Leigos Driblam Organização e Mudam Enfoque de Sermão no Dia Mundial da Mordomia

"Se os senhores esperam que eu pregue hoje aqui sobre Templo, Tempo, Talentos e Tesouros para Deus, porque hoje é o Dia Mundial da Mordomia, sinto decepcioná-los. A palavra "mordomia" adquiriu significado muito diferente de sentido original e é até pejorativa hoje. Mordomia virou sinônimo de boa vida às custas dos outros e eu não pretendo pregar sobre isso. Quero lhes falar sob outro enfoque..." Foi mais ou menos assim que o ancião da igreja em que estive ontem (05/12/99) começou sua mensagem durante o culto divino. E pelas informações que recebemos de alguns recantos do Brasil não se tratou de um caso isolado. A liderança leiga já não engole sermões pré-cozidos como antigamente.

Foi um contundente e substancial sermão o que ouvi. O pregador mostrou pela Bíblia que ser "mordomo" de Deus hoje implica em administrar os recursos de que dispomos em favor do próximo. "No juízo final, Deus não irá exigir seus comprovantes de dízimo, para que tenha direito a ingressar no Céu. Nem verificar seu saldo de ofertas e pactos na contabilidade da Associação. O critério é o das ações motivadas pelo amor ao próximo," disse o pregador.

"Os representantes de Deus hoje na Terra são os nossos irmãos mais necessitados. O dinheiro que você manda para a Associação, talvez, não vá parar nas mãos de Deus. Mas todo recurso gasto com os que têm fome ou sede, não dispõem de roupas, estão presos, doentes ou excluídos por alguma razão, está sendo entregue nas mãos de Cristo. Todo dinheiro que você usa na recuperação dos perdidos, viciados e sem-esperança, está sendo devolvido a Cristo. Ele dirá aos que com Ele subirão para o Céu: 'Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e fostes ver-me. ...Sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.' São Mateus 25:31-40."

Mais que mordomia, é amordomia! pensei. E entendi o recado do pregador: A Casa do Tesouro de Deus hoje está na favela, está nas delegacias, nos presídios, está nas enfermarias dos hospitais, nos albergues, nos canteiros das avenidas ou sob viadutos, onde dormem os mendigos. A Casa do Tesouro de Deus está onde quer que exista alguém esteja em dificuldade, material ou espiritual. 

Aquele irmão leigo, corajoso, que não se intimidou com os obreiros graduados presentes na plataforma e na congregação, talvez estivesse indignado com o teor do impresso que lhe mandaram distribuir à saída. A Organização preparou um cupom em que a certeza da salvação por ocasião da vinda de Cristo está vinculada ao percentual de dízimos e ofertas, mas o ancião procurou desmenti-lo. 

Deus seja louvado pela lucidez espiritual desse ancião e de todos os outros que, pelo mundo afora, perceberam as intenções monetárias da Organização nesse inocente cartão-compromisso. Um contrato de escravidão voluntária em que o nome de Deus é usado para justificar a dedicação total do corpo, tempo, talentos e bens do membro da igreja à Organização. E observe que o prazo de validade do compromisso é milenar! - Robson Ramos.

Cadê Deus?

Menino pobre, quatro ou cinco anos no máximo. Roupas velhas, rasgadas. Carinha suja, nariz escorrendo, descalço... Caminha pela calçada, revirando latas de lixo. Poucos metros à frente dele, vai o pai. Miserável, feio, desempregado, mal vestido, mas lutador... Catador de papéis. O pai junta lixo para dar de comer ao filho, que come lixo enquanto o pai trabalha...

De repente, os olhos do menino brilham. É como se houvesse encontrado um tesouro! Restos de comida, um pedaço de sanduíche, uma fruta, uma moedinha? Nada disso. Uma garrafa de cerveja, com um resto da bebida. Alguém não quis bebê-la porque talvez estivesse quente. Há quantos dias teriam aberto aquela garrafa? O menino não pensa duas vezes. Vira a garrafa e engole tudo. Segue adiante com a garrafa na boca atrás do pai. Talvez sonhasse com uma mamadeira... Quantos litros de leite dá pra comprar pelo valor de uma cerveja?

Cadê Deus? Eu pensei. Será que não está vendo isso? Mas o sinal abriu e eu também segui em frente. Passei pelo menino e seu pai sem prestar atenção. Só caí em mim quase uma semana depois.

Deus estava ali! Aquele menino era Deus, testando minha sensibilidade. E eu fui reprovado. Zero de fraternidade, zero de solidariedade, zero em tudo... E eu ainda digo que vou para o Céu, morar com Jesus Cristo! Devia ter vergonha.

Perdão, Pai.

 RR

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com