Ricardo Nicotra Responde a Esta e Outras Dúvidas: "Quantos Deuses Existem? Dois?"

 

(Extraído da nova edição do livro "Eu e o Pai Somos Um", já disponível no site em formato pdf.)

Questão 4: Baseado em I Coríntios 8:6 e João 17:3 você alegou que o único Deus é o Pai. Então pergunto: Jesus Cristo é Deus? Pois se você disser que Jesus é Deus, estará contrariando I Coríntios 8:6 e se disser que não é Deus, então como explicar os vários versos onde Jesus é apresentado como sendo Deus?

Antes de responder a esta questão é conveniente relembrar alguns textos que afirmam que existe um único Deus verdadeiro, o Pai. Vejamos:

“Não há outro Deus, senão um só... Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós, também por ele.” - I Coríntios 8:4 [u.p.] e 6.

“[Há]... um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” - Efésios 4:6.

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” - I Timóteo 2:5.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” - João 17:3.

De fato, os versos acima, além de afirmar que existe um único Deus, afirmam também quem é o único Deus. Somos obrigados a admitir que, de acordo com estes versos, quando se fala em o único Deus verdadeiro não está se falando do Deus-Trindade, nem de Jesus Cristo, mas sim do Pai. Dos quatro versos acima, os dois primeiros identificam o único Deus como sendo o Pai e os dois últimos versos diferenciam o único Deus de Jesus Cristo.  

Como conciliar o fato incontestável de que o Pai é o único Deus verdadeiro com os vários versos onde Jesus Cristo aparece como “Deus”?  

Cristo usava o título “Filho do homem” para se referir a si mesmo. Esta expressão aparece sendo usada por Jesus mais de 80 vezes nos evangelhos. Já a expressão “Filho de Deus” (juntamente com as variáveis “Filho do Deus vivo”, “Filho do Deus Altíssimo” e “Seu [de Deus] Filho”) é, sem dúvida, a mais utilizada no Novo Testamento para designar a Jesus Cristo. Há mais de 100 referências no Novo Testamento onde Cristo é identificado como o Filho de Deus. No entanto, há algumas poucas referências onde Jesus é chamado de “Deus”. Vamos citar algumas destas referências aqui:  

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” - João 1:1.  

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.” - Isaías 9:6.  

“Deles são os patriarcas, e deles descende Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente.” - Romanos 9:5.  

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos...” - Hebreus 1:8.  

A aparente contradição entre os versos que apresentam o Pai como único Deus e os versos que mostram o Filho de Deus com o título “Deus” desafia tanto os trinitarianos como os não trinitarianos. A fim de entendermos que não existe qualquer contradição bíblica a este respeito, devemos entender qual é ou quais são os significados da palavra “Deus”.  

Para facilitar nossa compreensão a respeito da palavra “Deus” vamos mostrar os possíveis significados da palavra “Homem”, para posteriormente analisar o significado da palavra “Deus”.  

O que significa a palavra “homem”? Uns poderão definir “homem” como um adulto do sexo masculino. Esta definição está correta quando consideramos uma interpretação restrita (stricto sensu). No entanto, é possível interpretar o termo “homem” de forma ampla, abrangente (lato sensu). Quando dizemos que o homem tem destruído a natureza, estamos nos referindo ao gênero humano, à raça humana - homens e mulheres. Portanto, é possível usar a palavra “homem” num sentido restrito (significando adulto do sexo masculino) ou no sentido amplo (significando ser humano).  

Tendo isso em mente, tente responder à seguinte pergunta: Eva foi homem? A resposta depende da abrangência que estou considerando para o termo “homem”. Se considerar o termo “homem” no sentido restrito, então a resposta é não! Eva não foi homem, mas mulher. No entanto, se o sentido amplo da palavra homem for adotado, então Eva pode ser considerada um homem, uma pessoa de natureza humana, como citado em Gênesis 5:1 e 2:  

“...No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de Homem, no dia em que foram criados.” - Gênesis 5:1 e 2.  

É claro que a palavra homem, neste verso, tem o significado amplo, abrangente - significa ser humano. No sentido restrito, apenas Adão era homem. Mas em alguns momentos, quando a palavra homem aparece com o sentido amplo, é possível enquadrar Eva como homem.  

Da mesma forma, a palavra “Deus” pode assumir um significado restrito ou amplo. No sentido restrito, é correto dizer que apenas o Pai é Deus - assim como dissemos que só Adão é homem. Mas a palavra “Deus” no sentido amplo significa ser de natureza divina (assim como “homem” no sentido amplo significa ser humano).  

Neste caso é correto dizer que Jesus é Deus. Portanto, não há contradição entre o que Paulo escreve em I Coríntios 8:6 e o que Isaías e João escrevem em Isaías 9:6 e João 1:1. Paulo usa o sentido restrito da palavra “Deus” aplicando-a única e exclusivamente ao Pai. Já Isaías e João utilizam-se do sentido amplo da palavra “Deus” aplicando-a o Filho de Deus, Jesus Cristo, pois estão se referindo a sua natureza divina.  

 

Jesus é um Deus Inferior ao Pai?  

Questão 5: Isso significa que Jesus é um Deus inferior, um tipo de semi-Deus?  

Vamos à Bíblia. A Palavra de Deus diz que Jesus é o Filho Unigênito; Jesus foi gerado por Deus, Não criado, mas gerado! “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” - Hebreus 5:5. Eva foi gerada de Adão, por esta razão tem a mesma natureza humana de Adão. Não é correto dizer que Eva, por ter sido gerada de Adão é um homem (ser humano) inferior ou um ser semi-humano. Eva é tão humana quanto Adão. Semelhantemente, Jesus Cristo, por ter sido gerado de Deus, é tão divino quanto o Pai. Paulo afirma que em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da divindade” - Colossenses 2:9. Por isso Jesus não pode ser considerado um semi-Deus ou um Deus com qualidade inferior.  

 

Cristo Foi Gerado. Teve Ele Um Começo?

Questão 6: Se Cristo foi gerado de Deus, então ele teve um começo? Houve um tempo em que Cristo não tenha existido?  

Um dos atributos do Pai e do Filho de Deus é a Eternidade. A eternidade de Deus e de Cristo é diferente da eternidade dos anjos. Os anjos estão sujeitos à sucessão do tempo, mas Cristo foi o Criador de todas as coisas, inclusive do tempo. Isaías afirma que Cristo é o “Pai da Eternidade”. Por esta razão a Eternidade de Deus e de Cristo é mais ampla do que a eternidade dos anjos. Deus e Cristo são “onipresentes no tempo”. Isto significa que Deus não está sujeito à sucessão do tempo como nós, os seres humanos. Assim como Deus e Cristo são onipresentes e não estão sujeitos à dimensão espaço, eles são eternos, criadores do tempo, e portanto não estão sujeitos ou limitados à sucessão do tempo como nós.  

Deus e Cristo estão em todos os momentos do tempo. Cristo disse: “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou.” - João 8:58. Note que Cristo não disse “antes que Abraão existisse, eu já era”, mas disse “antes de Abraão, Eu Sou”. Cristo é! Cristo é o “Pai da Eternidade”, é o Criador do Tempo.  

Para ele não há diferença entre um dia ou mil anos (II Pedro 3:8). Portanto, a questão proposta não faz qualquer sentido pois tratase de uma tentativa de enquadrar a geração do Filho de Deus, o Criador de todas as coisas (inclusive do tempo), em uma linha cronológica, o que não é possível.  

A Bíblia simplesmente diz que Cristo foi gerado de Deus e “Deus enviou seu Filho Unigênito ao mundo” - I João 4:9. A questão do tempo da geração de Cristo é tão absurdo quanto uma possível questão do local da geração de Cristo, sendo ele gerado com o atributo da onipresença. Deus e Cristo são eternos e onipresentes, estão em todo o tempo em todo o lugar; não estão subordinados às dimensões espaciais e temporais às quais estão submetidos os seres humanos.  

 

O Que é Uma Pessoa?  

Questão 7: Você alega que o Espírito Santo não é uma pessoa porque um Espírito não tem corpo. Mas para ser uma pessoa é necessário ter corpo? Deus, o Pai, é uma pessoa. Tem Ele corpo?  

Para responder a esta questão temos que verificar o que significa a palavra “pessoa” ou “ser pessoal” na Bíblia. O que faz de mim e de você uma pessoa? Quando passamos a ser pessoas e quando deixamos de ser pessoas?  

A Bíblia relata a criação do primeiro homem, o surgimento da primeira pessoa de natureza humana: Adão.  

“Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soproulhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente” - Gênesis 2:7.  

Uma pessoa, ou alma vivente, é formada por dois elementos: Pó da Terra (Corpo Físico) e Fôlego de Vida (Espírito). Uma pessoa deixa de existir quando estes elementos são dissociados, separados. Este é o conceito bíblico de um ser pessoal.  

Sabemos que Cristo tem Espírito e Corpo. E Deus, o Pai? Tem Ele corpo? A Bíblia dá evidências de que Deus tem um corpo. Segundo a Bíblia, o homem foi formado à imagem e semelhança de Deus, o Pai, e do Seu Filho: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” - Gên. 1:26. O autor de Hebreus diz que “o Filho é o resplendor da sua glória [de Deus] e a expressa imagem da sua pessoa.” Paulo diz sobre Cristo: “Ele é a imagem do Deus invisível”. Colossenses. 1:15. Não podemos confundir o atributo da invisibilidade com a ausência de corpo. O fato de termos sido criados a imagem e semelhança de Deus e o fato de Cristo ser a “expressa imagem da sua [de Deus] pessoa” são evidências claras de que Deus, o Pai, possui um corpo.  

Além disso, convém relembrar que os puros de coração verão a Deus (Mateus 5:8). João reafirma a promessa de Jesus relatada em Mateus:  

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque assim como é, o veremos. E todo o que tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” - I João 3:2 e 3.  

Portanto, uma pessoa deve ter corpo e espírito. Se tivermos dúvidas com relação à pessoalidade de determinada entidade devemos fazer duas perguntas: Esta entidade tem corpo? Esta entidade tem espírito? Cristo é uma pessoa? Sim, pois ele tem corpo e espírito. A Bíblia fala do corpo de Cristo e do Espírito de Cristo.  

Deus, o Pai, é uma pessoa? Sim, pois a Bíblia dá evidências de que Deus tem um corpo e fala do Espírito de Deus.  

E o Espírito Santo, é uma pessoa? A Bíblia fala que o Espírito Santo tem um corpo? Não. A Bíblia fala que o Espírito Santo tem um espírito? Nunca li sobre o Espírito do Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo não é uma pessoa, mas sim o próprio Espírito do Pai e o Espírito de Cristo.  

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos jubilosos e imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todos o sempre. Amém.” - Judas 25.  

Que Deus abençoe a todos ricamente. -- Ricardo Nicotra

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com