PARTE 2

Hierarquia na Divindade

Um dos assuntos principais que todos devemos conhecer é a relação entre o Pai e o Filho, a qual, aqui, será chamada de relação hierárquica. Em todo o Universo existem Leis e ordens hierárquicas, bem como ordem (harmonia). O apóstolo Paulo assim escreveu: “Porque Deus não é de confusão e sim de paz”. (1Cor. 14:33 - ARA). Esta confusão é que se opõe a harmonia e hierarquia do Universo, bem como ao seu Criador. Por isso, no que diz respeito à hierarquia, podemos aplicar o que disse o apóstolo. Porque sem a existência de um Ser superior não haveria Lei nem ordens nem ordem no Universo. Portanto, aqui, neste capítulo, serão analisadas algumas passagens da Escritura Sagrada que confirmam a hierarquia entre o Pai e o Filho. Nesses primeiros versos, temos: o Anjo de Yahweh, chamando Abraão e, em seguida, Ele fala do juramento feito por Yahweh.

 

HIERARQUIA ANTES DO ANJO DE YAHWEH SE TORNAR HOMEM

 

1º Texto:

“... Do céu lhe bradouo Anjo de Yahweh: “Abraão! Abraão! ... Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. ...”. (Gên. 22:11-12 - ARA).

Nesses dois versos, percebemos claramente, pela última parte do verso 12 (“porquanto não me negaste o filho, o teu único filho”) que, o Anjo de Yahweh é o Messias, o Filho do Eterno. Isso, só é possível entender pela expressão: “Não Me negaste”. Portanto, somente o Pai e o Filho poderiam ter dito isso. Além do mais, o Filho é o Anjo do Concerto, o Anjo de Yahweh.

 

2º Texto:

 “Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo de Yahweh a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz Yahweh, “porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho...”. (Gên. 22:15-16 - ARA).

Nesses dois versos, percebemos dois detalhes: Primeiro - é o mesmo Anjo que brada pela segunda vez. Segundo: É Yahweh que faz um juramento por Si mesmo e não o Anjo.

No entanto, embora em Gên. 22:16 esteja escrito: “diz Yahweh”, entende-se perfeitamente, pelo contexto, que o juramento é de Yahwehdo Pai, contudo, foi proclamado pelo Anjo de Yahweho Filho. Estas afirmativas serão comprovadas abaixo.

 

3º Texto:

Nesse terceiro grupo de referências bíblicas, Miguel (Aquele que é igual a Elohym ou como Elohym ou semelhante a Elohym) fazendo juramento pelo Pai. Dan. 12:5-8).

Em primeiro lugar, compare o personagem que estava sobre as águas do rio – o homem vestido de linho com o personagem descrito pelo profeta Daniel (Dan. 10:5-9) e pelo apóstolo e profeta João (Apoc. 1:10-20).

Em segundo lugar, vale destacar, também, o posicionamento dos anjos descrito por Daniel. Esse posicionamento, pode ser percebido, também, na quantidade de anjos que visitaram o patriarca Abraão (Gên. 18). Encontramos, também, aqui, uma referência ao posicionamento dos “querubins de ouro sobre o propiciatório” que estava “sobre a arca do Testemunho”. (Êxodo 25:10-22). Essa cena, também, de maneira semelhante, foi descrita pelo profeta Isaías (Isaías 6).

 

Um último grupo de passagens, sobre juramento, que será citado é o que está descrito em Apocalipse 10:1-5.

Os detalhes desses versos são muito importantes. A “nuvem” que envolve o Anjo forte, é uma nuvem de anjos. “O arco-íris por cima de sua cabeça”, é o mesmo descrito pelo profeta  Ezequiel (Eze. 1). A descrição: “o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo”. Assemelha-se a que foi feita por Daniel (Dan. 10:5-9) e no capítulo 1:10-20. Além do mais, lembra o fato ocorrido no Monte da transfiguração. “O seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz”. (Mat. 17:2).

O detalhe do livrinho: “tinha na mão um livrinho aberto”, não pode ser outra referência, se não ao Livro do profeta Daniel. Porque do capítulo dez ao capítulo doze, é onde se encontra, àquela parte do Livro, que foi ordenado ao profeta selar. (Dan. 12:4 e 9).

O posicionamento do anjo: “Pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo, sobre a terra”, lembra-nos Dan. 12:7.

O bradar do anjo, bem como o livrinho aberto: “bradou em grande voz, como ruge um leão”, é uma referência a Apoc. 5:5: “O Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos”. (AVR).

O juramento: “Então, o anjo [Miguel] que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos [Yahweh]”, é semelhante ao descrito em Dan. 12:7.

“Aquele que vive pelo século dos séculos”, é uma referência ao que foi dito em Apoc. 4:9 e 11: “E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos”. “Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas”. (AVR).

 

HIERARQUIA DEPOIS QUE O ANJO DE YAHWEH SE TORNOU HOMEM

 

4º Texto:

No que diz respeito à segunda referência bíblica, veremos agora, como o autor da Carta aos Hebreus, através da inspiração, interpretou o referido juramento.

Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo”. (Heb. 6:13 – ARA).

Nesse capítulo 6 da Carta aos Hebreus, a palavra Theós é uma referência a Yahweh - o Pai e não ao Filho. Depois é feito um paralelismo: “Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o fim de toda contenda”. (Heb. 6:16 - ARA).

Abaixo, temos mais uma garantia do juramento:

Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta”. (Heb. 6:17-18 - ARA).

Embora, para alguns, não tenha ficado clara a afirmativa de que foi o Pai, Yahweh quem fez o juramento, por meio do Seu Filho, o Anjo de Yahweh. Contudo, nas passagens que apresentaremos abaixo, perceberemos com mais clareza a hierarquia que existe entre o Pai e o Filho.

 

5º Texto:

A nossa maior necessidade, é ter fé e aceitar os ensinamentos do Messias. Tudo o que Ele falou tem conseqüência para a eternidade. Porque as palavras, ditas por Ele não era dEle, Ele (como Homem) era totalmente dependente do Pai. Tudo o que Ele fez ou disse foi realizado de acordo com a vontade do Pai.

Por todas essas coisas é que o Filho disse: “O Pai é maior do que eu” – ο Πατηρ μείζων μού εστιν. (João 14:28 - AVR). Porque a glória do Pai rodeava a ambos.

 

6º Texto:

O Filho declarou: “Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos”. (João 5:26 – AVR).

O Pai jamais foi ou será enviado pelo Filho ou pelo Espírito Santo. O Pai é o que Ele é. Ele não muda nem o Seu caráter nem a Sua forma. Contudo, o Filho tornou-Se Homem para que o Pai pudesse alcançar o homem e o homem chegar ao Pai. Isso somente foi possível porque o Filho não cedeu a tentação para estar sujeito ao pecado. Mas o Pai o fez pecado por nós para que pudéssemos ser salvos por Ele. (2Cor. 5:21).

 

7º Texto:

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu”. (Apoc. 1:1 - AVR).

 

8º Texto:

O apóstolo Paulo declarou o que está acontecendo, e o que ocorrerá após a eliminação completa do pecado e dos pecados. Ele disse que o fim chegará quando “o Filho entregar o reino a Deus e Pai”. (1Cor. 15:24 - AVR). No verso 25, ele diz: “Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés”. No verso 27, é declarado que tudo está submisso ao Filho, exceto o Pai. No entanto, no verso 28, foi dito que no final de tudo, “o  próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos”.

 

OUTRAS DECLARAÇÕES DA ESCRITURA SAGRADA

O Filho, ainda disse: “Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou”. (João 13:16 – AVR – cf. João 17:3).

Abaixo, serão apresentadas algumas verdades que demonstram claramente a importância do Pai em relação ao Filho.

Único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém”. (1Tim 6:15-16 – AVR).

Em Apoc. 19:16, diz que “No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores”. (AVR). Embora, esse título possa ser, também, prerrogativa do Filho usá-lo (Apoc. 17:14). Não se pode esquecer, que o “nome” está no “manto, sobre a coxa”.

Em outro lugar, sobre o Filho, o apóstolo Paulo diz: “O qual é imagem do Deus invisível”. (Col. 1:15 – AVR). Na carta aos Hebreus está escrito: “Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser”. (Heb. 1:3 - AVR). Por esses versos, percebemos claramente que o Filho é quem representa perfeitamente o Pai e não o contrário.

Temos as seguintes afirmações que falam a respeito do Pai e do Filho, antes e depois da cruz:

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. (Mat. 11:27 – AVR). “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (1Tim. 1:17 – ARA). “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. (João 1:18 - ARA).

Poderiam ser citadas outras referências da Escritura, mas creio que essas são suficientes.

 

CONCLUSÃO

Diante de tudo o que foi apresentado, por meio dos Textos da Escritura, conclui-se que existe, claramente, de acordo com um Assim diz o Senhor, uma Hierarquia entre o Pai e o Filho – a Hierarquia na Divindade. O Pai é o Ser Supremo do Universo, o Grande Yahweh, o Grande Criador e o Filho é o Seu imediato. Portanto, o juramento do Pai comprova a hierarquia na Divindade.

PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO

1.      Quem é o Anjo de Yahweh ou Anjo do Concerto?

2.      Quem é Yahweh?

3.      Quem é que representa quem? E por quê?

4.      Quem é que fez os juramentos? E quem jurou por quem? E por quê?

5.      Quem é o Ser que é enviado? Por quem? E por quê?

6.      Quem irá submeter-se a quem, no final do grande conflito?

7.      Quem é a única pessoa que revela perfeitamente Yahweh?

8.      Quem é o único Ser que habita em luz inacessível?

 

Críticas e sugestões devem ser enviadas a josielteli@hotmail.com.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com