Leitor Discorda de Apresentação de Coral no Programa da Xuxa

Olá, amigos!

Quero expressar minha recusa em apoiar que um coral adventista se apresente num programa da Xuxa. Não há dúvida que a juventude de nossa igreja no Brasil esteja cega pela influência televisiva e que muito tem modificado a intenção do voluntariado e senso espiritual da música em nossa igreja. 

Infelizmente, a luta pela fama e a falta de fé no poder de Deus tem feito com que deseperadamente usemos de métodos dos mais profanos para que o mundo saiba e que um dia se converta  a nossa igreja. Só que com todo este crescimento quantitativo não vemos crescer espiritualmente. Há falta de humildade e excesso de artistas na causa de Deus no Brasil. 

Sou contra este tipo de evangelismo que é severamente reprovado pela irmã White: "Está diante da igreja a aurora de um dia glorioso e brilhante, se ela se revestir do manto da justiça de Cristo, recusando toda vassalagem ao mundo."

Por outro lado, considerei excelente o comentário acerca do ecumenismo disfarçado de "liberdade religiosa". Pretendo desenvolver muito esse tema quando abrir um site. O tema do ecumenismo é encarado como se disséssemos: "Nosso rei é César!" Espero que continue a dar destaque para este tema que é fundamental nos dias de hoje. Porque os salvos terão uma característica muito destacada: "eles são virgens pois não se misturaram com mulheres", igrejas. 

Jaime D. Bezerra 


Pastor "Rambo" Mascarenhas: "Estamos aqui para fuzilar. Se não aceitou nossas posições, FORA!"

Foi realmente um grande passo o Pastor Heber Mascarenhos ter mandado uma resposta a respeito da exclusão do Ricardo. No entanto, o teor de toda a mensagem, pelo menos foi o que eu percebi, deixa transparecer um espírito "tipo Rambo". "Estamos aqui para fuzilar. Se não aceitou nossas posições, FORA!"

O Pastor Heber já começa atuando como Mr. Rambono preâmbulo :"Alguns solicitaram a minha versão sobre a exclusão do irmão Ricardo e resolvei atendê-los." Quer dizer, eu não tenho obrigação nenhuma de dar qualquer resposta, apenas resolvi atendê-los!

Não vi nada na mensagem do Pastor, que demonstre algum espírito de tristeza, ou de compaixão por uma alma que foi cortada do rol dos membros da Igreja. Se o Pastor está contrito por ter cortado um jovem da Igreja, levando em conta que muitos e muitos trocam a Igreja pelo mundo e que não é fácil trazer e manter os jovens na Igreja, o pastor não demonstrou isso em sua mensagem.

  • A exclusão do Nicotra foi EXCLUSIVAMENTE por causa de DINHEIRO. Nada mais. Em nenhum ponto o Ricardo, pelo que e conhecido, tenha transgredido os mandamentos de Deus.
  • Não fora pelo dinheiro, JAMAIS essa artilharia pesada da Associação teria ido a Igrejinha de São João Clímaco para cortar um membro. Jamais!
  • Não foi só o fator dinheiro em si que pesou, mas também a maneira como o MOVA está usando os recursos do Dízimo. O fato do sistema empregado pelo irmãos do Mova ser extremamente EFICIENTE, representa uma ameaça, não à MENSAGEM, mas aos burocratas da IASD. Talvez eles, os pastorcratas, tenham pensado "e se esta coisa pega?"

Há outras nuances nesta exclusão que faz todo o processo rançoso e nada mais do que uma vendeta pessoal. Por exemplo: Porque os outros que estão associados com o MOVA não foram excluídos? Alega-se que o Ricardo estaria contra o Pastor distrital. E o caso que tenho visto de irmãos que vão à Associação com abaixo-assinados para tirarem o pastor local? Porque eles não são excluídos ? Nem pensar! Muitas vezes entre os irmãos que lideram o abaixo- assinado estão aqueles que são GRANDES dizimistas.

Razões alegadas pelo Pr. Heber pelas quais o Ricardo foi excluído: (Em todo o artigo, o pastor Heber apresenta apenas duas razões, se é que podemos chamá-las assim.)

Opróbrio para a Igreja. Como pode ser um opróbrio para a Igreja se a função deste movimento liderado pelo Ricardo é ganhar almas? Os artigos? E aí? Cada um tem direito à opinião e o Ricardo não falou em nome da Igreja. Ele escreveu os artigos demonstrando a sua opinião pessoal. Alguém se lembra Pr. Folkenberg? Quer mais opróbrio do que este?

Movimento Separatista Desleal. Neste ponto, o pastor Heber perdeu as estribeiras e abusou no uso do Besteirol. Como pode ser um Movimento Separatista se o movimento quer estar dentro da Igreja e tem os mesmos ideiais da Igreja, além de crer EXATAMENTE em toda a Mensagem Adventista? Como pode ser separatista? Simplesmente o Mova tem uma maneira diferente de contabilizar o dinheiro que deve ser empregado para a pregação do evangelho. Separatista seria se alguém viesse com uma mensagem diferente daquilo que cremos. Por exemplo: O sábado nao é mais o dia de repouso. Aí, sim, seria um movimento separatista.

Pastor Heber, neste ponto, o senhor deveria ter aberto o jogo e dito: "Irmãos, este tal de Ricardo Nicotra apareceu com a idéia de usar parte do dízimo para a pregação direta da mensagem. Isto é muito bom, irmãos, mas é uma ameaça direta ao meu emprego! O que que eu vou fazer? Abrir mão de toda essa mordomia? No way, José!"

Para concluir, hoje há mais gente que sabe do MOVA do que antes da exclusão do Ricardo. Há mais gente que está interessada em saber como o sistema funcioma, do que antes. Aos burocratas da Associação, eu diria: "Muito obrigado pela força que deram para que surjam em muitas outras Igrejas do Brasil mais e mais movimentos como esse da Igreja de S. João Clímaco. 

Pastor Heber, continue defendendo a exclusão de lideres desses movimentos. Cometa assim o mesmo erro (bênção!) dos Imperadores Romanos. Queimaram os Cristãos e veja o que aconteceu com o Cristianismo. Era um movimento pequeno no começo, mas veja agora!

Happy New Year.

John C. Veiga


O Adventismo Não Muda

Quando leio o testemunho da irmã que assistiu a exclusão do Nicotra, fico pensando: as coisas não mudaram nada... as pressões da administração
continuam.

Creio que foi em 1984 que eu tive a confrontação com a Denominação - e meu pecado foi estudar os ensinos de Desmond Ford. Na época, veio o secretário da
Divisão - Pastor Mario Veloso - à minha casa, fazer um acôrdo: se eu não espalhasse os ensinos de Ford eu continuaria a ser tratado normalmente na igreja... (Eles estavam é tentando de todos modos evitar que os membros ficassem sabendo dos detalhes verdadeiros  a respeito dessa controvérsia, e estavam filtrando toda a informação.)

Claro que o tratamento para comigo não continuou sendo o mesmo, e acabei pedindo exclusão e fui para uma igreja Batista por uns tempos. Depois aqui nos USA as coisas já estavam mudadas, e voltei para a IASD sem problema nenhum, ainda que todos sabiam das minhas convicções. Fui até empregado pela denominação para ensinar Bíblia na La Sierra High School - o que fiz por um ano e meio até terminar meu doutoramento em Psicologia. Ainda acho que Desmond Ford está certo e está tentando mostrar uma luz para esse povão mantido na escuridão. Quem quer enxergar vai enxergar.

Georges Tichy


Pastor Mascarenhas Omitiu Fatos e Insinuou Inverdades sobre o Mova

O MOVA, pode até estar em desacordo com as normas do manual da IASD, daí a
dizer inverdades sobre o mesmo a coisa vai muito longe. O pastor Mascarenhas afirma que o mova é composto de 6 pessoas sustentados pelo dízimo da Igreja. Inverdade total.

Eu não pertenço ao Mova, mas por razões que não vêm ao caso aqui, eu conheço
o movimento bastante bem para poder afirmar:

O Mova é mantido por um número muiiiitas vezes maior do que 6 pessoas, e se
fossem só 6  isso também não viria ao caso.Vocês se lembram de um jovem chamado Francisco de assis, que comecou um movimento na igreja romana com um grupo de +- 6 jovens. (Quem não viu pegue na locadora o filme que conta a historia).

Os membros do Mova não são sustentados por ele; é o Mova que ajuda a sustentar 6 obreiros hoje.

O Mova não recebe dízimos, como qualquer ministério paralelo o Mova só recebe Ofertas, se alguns participantes estão transformando parte de seus dízimos em ofertas, isso é uma outra discussão paralela. 

O Mova é totalmente transparente, e tem um sistema de prestação de contas genial, eu o conheco.

Qual é a transparência do sistema da organização?

O pastor Mascarenhas fala em numero de batismos. O Mova tem 3 a quatro meses de vida. O sistema pastoral tem + do que  150 anos, a própria organizacão admite que o número de batizandos trazidos pelos pastores não chega a 2% dos batismos
efetuados.

Pastor, como foi sugerido por outro participante aqui da MAB, as vezes é melhor ficar de bico calado.

Harosh (MAB)


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com