PARTE 3

A Manifestação do Pecado no Universo

 

INTRODUÇÃO

Não existe qualquer explicação para o surgimento do pecado no Universo. Embora houvesse a possibilidade dele surgir. E de fato surgiu.

No livro Grande Conflito, Ellen G. White escreveu o seguinte:

“É impossível explicar a origem do pecado de maneira a dar razão de sua existência. Todavia, bastante se pode compreender em relação à origem, bem como à disposição final do pecado, para que se faça amplamente manifesta a justiça e benevolência de Deus em todo o Seu trato com o mal. Nada é mais claramente ensinado nas Escrituras do que o fato de não haver sido Deus de maneira alguma responsável pela manifestação do pecado; ... O pecado é um intruso, por cuja presença nenhuma razão se pode dar. É misterioso, inexplicável; desculpá-lo corresponde a defendê-lo. Se para ele se pudesse encontrar desculpa, ou mostrar-se causa para sua existência, deixaria de ser pecado. Nossa única definição de pecado é a que é dada na Palavra de Deus; é: ‘quebrantamento da lei;’ é o efeito de um princípio em conflito com a grande lei do amor, que é o fundamento do governo divino”. – (33ª ed. 1987. pp. 495-496.).

Abaixo serão apresentados três grupos de passagens da Escritura Sagrada, que nos servem de ilustrações, afim de que possamos entender a manifestação do pecado no Universo.

 

O ORGULHO E O COMÉRCIO DE SATANÁS

Na Escritura Sagrada, por meio de uma profecia acerca do rei de Tiro, Yahweh fala o seguinte, do grande originador do pecado: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste... Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor...”. (Ezeq. 28:15-17 – ARA).

 

A EXALTAÇÃO PRÓPRIA, A COBIÇA E O EGOÍSMO DE SATANÁS

Em outro lugar, falando acerca do rei de Babilônia, Yahweh declarou o seguinte:

Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”. (Isaías 14:13-14 – ARA).

 

O PAI DA MENTIRA E O PECADO

O Messias declarou que a mentira foi uma das armas que o originador do pecado utilizou para que o pecado fosse manifesto aos seres celestiais, bem como ao casal no Jardim do Éden.

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. - (João 8:44 - ARA).

Por isso, em outro lugar, o apóstolo João escreveu: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”. (1João 3:8 – ARA – Leia João 14:30 e Apoc. 14:5).

 

PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO:

1. Existe alguma explicação para o surgimento do pecado no Universo?

2. Existe explicação que nos faça entender, como um ser perfeito veio a cometer iniqüidade?

3. Quem é o originador do pecado no Universo?

4. Como a iniqüidade e a violência puderam enraizar-se no coração de um ser perfeito?

5. Como a multiplicação do comércio levou esse ser perfeito a pecar?

6. O que levou o ser perfeito a se tornar orgulhoso?

7. De acordo com o Decálogo, qual mandamento específico foi violado em Isaías 14:12-14?

8. Em função de Isaías 14:13-14, onde se encontra a raiz de todos os males?

9. Existe alguma ligação entre a mentira do Diabo (João 8:44) e a multiplicação do comércio dele (Ezequiel 28:16)? Qual?

Críticas e sugestões devem ser enviadas a josielteli@hotmail.com.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com