo amor que sinto por você como meu irmão, com quem quero adentrar às moradas eternas, caso eu esteja lá.

Como já lhe disse, tenho lido seus artigos e, embora não seja profeta, desde o primeiro da série, já previa onde os mesmos desembocariam. O ponto central de minhas inquietações, é que seus argumentos têm como principal objetivo demonstrar que Cristo não é tão Deus quanto o Pai, movido por sentimentos/convicções antitrinitarianas.

Na verdade, a Bíblia, ao referir-se a Cristo como Deus, não diz que Ele é um Deus menor ou um Deus maior, mais glorioso ou menos glorioso, mais bondoso ou menos bondoso. Não existe isto.

O que a Bíblia diz abundantemente é que Cristo é Deus.

Agora, o quão Deus Ele é, e que tem sido o objeto de seus argumentos, carece de textos bíblicos para que se afira. Textos que comparem a divindade de Cristo com a divindade do Pai, e/ou estabeleça as diferenças entre elas, mesmo porque, ou uma pessoa é Divina ou não é – ou é Deus (Divino) ou não é. Embora as pessoas fabriquem divindades ao seu bel prazer, e isto desde tempos remotos, SÓ EXISTE UMA DIVINDADE VERDADEIRA – ÚNICA EM TODO O UNIVERSO.

E a Bíblia fala de três pessoas que possuem esta Divindade, que são: O Pai, Seu Filho e O Espírito Santo. (Sugiro que deixemos de lado as questões relativas ao Espírito Santo, pois sei que você não crê na Pessoalidade dEle, e não é nossa questão destas breves linhas).

Em Cristo habita a plenitude da Divindade, assim com no Pai habita a plenitude da Divindade. Divindade esta que é única e comum aos Dois. O ponto central sobre o qual você pretende demonstrar a diferença entre o “Deus Cristo” e o “Deus Pai” é a glória de Um e do Outro.

Porém, amigo, ao fazer isto, você comete sérios equívocos, pois muitos textos que falam de poder e glória de Deus, dizem respeito a Cristo, e você equivocadamente os aplica ao Pai. Veja dois exemplos abaixo, dentre muitos outros. São citações de EGW. Caso você não creia na inspiração dela, pode desconsiderá-los.

Em todas as revelações de seres celestes à humanidade (após o pecado), seja Deus, sejam anjos, todos o fizeram velando a glória que possuem. Pois, caso não o fizessem, o homem não poderia contemplá-los. O próprio homem, após a queda, perdeu sua roupa de luz (glória) que possuía. Quando Cristo esteve na terra, teve Sua glória velada à nós, pois do contrário não poderíamos contemplá-lo e seríamos fulminados.

Outro último ponto, é que possuir a plenitude da Divindade e ser portanto plenamente Deus, independe de ter sido “gerado” ou não. (Não poderemos tratar agora, da questão de ser ou não “gerado” para não ficar extenso.

A questão é que a bíblia afirma que CRISTO É DEUS – PLENAMENTE DEUS – TÃO DEUS QUANTO O PAI – IGUAL AO PAI QUANTO À DIVINDADE.

Gostaria de finalizar dizendo que, quando escrevemos algo sobre Deus, só podemos estar sendo usados ou pelo próprio Deus, ou pelo inimigo dEle. Em função destas duas possibilidades, o resultado poderá ser de crescimento no conhecimento de Deus, ou confusão e distorção de Suas verdades.

Uma coisa muito dura que quero lhe dizer, é que o desejo de demonstrar que Cristo não é tão Deus quanto o Pai, parece-me muito com os argumentos utilizados por Lúcifer quando de sua rebelião contra Cristo. [Nota do Editor: Na verdade, Lúcifer dizia que ele era tão divino em natureza e autoridade quanto Cristo e o Pai. Foi o primeiro a tentar estabelecer o governo de uma Trindade ou Tríade no Céu, a ponto de pretender ser "semelhante ao Altíssimo.]

Veja os textos abaixo, e reflita com oração.

Cerca de dois mil anos atrás, ouviu-se no Céu uma voz de misteriosa significação, saída do trono de Deus: “Eis aqui venho.” “Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo Me preparaste. … Eis aqui venho (no rolo do livro está escrito de Mim), para fazer, ó Deus, a Tua vontade.” Heb. 10:5-7. Nestas palavras anuncia-se o cumprimento do desígnio que estivera oculto desde tempos eternos. Cristo estava prestes a visitar nosso mundo, e a encarnar. Diz Ele: “Corpo Me preparaste.” Houvesse aparecido com a glória que possuía com o Pai antes que o mundo existisse, e não teríamos podido resistir à luz de Sua presença. Para que a pudéssemos contemplar e não ser destruídos, a manifestação de Sua glória foi velada. Sua divindade ocultou-se na humanidade – a glória invisível na visível forma humana.

Esse grande desígnio havia sido representado em tipos e símbolos. A sarça ardente em que Cristo apareceu a Moisés, revelava Deus. O símbolo escolhido para representação da Divindade foi um humilde arbusto que, aparentemente, não tinha nenhuma atração. Abrigou, porém, o Infinito. O Deus todo-misericordioso velou Sua glória num símbolo por demais humilde, para que Moisés pudesse olhar para ela e viver. Assim na coluna de nuvem de dia e na de fogo à noite, Deus Se comunicava com Israel, revelando aos homens Sua vontade e proporcionando-lhes graça. A glória de Deus era restringida, e Sua majestade velada, para que a fraca visão de homens finitos a pudesse contemplar. Da mesma maneira Cristo devia vir no “corpo abatido” (Filip. 3:21), “semelhante aos homens”. Aos olhos do mundo, não possuía beleza para que O desejassem; e não obstante era o encarnado Deus, a luz do Céu na Terra. Sua glória estava encoberta, Sua grandeza e majestade ocultas, para que pudesse atrair a Si os tentados e sofredores. -- DTN, 23

Por Sua humanidade, Cristo estava em contato com a humanidade; por Sua Divindade, firma-Se no trono de Deus. Como Filho do homem, deu-nos um exemplo de obediência; como Filho de Deus, dá-nos poder para obedecer. Foi Cristo que, do monte Horebe, falou a Moisés, dizendo: “EU SOU O QUE SOU.… Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” Êxo. 3:14. Foi esse o penhor da libertação de Israel. Assim, quando Ele veio “semelhante aos homens”, declarou ser o EU SOU. O Infante de Belém, o manso e humilde Salvador, é Deus manifestado “em carne”. I Tim. 3:16. A nós nos diz: “EU SOU o Bom Pastor.” João 10:11 “EU SOU o Pão Vivo.” João 6:51 “EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida.” João 14:6 “É-Me dado todo o poder no Céu e na Terra.” Mat. 28:18. EU SOU a certeza da promessa. SOU EU, não temais. “Deus conosco” é a certeza de nossa libertação do pecado, a segurança de nosso poder para obedecer à lei do Céu. -- DTN, 25

Um abraço e fique sob as bênçãos de DEUS.

Alexandre Melo


Olá, Alexandre.

Creio na sua sinceridade e na sua honestidade. Acho que o amigo é de fortes convicções. Porém, gostaria de lhe dizer, amigo, que, infelizmente, você precisa ler um pouco mais.

Você crer na trindade, eu respeito. Você crer em Ellen G. White, respeito do mesmo jeito. Agora, se você crê nesta senhora como profetiza inspirada, gostaria que lesse o seguinte, escrito por ela mesma e me respondesse, veja primeiro o que ela disse:

Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. “Mas o Consolador, O Espírito Santo, a quem o Pai enviará, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” [ João 14:26]. “Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” [João 16:7]. Manuscripts Releases Vol.14, página 7.

O amigo sabe inglês? Então segue a citação na língua original:

Cumbered with humanity, Christ could not be in every place personally; therefore it was altogether for their advantage that He should leave them, go to His father, and send the Holy Spirit to be His successor on earth. The Holy Spirit is Himself divested of the personality of humanity and independent thereof. He would represent Himself as present in all places by His Holy Spirit, as the Omnipresent. "But the Comforter, which is the Holy Ghost, whom the Father will send in My name, He shall [although unseen by you],[* THIS PHRASE WAS ADDED BY ELLEN WHITE.] teach you all things, and bring all things to your remembrance, whatsoever I have said unto you" [John 14:26]. "Nevertheless I tell you the truth; It is expedient for you that I go away: for if I go not away, the Comforter will come not unto you; but if I depart, I will send Him unto you" [John 16:7].

Agora ,amigo: 1) Se você crê na "trindade", Ellen´White é mentirosa. Ou 2) Se ela for verdadeira, a doutrina da trindade é que é mentirosa. Qual das duas alternativas é a verdadeira?

Um abraço.

Pr. Lindenberg


Lindenberg,

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por sua atenção e resposta. Em segundo lugar, eu lhe respondo com todo prazer. Baseado na citação utilizada, você parece querer dizer que Ellen White cria que Cristo e o Espírito Santo são a mesma pessoa!

Se for isto e você crer desta forma (que Cristo e o Espírito Santo são a mesma pessoa), você estará automaticamente crendo na Pessoalidade do Espírito Santo, pois não resta a menor dúvida que Cristo é uma Pessoa, e se o Espírito Santo é Cristo, logo Ele é uma Pessoa.

É isto? Você crê que Cristo e o Espírito Santo são a mesma pessoa? Se sim, então você crê na pessoalidade do Espírito Santo? Ou são a mesma Pessoa, mas vivem separados? (Se for isto, teríamos o espiritismo explicitado).

Tenho encontrado muitas dificuldades em conversa com os antitrinitarianos sobre esta questão, pois os mesmos nunca dizem com clareza em que crêem quanto ao Espírito Santo. (Não gostaria de falar do Espírito Santo neste nosso diálogo, mas se faz necessário apenas por você ter utilizado esta citação em suas argumentações.)

Já me disseram que o Espírito Santo é Cristo em algumas citações, o ministério dos anjos em outras citações e a força/poder/glória de Deus em outras citações, ou seja, o "Espírito Santo" é três "coisas" distintas - "dependendo do contexto" segundo dizem os antitrinitarianos. (Isto, sim, é incompreensível!)

Fica complicado falar contigo sobre isto, pois não sei exatamente o que você pensa sobre O Espírito Santo.

Por outro lado, ao crer assim (que Cristo e o Espírito Santo são a mesma pessoa) haverá algumas questões, complicadas a solver:

a) No batismo de Cristo, foi Ele (Cristo) mesmo que desceu sobre Ele (Cristo)? (Teríamos a mesma dificuldade da indivisibilidade proposta em seu artigo quanto à humanidade e Divindade de Cristo, só que aqui seria Seu físico de Seu Espírito)

b) Maria teria sido engravidada pelo próprio Cristo, visto que Ele é o Espírito Santo e o relato diz que foi o Espírito Santo quem a engravidou? [Nota do Editor: Neste caso, Cristo não é Filho do Pai, mas "filho" do Espírito para o autor da carta... Que rolo, hein!]

Poderia enumerar um série de questionamentos que por si só já demonstrariam a impossibilidade de Cristo e o Espírito Santo serem a mesma Pessoa, mas não se faz necessário, pois você já deve tê-las facilmente identificado. (benção apostólica, pecado contra Espírito Santo, vinda do Consolador...)

Mas, indo agora às suas perguntas. Baseado no referido texto, você propõe o seguinte:

"Agora amigo: 1) Se você crer na "trindade" Ellen White é mentirosa ou 2) Se ela for verdadeira, a doutrina da trindade é que é mentirosa. Qual das duas alternativas é a verdadeira?"

Na verdade, o que a citação de EGW diz, é exatamente o contrário do sentido que os antitrinitarianos querem que seja:

A citação diz que Cristo, por estar impedido pela humanidade, NÃO poderia estar em todos os lugares pessoalmente, e que iria para o céu e que enviaria o Espírito Santo para ser Seu SUCESSOR na terra.

a) Ora, se Cristo não poderia estar em todos os lugares ao mesmo tempo e o Espírito Santo pode, logo, o Espírito Santo não é Cristo.

b) Se o Espírito Santo está aqui na terra entre nós, e Cristo só pode estar em um único lugar, por conta de Sua humanidade (E ESTÁ NO CÉU, NO SANTUÁRIO CELESTIAL INTERCEDENDO POR NÓS), logo, o Espírito Santo não é Cristo. (A menos que aceitemos explicitamente os ensinamentos espíritas)

A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO, EQUIVALE À PRESENÇA DE CRISTO, POR SER ELE O SEU REPRESENTANTE. NESTE SENTIDO É QUE EGW UTILIZA ESTE ARGUMENTO DE DIZER QUE O ESPÍRITO SANTO É ELE MESMO, PORÉM, NÃO COMO PESSOA, MAS SIM COMO REPRESENTADO, COMO É CRISTALINAMENTE EXPLICITADO NO TEXTO.

Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. . O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente.

Grande abraço, Alexandre.


Querido Alexandre, desculpe-me pela demora. É que meu trabalho, minha família, minha igreja e os inúmeros e-mails que tenho respondido me deixam com pouco tempo. Segue uma resposta, ainda que incompleta, mas é a que posso fazer no momento. Logo, com mais tempo, poderemos aprofundar essas questões, okay?

Vamos lá, não é por mal, mas acho que você precisa ter algumas aulas de interpretação de texto, amigo.

1) Eu não disse que cria ou não cria no Espírito Santo (ainda nem abordei sobre este tema), tenha um pouco de paciência quanto a isso;

2) No pequeno texto que você enviou, você é quem menciona a pessoa do Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, eu só pedi uma simples resposta de tua parte quanto a duas questões e qual é a correta;

3) Eu não afirmei que: " O Esírito Santo é Ele mesmo (Jesus), despido da personalidade da humanidade e independente dela. - Quem afirmou claramente e sem nenhum subterfúgio (ou mascaração) foi Ellen White. Ela disse que Jesus é o Espírito SantoSó para exemplificação: “Se o Alexandre.mello@aventis.com é ele mesmo que conversa comigo através de e-mails, fica evidenciado que não há um outro se passando pelo Alexandre Mello. Por quê? Porque eu creio piamente que só há um Alexandre Mello e é Ele mesmo que conversa comigo”. Agora se foi o próprio Jesus quem engravidou Maria isso é problema de Ellen White, pois foi ela quem fez essa afirmação. Portanto, você precisa convencer a outro, e não a mim.

4) Amigo, tenho uma clínica, sou o diretor dela, sou psicólogo clínico há 15 anos e posso lhe afirmar que sei mui claramente a diferença entre pessoa e personalidade. Seria bom que amigo procurasse ler um pouco sobre o que seja personalidade, tenho certeza que o amigo, inteligente como é, interpretaria diferente o que lê. Como no caso do eunuco que lia o profeta Isaías, mas não entendia, e que foi preciso o auxílio de Felipe para fazê-lo compreender melhor a leitura. Somos humanos e nem sempre sabemos tudo. Uma ajudinha de outro bem mais entendido no assunto sempre esclarece aquilo que, muitas vezes, achávamos que era o “supra-sumo” do conhecimento.

5) Por outro lado, ou a Srª White estava meio "distraída" quando disse isso, ou você e outros estão querendo tapar o sol com a peneira, querendo dar uma interpretação acomodatícia ou tangencial, só para continuar se agarrando a doutrinas que os fundadores do adventismo não acreditavam. Isto tudo só me conscientiza de que existem duas igrejas adventistas: a dos pioneiros e a dos modernos ecumênicos. Ou aceito a primeira e rejeito a segunda, ou aceito a segunda e renego completamente a primeira. Ou  por outro lado, acabo eliminando as duas por achar que: se mudaram uma verdade que criam no passado, daqui a quanto tempo mudarão algumas verdades que acreditam no presente?

6) Se Cristo era uma pessoa e o Espírito Santo também é uma pessoa, logo, segundo o seu raciocínio, eles são pessoas diferentes, o que torna Ellen White numa tremenda mentirosa, a conclusão é óbvia, Sim, porque uma pessoa pode ter uma, duas ou mais personalidade, e isso em psicologia é tratado como um distúrbio. Agora uma personalidade não pode ter uma, duas ou mais pessoas, isso é completamente ridículo, e é até inocência (ignorância ou burr...) pensar assim;

7) Eu não disse que no batismo de Jesus, Ele desceu sobre Si mesmo em forma de pomba. Quem disse que " O Espírito Santo é Ele mesmo (Jesus), despido da personalidade da humanidade e independente dela, repito, foi ELLEN GOULD HARMON WHITE, portanto sua briga é com ela! Ou ela está certa ou ela está errada amigo! Não podemos, em nome de uma “inteligência lúcida”, aceitar respostas escorregadias;

8) Você diz: A citação diz que Cristo, por estar impedido pela humanidade, não  poderia estar em todos os lugares pessoalmente, e que iria para o céu e que enviaria o Espírito Santo para ser Seu sucessor. Então você conclui: a) Ora, se Cristo não poderia estar em todos os lugares ao mesmo tempo e o Espírito Santo pode, logo, o Espírito não é Cristo. Por outro lado, amigo, parece que o Espírito Santo tem atributos melhores ou superiores que Jesus!

Quem está concluindo isso é você mesmo e mais, você está afirmando que Srª White disse uma heresia, logo ela não é uma profetisa verdadeira. E pior ainda, você afirma que Cristo não pode está em todo lugar, isso significa que não pode agora, não poderá estar igualmente amanhã, logo Ele não é ONIPRESENTE. Se Ele não é onipresente, a conclusão óbvia é que Ele não é ... e aí a doutrina da trindade vai para o espaço, conclusão belíssima de tua parte.

9) Você diz que: Se o Espírito Santo está aqui na terra entre nós, e Cristo só pode estar num único lugar (Santuário Celestial), por conta de Sua humanidade...; o que eu posso concluir com isso? Que Cristo não é ONIPRESENTE, e se Ele não é onipresente então Ele não é ... Pergunto: depois de Sua volta Ele deixará de ser um ser humano? Quando Jesus deixará de ser um ser humano? Ou carregará a humanidade consigo por toda eternidade? Se assim o for, Ele não é agora e nem será amanhã ONIPRESENTE e a tua conclusão é que Ele não é... Alguma dúvida quanto ao teu próprio raciocínio ou queres que eu te explique a ti mesmo melhor?

10) Amigo, aconselho você a procurar um professor ou bom livro de português para aprender a fazer interpretação de texto. Ellen White foi  “CRISTALINAMENTE CLARA” quando disse: " O Esírito Santo é Ele mesmo (Jesus), despido da personalidade (personalidade é o mesmo que maneira de ser, de se apresentar, de se expor perante os outros, papel ou função representativa de sua endogenia) da humanidade  e independente dela”. E o que quer dizer: “O Espírito Santo é Ele mesmo despido (da personalidade) da humanidade”?  Seria Jesus estar usando Sua mente, gosto, querer, vontade e presença entre os humanos. Pelo que eu sei, apenas Jesus se revestiu da humanidade, e não o Espírito Santo. Agora se a humanidade “aprisiona ou condiciona” Jesus a um único lugar, isso é outra discussão. Assim, quem fez essa afirmação não foi eu. É com a Srª White que o amigo tem que se entender; a menos que ela realmente seja uma falsa profetisa e tinha dito uma tremenda asneira...

10) Você afirma:  A presença do Espírito Santo, equivale à presença de Cristo, por ser ele o Seu representante. Neste sentido é que EGW utiliza este argumento de dizer que o Espírito Santo é Ele mesmo, porém, não como pessoa, mas sim como representado, como é cristalinamente explicado no texto. É amigo, disse Jesus aos fariseus: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus. Vocês examinam as Escrituras e julgam ter nela a vida eterna, e elas testificam de mim. Todavia vocês não querem vir a mim para terem vida”. Isso acontecia pelo simples fato deles enxergarem apenas aquilo que eles queriam ver. Talvez, penso eu, o amigo precisa se distanciar um pouco da desgraça do estrabismo ou miopia espiritual que tanto tem cegado alguns nas interpretações de texto de EGW.

11) O amigo acabou não me respondendo claramente a questão: Se você crê na "trindade", Ellen White é mentirosa e falsa? ou se Ellen G. White é verdadeira, a trindade é que é mentirosa e falsa? Qual das duas perguntas é a verdadeira? Não me venha com evasivas, por favor!

Um abraço, Pr. Lindenberg.

Nota do Editor: A publicação deste debate encerra-se aqui. Mas tanto internauta quanto o Pr. Lindenberg continuarão conversando privadamente por e-mail.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com