Direção da CPB Usa Argumentos "Bíblicos" Somente para Convencer Funcionários do Segundo Escalão

O uso de textos bíblicos para a fundamentação de estratégias empresariais é cada vez mais explícito na Organização Adventista. O noticiário da edição de novembro da Revista Adventista, à página 19, traz reportagem sobre a implantação de política de "qualidade total" na Casa Publicadora Brasileira e não mascara a utilização de argumentos bíblicos apenas para o convencimento de servidores não graduados.

Segundo o texto, "as aulas para os gerentes, chefes e editores foram dadas pela professora Denise Toffic, assessora de planejamento e qualidade da Universidade de Santo Amaro. "Para os demais servidores, o treinamento foi ministrado pelo professor Costa e Silva, obreiro jubilado." Por quê? Porque depois de longo trabalho como obreiro, pastor e professor de teologia, Costa e Silva mantém o prestígio de um pastor, "ungido do Senhor". Além disso, o período em que trabalhou para a Organização deve tê-lo impregnado a tal ponto com a ideologia de seus antigos patrões que, depois da jubilação, desenvolveu também essa habilidade de descontextualizar conceitos espirituais e reaplicá-los ao cotidiano empresarial. (Escrevo isto com dor no coração porque fui seu aluno no curso teológico em Belém de Maria, PE.)

Aliás, Costa e Silva hoje não esconde seus reais objetivos ao usar a Bíblia nessas aulas de estímulo à qualidade total em empresas adventistas. "Ele defende que a conscientização sobre a qualidade beneficia a empresa trazendo união entre os servidores e aumento da produtividade, além de aumentar a competitividade." Está preocupado prioritariamente, portanto, em beneficiar a empresa, através da homogenização de pensamento da massa de funcionários, o que se traduz em aumento da produção e da competição.

A técnica pode não funcionar com gerentes, chefes e editores, mas surte efeito quando se trata de servidores sinceros e crédulos que ainda vêem nele um mensageiro de Deus acima de qualquer suspeita. "Costa e Silva uniu com propriedade a visão bíblica de qualidade, com os conceitos técnicos e funcionais", diz o chefe do setor pessoal, Dr. Rubem Xavier. E complementa: "O ambiente de trabalho já é mais positivo. Os obreiros e funcionários estão satisfeitos com as iniciativas da liderança..."

Não é preciso dizer mais nada. - Robson Ramos


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com