PARTE 2

Os Atributos da Onisciência e Onipotência

 

O ATRIBUTO DA ONISCIÊNCIA

Este é o outro assunto importante: a onisciência, ele nos ajudará compreender melhor a hierarquia na Divindade. A Escritura Sagrada declara o seguinte:

Em 1Cor. 2:10, o Espírito é apresentado como alguém que investiga, alguém que procura saber de algo. “Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus”. (Almeida Versão Revisada - AVR). De acordo com esse verso, o Espírito é o revelador da vontade do Criador.

O verbo “εραυνα – ĕraynâ(i)”, traduzido por “esquadrinha”, a Almeida Revista e Atualizada – ARA, traduz por “perscruta”. A BJ e a Nova Versão Internacional – NVI, traduzem por “sonda” e a Almeida Revista e Corrigida – ARC, traduz por “penetra”. No entanto, este mesmo verbo, “εραυνατε – ĕraynâte”, em João 5:39, foi traduzido por “perscrutais”, pela BJ. Já a NVI, traduziu por “Estudam”. A AVR, ARA e a ARC traduziram por “Examinais”.

Portanto, percebe-se claramente, que mesmo este Espírito, falando da Divindade do Filho, examina (perscruta, sonda) à vontade e os propósitos do Pai para nos revelar. Isso nos faz entender melhor estes e os seguintes versos: Mat. 11:27 e Apoc. 1:1.

No entanto, como veremos, nem tudo foi revelado ao Filho. Porque “A respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”. (Mat. 24:36 e Mar. 13:32 - ARA). Nesses versos, alguns alegam que o Messias declarou isso porque Ele estava falando como homem. Contudo, em Atos, Lucas escreveu o seguinte diálogo entre os discípulos e o Messias: “Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade”. (Atos 1:6-7 - AVR).

Nesse verso, o Messias já havia morrido e ressuscitado. Portanto, já estava glorificado. Além do mais, na reunião da grande  Comissão, na Galiléia (Mat. 28:16-20), Ele, mesmo havia declarado: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra”. (verso 18 - AVR). Contudo, foi próximo ao momento da ascensão, no Monte das Oliveiras (Getsêmani), próximo à cidade de “Betânia” (Luc. 24:50), quando se encontrava com os onze apóstolos, que Ele afirmou a eles: “A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, o Pai reservou à sua própria autoridade”. Porque o que foi descrito em Atos 1:6-12, corresponde ao mesmo período que foi descrito em Lucas 24:50-53.

A ordem do encontro na Galiléia fora dada pelo anjo, conforme Mat. 28:7 e Mar. 16:7. Contudo, o encontro não aconteceu no mesmo dia da ressurreição. Pode-se afirmar isso, apenas em função do que ocorreu com o apóstolo Tomé:

Antes do encontro na Galiléia, durante oito dias, a contar do dia da ressurreição do Messias. Este apareceu aos apóstolos, menos a Tomé. (João 20:19-20 e 24). Onde um dos versos afirma: “Ora, Tomé um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio”. (verso 24 - ARA). Outro verso afirma que Tomé somente viu o Senhor, passados: “Oito dias depois”  Quando “estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco”. (João 20:26 – AVR).

Antes da morte e ressurreição Ele declarou:

Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo”. (João 5:30 - AVR).

Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo”. (João 8:28 - AVR).

Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar. E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou”. (João 12:49-50 - AVR).

As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras”. (João 14:10 - AVR).

Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou”. “Assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai”. (João 14:24 e 31 - AVR).

Algumas pessoas, argumentam sobre o texto de Mat. 24:36, dizendo que a afirmativa do Messias, só pode ser analisada em relação a Sua humanidade. Contudo, o verbo grego, traduzido pela palavra “sabe”, é: οιδεν – oîdĕn - Verbo, modo indicativo, tempo perfeito, voz ativa, terceira pessoa do singular. 23

É o tempo da ação completa. O tempo combina ação pontilear e linear, ação efetuada, cujos efeitos perduram. ...” 24

 

Outro professor escreveu o seguinte:

-- O perf. e o mqpf., e assim o fut. pf., alheio à voz ativa, são tempos que não retratam nem o processo da ação, nem o fato em si, mas seus resultados, efeitos ou conseqüências, a estenderem-se até a atualidade no caso do perf., até determinado ponto no passado em se tratando do mqpf., a projetarem-se ao futuro, se em jogo o fut. pf.;

 

-- Destarte, dir-se-á que perf., mqpf. e fut. pf. são tempos de Aktionsart punctílio-linear, inextensa a ação, extensos os resultados defluentes.” 25

 

De acordo com os versos e as citações apresentados acima, podemos afirmar que realmente, o Messias, quando afirmou: “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai”. Ele estava referindo-se não apenas a Sua humanidade. Porque na gradação, Ele cita anjos, que são seres superiores aos homens, cuja mente, também, é superior a mente dos homens. Citou, também, a Si mesmo, que possui mente superior aos anjos e por último cita o Pai, que é superior a todos. (Ef. 4:6).

 

AS IMPLICAÇÕES DE MATEUS 24:36

Quais as implicações dessas passagens? As implicações, são grandes. Analisaremos duas. Primeira: de acordo com tudo o que foi dito, só podemos entender que a afirmação do Messias (“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai”. [Mat. 24:36 – AVR]) foi determinada pelo Pai.

Em função da primeira implicação, temos que entender que o Filho, nem como Homem nem como um Ser divino sabe. Isto, podemos afirmar pela Escritura Sagrada que diz:

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. (Êxodo 20:16 – AVR).

Não furtareis; não enganareis, nem mentireis uns aos outros”. (Lev. 19:11).

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?”. (Núm. 23:19 - AVR).

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”. (João 8:44 – AVR).

Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim”. “... Eu amo o Pai” “e” “faço como o Pai me ordenou” (João 14:30 e 31 – ARA).

As palavras proferidas pelo Filho, foram segundo a orientação do Pai, então, em função de todos esses Textos da Escritura Sagrada, citados acima, e com estes que serão citados abaixo, podemos afirmar que, realmente, somente o Pai sabe o dia e hora da vinda do Filho. Porque:

É impossível que Deus minta”. (Heb. 6:18 - AVR).

Na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos”. (Tito 1:2 – AVR).

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. (Tiago 1:17 - AVR).

 

O ATRIBUTO DA ONIPOTÊNCIA

Agora, também, serão apresentados alguns versos da Escritura Sagrada que tratam da onipotência do Pai e do Filho; contudo, transcreveremos, somente, algumas passagens, que diz respeito aos dois maiores poderes que existe no Universo. “Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu”. (João 14:28 - ARA).

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”. (Apoc. 3:21 - ARA).

Sobre a ressurreição de Moisés, também, percebemos claramente a Hierarquia e o poder do Pai em relação ao Filho. Pois assim está escrito: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” (Judas 9 - ARA).

Outro verso, importante, que está relacionado à ressurreição de Moisés é:

Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir”. (Rom. 5:14 - ARA).

De acordo com esse último verso, entendemos claramente que Moisés foi o primeiro ser humano a ser ressuscitado dentre os mortos. Por isso ele apareceu com Elias, no Monte da transfiguração, ao lado do Senhor.

Os últimos eventos que descrevem a onipotência do Pai e do Filho, estão profetizados em 1Cor. 15:24-28, depois, ocorrerão os, previstos para depois dos mil anos - o julgamento dos mortos, descritos em Apocalipse 20. Portanto, na referência da Carta aos Coríntios, o Pai é apresentado como Soberano absoluto (27-28), agora, e, principalmente, depois que terminar o período de reinado do Filho. (versos 24-25).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

23FRIBERG, Barbara e FRIBERG Timothy. O NOVO TESTAMENTO GREGO ANALÍTICO. 1ª ed. São Paulo – SP, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1987.

24APOLINÁRIO, Pedro. GREGO – Para o Curso Teológico.4ª ed. Santo Amaro Paulo – SP, Editora Universitária Adventista, 1991. p. 68.

25LUZ, Waldyr Carvalho. MANUAL DE LÍNGUA GREGA. Vol. II. 1ª ed. São Paulo – SP, Casa Editora Presbiteriana, 1991. pp. 1000-1001.

 

PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO

1. Quem é o Ser que é onisciente de maneira absoluta?

2. Quem é o Ser que domina sobre todos os seres?

3. Quem é o Ser que concede poder aos outros seres?

4. Quem é o Ser, em todo o Universo, que é referência absoluta de poder?

5. O Pai pode mentir?

6. O Filho mentiu alguma vez?

7. O Pai e/ou o Filho pode dizer “meia-verdade”?

8. Meia-verdade é mentira?

9. Quem é o pai da mentira?

10. O pai da mentira tem alguma coisa no Messias?

11. Quem recebeu todo o poder no Céu e na Terra?

12. Quem irá submeter-se e a quem, no final do grande conflito?

 

Críticas e sugestões devem ser enviadas a josielteli@hotmail.com.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com