PARTE 2

OS CRIADORES DO UNIVERSO E DOS SERES CELESTIAIS

 

1. O CÉU DOS CÉUS E O TRONO DE YAHWEH

2. OS CRIADORES DO UNIVERSO

No livro de Provérbios 8:22-30, nós encontramos afirmações sobre dois Seres que estavam juntos na criação do Universo. O Texto Sagrado diz:

Iahweh me criou, primícias de sua obra, de seus feitos mais antigos”. (Prov. 8:22 – BJ). “Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas”. “Então, eu estava com ele e era o seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo”. (Prov. 8:23-24 e 30 – ARA).

Portanto, para que se saiba quem é a Sabedoria, é preciso que se leia as seguintes  referências bíblicas: Prov. 8:1; Mat. 11:19; Luc. 7:35; 1Cor. 1:21, 24, 30 e 2:6-8.

Em Apocalipse 4:11 está escrito: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”. (ARA).

O autor da Epístola aos Hebreus declarou: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. (Heb. 1:1-2 – ARA).

O Apóstolo Paulo declarou: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste”. (Col. 1:15-17 – ARA).

O profeta Moisés assim escreveu:

No princípio, criou Deus os céus e a terra”. (ARA). “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. (Gên. 1:1-2 - AVR).

Seguindo o princípio de interpretação, que é: a Escritura Sagrada interpreta a si mesma. (Isaías 28:10 e 13 e 2Pedro 1:20-21), saberemos identificar qual “Espírito” “pairava sobre a face das águas”. Contudo, para isso, também será preciso que não esqueçamos de reconhecer o Messias como Espírito (Salmos 33:6; 1Cor. 15:45; 2Cor. 3:6; 1Tim. 3:16), porque antes de Se tornar Homem, Ele também é reconhecido como Anjo (Heb. 1:14) e como Espírito.

Como foi dito, a Bíblia interpreta-se a si mesma, então vamos analisar de Gên. 1:1-2, as expressões: “sobre a face do abismo” e “sobre a face das águas”. Para essas duas expressões, encontramos apenas duas referências diretas e uma indireta. Elas estão no livro de Provérbios.

Primeira: “Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas”. (Prov. 8:23 – ARA).

Segunda: “Quando preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra”. (Prov. 8:27-29 – ARA).

No capítulo 30:4,nas palavras desafiadoras do sábio, temos a referência indireta. Ele faz a seguinte pergunta desafiadora:

Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?”. (ARA).

Para entendermos a expressão: “No princípio, criou Deus os céus e a terra.”, temos apenas este Texto paralelo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”. (João 1:1-3 – ARA).

Medite no seguinte verso: “Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles”. (Salmo 33:6 – ARA).

Nesse Texto poético, uma das maneiras de interpretá-lo, é por meio de um paralelismo. Por exemplo, uma palavra nada mais é que um sopro que produz um ou mais sons. Por isso, aqui nós temos um paralelismo sinônimo. Então, sendo assim, podemos entender o sopro como sendo uma referência à palavra ou como sendo uma ação de Yahweh, semelhante ao Texto de Jó 33:4.

Portanto, de acordo com os Textos apresentados, entendemos que segundo um claro Assim diz Yahweh, na Escritura Sagrada, os Criadores do Universo são apenas o Pai e o Seu Filho.

PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO:

1. Quem é a Sabedoria de Provérbios 8?

2. De acordo com Provérbios 8, quem é Mestre e quem era o Aluno (Arquiteto)?

3. Qual é a resposta para pergunta de Provérbio 30:4?

4. Por meio de quem Yahweh fez o Universo?

5. Quem criou os tronos, as soberanias, os principados, e as potestades?

6. De acordo com Gên. 1:1 e João 1:1-3, quem estava no princípio com Yahweh?

7. Pela vontade de quem foram criadas todas as coisas?

Críticas e sugestões devem ser enviadas a josielteli@hotmail.com.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com